URLConnection :: SuperClass

Oki

Maximizando o HTTP no Java! Este artigo fala sobre a classe URLConnection :: SuperClass do Java, apresentando as vantagens e desvantagens de seus recursos comparados à outras linguagens de programação.

[ Hits: 25.685 ]

Por: Celso Goya em 27/05/2003


Introdução - O causo



Durante este último mês estive dando consultoria para uma empresa que necessitava resolver um bug chamado de three issues, conhecido como bug dos 3 nós. Este bug ocorre no JavaScript, Flash entre outras linguagens por causa de um security issue que determina que um JavaScript só pode ler o conteúdo de .innerHTML de uma página localizada no mesmo servidor.

Na busca de uma solução eu passei pelo ASP e PHP. No entanto, nenhuma das opções poderia ser utilizada dado o pré-requisito de que a comunicação deveria ocorrer de forma transparente e através do cliente (browser).

Enquanto pesquisava o PHP encontrei a extensão CURL, que permite que esta operação seja feita, mas através de processamento em servidor, diga-se de passagem o CURL além de extensão é um excelente programa e sua principal característica é a abrangência de opções disponíveis.

E onde entra o Java nesta história?

Buscando alternativas nas linguagens JavaScript 1.3, FlashScript, Lingo, ASP, PHP e Perl não encontrei nenhuma capaz de realizar esta tarefa de forma que seguisse todos os pré-requisitos necessários, então partimos para os Java Applets. E ai veio a solução. Embora já tenha feito Java Applets eu ainda não havia tido a oportunidade de trabalhar com o URLConnection e junto com a pesquisa de todo esse monte de linguagens fiquei estarrecido ao encontrar tudo o que eu precisava em uma única classe.

O Java é uma linguagem extremamente flexível e por sua vez o JVM (Java Virtual Machine) é extremamente seguro, sendo que no caso do Java não existem impedâncias quanto ao bug dos three issues, pois já que ele não interage diretamente com o código HTML exibido é impossível manipular de forma maliciosa qualquer forma de conteúdo para exibição.

Bom, esta foi a solução para o meu problema; Problema este que estava me fazendo perder o sono, agora vamos a explicação do URLConnection. :-)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução - O causo
   2. Prá que serve e como usar?
   3. Filosofia Java
   4. O Eclipse 2.1
   5. Bibliografia e considerações
Outros artigos deste autor

VegaStrike :: Simulador aero espacial

Fedora Core 1 :: Internet Resources

Fedora Core 1 :: Starter Kit

Battle for Wesnoth

xCHM 0.8.5 :: Visualizador de arquivos de ajuda

Leitura recomendada

JSP - Parte 1

GWT - Google Web Toolkit

Eclipse - Instalando o plugin do Jetty WTP

URLs amigáveis com URL_Filter_Rewrite e Struts2

JSP - Parte 2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por emanuelbrunopb em 12/06/2003 - 11:14h

EI REALMENTE O JAVA É FORMIDAVEL TEM TUDO PARA SER A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DO FUTURO
BRUNO - PB

[2] Comentário enviado por JuNiOx em 05/07/2003 - 03:15h

ae, fui baixar o eclipse no site oficial.. mas fiz mó confusão lá.. tem trocentos tipos..

você tería, ou sabería onde encontro, ele em .tgz ?

valew

[3] Comentário enviado por janzkowsky em 15/09/2007 - 00:18h

tem um rational rose para ajudar no desenvolvimento do java free. E também tem um enterpraisevalidopor 30 dias, o massete é ficar mudando a data do micro para ele não expirar.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts