Utilização do Vim para iniciantes

Este pequeno artigo tem por objetivo mostrar ao leitor funções básicas para o uso do editor Vim.

[ Hits: 632 ]

Por: Romário Santos em 27/07/2020


Uso do editor vim por iniciantes



Prezado leitor, este artigo tem por objetivo apresentar aos usuários iniciantes do Linux as funções básicas do editor Vim. Todas as distrições Linux, modo texto ou gráfico, tem uma série de editores de texto, como o vi, vim e nano no modo texto e editores como o gedit no modo gráfico.

Nas configurações de servidores é comum a utilização do modo texto, este modo de exibição torna o sistema mais enxuto, sendo instalado apenas pacotes indispensáveis ao funcionamento do sistema, o que traz mais leveza e proporciona um grau melhor de segurança, além dos servidores em modo texto, o acesso remoto a servidores por meio do SSH também carece de editores especiais para realização das configurações.

Diante do exposto apresento a seguir os comandos básicos do editor "vim", este editor é mais comumente utilizado e de fácil instalação. A instalação de softwares em qualquer versão do Linux é feita pelo super usuário, para tanto faça a instalação logado como root ou utilize o comando de instalação acompanhado do comando "sudo".

1: Distribuições Debian:

sudo apt-get install vim

2: CentOS:

sudo yum install vim

Após a instalação do software vim, no terminal, digite o comando vim acompanhado do arquivo a ser editado. O caminho para o arquivo pode ser relativo ou absoluto:

1: Caminho relativo (estando dentro diretório onde se encontra o arquivo):

vim arquivo

2: Caminho absoluto (caminho completo do arquivo)

sudo vim /etc/nginx/nginx.conf

Observe nos dois casos o uso ou não do comando sudo, este comando é utilizado quando há necessidade de edição como super usuário, a existência do caractere "$" indica que você está logado como usuário comum, neste caso arquivos que não pertencem ao usuário comum devem ser editados utilizando o comando "vim" acompanhado do comando "sudo".

Ao abrir um arquivo com o comando vim, este será aberto em modo leitura, para entrar no modo edição utilize as teclas "i" ou "insert", após isto o prompt está disponível para edição, a navegação pelo arquivo é feita pelas teclas de navegação, "setas direita/esquerda, para cima/para baixo".

Terminadas as edições necessárias, utilize a tecla "ESC" para sair do modo edição, feito isto, digite o comando ":w" para salvar as alterações e ":q" para sair, estes dois comandos podem ser combinados, ":wq", caso você queira salvar e sair do editor.

Caso você tenha editado o arquivo utilizando um usuário sem as permissões necessárias, o editor não permitirá que você salve as alterações realizadas, neste caso saia do editor utilizando o comando ":q!", este comando forçará o fechamento do editor. Depois disto abra o arquivo novamente utilizando o comando "sudo".

Caro leitor, como já mencionado, este pequeno artigo pretende auxiliar aqueles que estão iniciando suas atividades com sistemas Linux, portanto apresenta apenas os comandos básicos para editar um determinado arquivo.

   

Páginas do artigo
   1. Uso do editor vim por iniciantes
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como Turbinar sua Produtividade com VIM - Guia Definitivo do Desenvolvedor

Máquinas virtuais - Qual a melhor ferramenta?

Firefox 2 e seu recurso de proteção contra Web Phishing

Alta disponibilidade com IP compartilhado - UCARP

Mapa da Cultura no Debian 7.0 - Instalação com Nginx usando Phusion Passenger

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 27/07/2020 - 07:53h


Para iniciante é muito bom.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts