Tutorial de instalação e pós-instalação do openSUSE Leap 42.2

Neste artigo, você vai conferir o passo a passo de instalação do openSUSE Leap 42.2, além de algumas dicas de pós-instalação.

[ Hits: 1.561 ]

Por: Sandro de Castro em 09/02/2017 | Blog: http://www.blogopcaolinux.com.br


O que fazer antes de instalar o openSUSE



Neste artigo, mostro como é fácil instalar o openSUSE Leap 42.2 (fazendo ou não dual boot), explicando (com detalhes) cada etapa do processo de instalação. Logo após, deixo algumas dicas de pós-instalação do mesmo, como a instalação dos codecs multimídia, do Google Chrome, Telegram Desktop, Oracle VM VirtualBox e outros. Vamos lá?!

Foi anunciado no dia 16 de novembro de 2016 a versão final do openSUSE Leap 42.2, trazendo várias novidades, dentre algumas delas estão o Kernel Linux 4.4 LTS, os ambientes de área de trabalho KDE Plasma 5.8 LTS e GNOME 3.20, Suíte de escritório LibreOffice 5.2, Mozilla Firefox 49 e Thunderbird versão 45. Confira todos os recursos e novidades presentes no Leap 42.2 acessando o anúncio oficial:

MAS, O QUE FAZER ANTES DE INSTALAR O OPENSUSE LEAP?

Pretende instalar o openSUSE Leap ao lado do Windows (7, 8, 8.1 ou Windows 10) ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você deve seguir as recomendações abaixo:

- Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial do wikiHow:
AVISO - Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por quaisquer perda de dados que venham a acontecer, por isso, antes de instalar o openSUSE, você DEVE FAZER BACKUP de todos os seus arquivos, ok?

- Se pretende diminuir a partição do Windows para instalar o openSUSE, você DEVE fazer a DESFRAGMENTAÇÃO da mesma (pelo menos 2 vezes) antes de redimensioná-la. O Windows já traz uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.

Confira na dica abaixo como desfragmentar o seu disco rígido pelo Windows, acesse:
- Caso utilize o Windows 10, o Windows 8 ou o 8.1, terá que desativar o recurso de Inicialização rápida do Windows. Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.

- Configure o Setup do BIOS do seu computador para dar boot pelo CD/DVD ou pen drive. Aprenda como fazer isso assistindo este vídeo do canal "Tutoriais para Tudo" (YouTube):
Ou este tutorial do canal "Sayro Digital" (YouTube):

REQUISITOS DE SISTEMA

Antes de baixar a ISO do openSUSE Leap 42.2, confira se o seu computador se adequa aos requisitos mínimos de sistema exigidos, que são:
  • Processador Intel ou AMD de 64 bits (não há suporte para processadores de 32 bits);
  • 1 GB de RAM (2 GB ou mais é o recomendado);
  • 5 GB ou mais de espaço livre* em disco para a instalação (recomendo que tenha no mínimo 15 GB de espaço livre ou mais no disco rígido para instalar o openSUSE).

O seu computador está apto a instalar o openSUSE Leap? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!

DOWNLOAD DO OPENSUSE LEAP 42.2

Acesse o site oficial para baixar o DVD de instalação (cerca de 4,1 GB) do openSUSE Leap 42.2:
Abaixo você encontra os links (também oficiais) para o download da ISO do openSUSE:

Torrent (recomendado): http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.2/iso/openSUSE-Leap-42.2-DVD-x86_64.iso.torrent

Link direto: http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.2/iso/openSUSE-Leap-42.2-DVD-x86_64.iso

Caso queira baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Para baixar por torrent, utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!

Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:
Já no Windows, você terá que baixar um programa para verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o tutorial:

GRAVANDO A ISO NUM DVD OU PEN DRIVE

Existem vários programas para gravar ISOs em DVDs e pen drives, cito abaixo apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

Gravando num DVD:

Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do openSUSE Leap utilizando o Brasero ou o K3b, como é explicado neste tutorial:
No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:
Gravando num pen drive:

Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do openSUSE Leap pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:
Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

PARTICIONANDO O HD

Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o openSUSE Leap, abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições.

Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:
Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted (num Live CD ou pen drive bootável, é óbvio) para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:
* Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.

Após criar um espaço vazio no seu HD, reinicie o computador com o pen drive ou DVD criado anteriormente e vamos para a instalação do openSUSE Leap!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que fazer antes de instalar o openSUSE
   2. Instalação do openSUSE Leap 42.2
   3. Dicas de pós-instalação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Configurando o monitor no SuSE 10.1

Configuração de Servidor Web no FreeBSD 9

Configurando modems ADSL (Speedy - Velox - BrTurbo) no FeniX Extreme Linux

Criação de usuário, grupo e permissão

Instalação do OpenGL em placas NVIDIA

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Fabio_Farias em 10/02/2017 - 11:56h

Muito bom! Parabéns! Excelente trabalho!

[2] Comentário enviado por izaias em 11/02/2017 - 11:59h

E não é só texto! :)

Ótimo artigo.

[3] Comentário enviado por Sandro1 em 11/02/2017 - 18:30h


[1] Comentário enviado por Fabio_Farias em 10/02/2017 - 11:56h

Muito bom! Parabéns! Excelente trabalho!


Muito obrigado, Fábio, fico feliz que tenha gostado do artigo!

Grande abraço!

[4] Comentário enviado por Sandro1 em 11/02/2017 - 18:35h


[2] Comentário enviado por izaias em 11/02/2017 - 11:59h

E não é só texto! :)

Ótimo artigo.


Hehe, muito obrigado, Izaias, fico feliz que tenha gostado!

Grande abraço!

[5] Comentário enviado por lksmodos em 18/02/2017 - 21:52h

Muito bom o artigo está de parabéns !!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts