Vertigini Great Templates - Instalando pacote de modelos para OpenOffice/LibreOffice

Neste artigo apresentarei o aplicativo de modelos para OpenOffice/LibreOffice, conhecido como Vertigini Great Templates. Trata-se de um software pago e disponível para GNU/Linux e Windows. Sua missão é preencher a lacuna de temas não disponíveis para as suítes livres mais famosas.

[ Hits: 10.459 ]

Por: bebeto Maya em 19/10/2012 | Blog: http://vertiginitemplates.blogspot.com.br/


O que é e como comprar



Vertigini Great Templates é um pacote de temas ODF, focado em LibreOffice e OpenOffice, mas também compatível com IBM Lotus Symphony e possivelmente outros programas que seguem o padrão Open Document. Tem por missão, suprir a necessidade dos usuários mais exigentes em termos de modelos prontos para Libre/OpenOffice, o grande trunfo do concorrente MS Office. Está disponível para Windows e GNU/Linux e 50% do lucro obtido com sua venda é destinado a crianças portadoras de enfermidades graves.

Ele contém uma interface que gerencia os temas, muito simples, inspirada nos aplicativos para dispositivos móveis. É escrito em Python com wxPython e licenciado por R$ 9,90, com preço exclusivo para o Brasil. Cada licença permite a utilização em até duas máquinas. Abaixo vocês podem ver a tela inicial do programa:
Para adquirir o programa você deverá adentrar na página:
e escolher a sua versão clicando no botão azul (Windows), ou no vermelho (GNU/Linux). Aqui, obviamente, ensinarei a comprar e instalar a versão GNU/Linux, que funciona na forma de "binário universal" disponível para qualquer distribuição GNU/Linux recente, mas testado em Ubuntu 12.04, Mint 13, openSUSE 12.1, Debian Stable, Arch e Fedora 17.

P.S.: Não se iludam com o fato do site estar hospedado no sistema Blogspot, pois é uma situação emergencial, enquanto escolhemos um host adequado.

Quando clicar no botão vermelho disponível na página inicial, você será redirecionado para a página "versão para GNU/Linux". No campo "N° de Licenças", escolha a quantidade de licenças que deseja adquirir, mas não clique em comprar, antes anote a senha para o site onde você pegará o link de download com o serial: "goodtemplatesforme20". Feito isto, aí sim clique em comprar. Sugiro que adquira mais de uma licença, pois o preço está bom e ainda metade é doado a caridade. ; -)

Você será redirecionado para o site do PagSeguro, com transação criptografada, e poderá pagar pelo aplicativo seguindo o passo a passo, com cartão, boleto e outros meios. Ao finalizar o pagamento, será redirecionado para o site que pedirá a senha guardada anteriormente. Uma vez nele, coloque a senha no campo e adentre na página de Download, você verá os "seriais" e os links de download. Baixe sua versão e anote o serial, que servirá para descompactar o arquivo ZIP criptografado.

Uma vez que baixou o programa, cheque o hash MD5, que dever ser exatamente:

acf31216eee9e61cf47722e9f288c9de

Faça isso em um terminal, com o seguinte comando, no diretório onde você salvou o arquivo:

# md5sum vertigini-pack.zip

Bom, para descompactar o aplicativo tive um problema no Fedora, que foi sanado com a instalação do programa P7ZIP. De todo modo, fica a dica de instalá-lo em sua distribuição, porque ele deve estar disponível em outros sistemas. Ah, pode descompactar utilizando programas gráficos, como o Xarchiver, File Roller ou Ark.

Agora que descompactamos, vamos a instalação...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é e como comprar
   2. Instalando o programa
   3. Usando Vertigini Great Templates
Outros artigos deste autor

Atualização do ZappWM 4.0 Beta (Window Manager)

ZappWM: Desktop e mini-ambiente para Linux!

Leitura recomendada

Outros recursos no OpenOffice: colunas, fundo e bordas

CoGrOO (Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice)

Prevenindo problemas com impressoras via Samba no Windows

Conheça o OpenOffice.org e o BrOffice.org

LibreOffice como ferramenta padrão de documentos eletrônicos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 25/10/2012 - 15:33h

eu gostei. Planejo compra duas licenças, uso dois micros.

[2] Comentário enviado por xerxeslins em 26/10/2012 - 15:44h

Neste momento o criador do software está aqui na minha frente ao vivo falando a respeito =)

50% da renda vai ajudar crianças.

Muito bom mesmo!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts