ATUALIZADO 19/01: Tragédia em Nova Friburgo/RJ

Eu, Fábio, mantenedor deste site, na categoria de cidadão e morador de Nova Friburgo/RJ, venho por meio desta pedir ajuda às vítimas da tragédia que literalmente acabou com nossa cidade.

[ Hits: 27.844 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 14/01/2011 | Blog: https://monetal.com.br


A tragédia



Prezados membros,

Parece que eu estava prevendo algo de ruim, tanto é que passei quase todo o mês ausente do site por conta de estafa mental, eu realmente não consegui botar o dedo no teclado neste final de ano. Por conta disso me dei ao direito de me ausentar do projeto por cerca de 20 dias, foram minhas merecidas férias após 8 anos de trabalho contínuo no VOL.

Na última terça (11/01) minhas baterias deram sinal de recarga e resolvi voltar ao trabalho, mal sabia eu que essa volta seria provisória. Estou redigindo este texto sem saber se ao final ainda terei luz e/ou internet para publicá-lo. A cidade está O CAOS!

Entre a noite de terça e madrugada de quarta um dilúvio sem precedentes e incessável atingiu toda a Região Serrada do Estado do Rio de Janeiro. Em poucos minutos o rio que corta toda a Nova Friburgo transbordou e se expandiu pelas avenidas e ruas transversais da cidade. Por ser uma região montanhosa, as águas das encostas rapidamente desceram como "pororocas" morro abaixo, literalmente carregando tudo o que havia em seu caminho.

Moro no segundo andar de um prédio no centro da cidade, em menos de uma hora minha rua virou um rio, e com correnteza forte. No primeiro andar do prédio ficam o estacionamento e o (ex)apartamento de minha sogra, que foi tomado por aproximadamente 1,60m de água e lama. No estacionamento do prédio eu tinha 2 veículos, um Xsara Picaso 2003 que estava a venda e um Fiat Ideia 2007 que ainda nem comecei a pagar, ambos estão com lama até o teto (sim, a água cobriu ambos).

Duas horas de chuva foram o suficiente para estabelecer o caos na cidade, neste ponto as emissoras de TV e as rádios FM já estavam fora do ar, a luz também fora cortada. O único meio de informação era uma rádio local, a Friburgo AM, que funcionava a base de gerador e ouvíamos através de um radinho à pinhas. O apresentador recebia ligações de todos os cantos da cidade com as vítimas narrando suas desgraças ao vivo, era gente morrendo pra tudo quanto é canto.

Passei pelas piores sensações de minha vida durante a enchente. Da minha janela só dava pra ver o rio destruindo tudo o que havia pela frente. Era armário, capacete, colchonete, lixo e tudo o que havia de direito flutuando correnteza abaixo. O ápice foi quando passou o corpo de uma mulher, aparentemente morta, flutuando e sendo levada como se fosse um galho de árvore. Me senti a mais impotente das criaturas, e realmente era.

Por volta das 4h da manhã de quarta, ainda com muita chuva surrando nosso solo, relâmpagos interrompendo a escuridão total como vista de minha janela e trovoadas mais altas que as reproduzidas em volume máximo de meu home theater, eis que tudo começa a tremer, aqui pensei que minha hora havia chegado. No dia seguinte descobri que a 100 metros daqui uma barreira desabou, destruiu um clube, parte de uma escola e a casa de um vizinho. Infelizmente o vizinho estava em casa, foi soterrado, seu cachorro saiu com vida.

No dia seguinte (hoje), sem luz, telefone e água, fomos às ruas e começamos a trocar algum tipo de comunicação, tudo à moda antiga, no esquema boca-a-boca mesmo. Na verdade ainda estamos assim, no momento ainda não temos telefone, aproximadamente 40% da cidade tem luz e nem sei como é que o provedor está funcionando, pois ele também foi destruído pela água (19/01: o fornecimento de luz está praticamente normalizado, internet e telefonia também. O abastecimento de água ainda é limitado, a concessionária está priorizando os hospitais).

Só estando aqui pra ter noção do estrago que foi causado na cidade, ela literalmente ACABOU.

Meu tio conseguiu sair de sua casa segundos (SIM, SEGUNDOS) antes duma barreira destruí-la, felizmente sua mulher e filha também saíram ilesas, mas estão somente com a roupa do corpo. A maioria de seus vizinhos perderam a vida, incluindo as 3 melhores amiguinhas de minha prima (19/01: ainda preciso apurar melhor esse fato, meu tio está incomunicável, sua casa foi completamente alagada, mas ainda está de pé - só que condenada pela Defesa Civil).

Aqui mesmo no centro (onde moro) 2 ou 3 prédios desmoronaram, ainda não se sabe quantas foram as vítimas. Teve uma rua que foi completamente soterrada, incluindo todas as casas, previsão de mais de 100 mortos no local. A rua do meu padrinho também sumiu do mapa, felizmente ele está curtindo o aniversário de 15 anos da minha outra prima na Disney.

MUITA GENTE MORREU e ainda não foi retirada dos escombros. O número atual de 210 mortos somente na cidade de Nova Friburgo ainda é bastante impreciso, infelizmente. Na região já passam de 500. Há rumores de que existam 90 corpos de crianças e mais 6 adultos (os professores) numa colônia de férias que estava ocorrendo num bairro mais afastado da cidade. Se isto realmente for verdade, será uma das piores notícias da história do país (19/01: o rumor da colônia de férias foi boato, já desmentido. Até o momento temos pouco mais de 300 mortos identificados, que somados aos corpos não-identificados já passam de 530. Ainda tem muito lugar sem acesso, muitos desaparecidos que podem estar soterrados. O número infelizmente vai subir).

O ex-prefeito da cidade também foi soterrado em seu sítio e junto dele estavam o filho e neto (19/01: enteado e neto).

Tentei visitar um amigo meu e a única via que dá acesso à sua rua está interditada por queda de barreira, nem a pé dá pra passar. Estou MUITO preocupado com ele, que tem esposa e filha de 9 anos. Não sei a que ponto andam seus suprimentos, na verdade nem sei como estão suas condições de vida (19/01: conseguiram sair por uma trilha no meio do mato, estão em segurança na casa de parentes, no Rio de Janeiro).

Existem dezenas de pontos sem acesso na cidade, as pessoas estão ilhadas, sem comida e água. (19/01: Graças à solidariedade do povo brasileiro as pessoas estão supridas, minha preocupação agora é com o dia depois de amanhã... daqui a pouco a tragédia deixa de ser notícia e as doações cessam, o que será dos desabrigados?)

Helicópteros da Marinha não param de sobrevoar os céus, espero que estejam conseguindo socorrer a maioria, mas repito, é MUITA gente precisando de ajuda.

Dos 3 hospitais da cidade, 2 foram destruídos pela enchente. Me parece que as forças armadas já montaram 2 hospitais de campo por aqui.

O comércio, acabou... Os clubes, acabaram... As ruas, acabaram... As escolas, acabaram... Vamos recomeçar tudo do ZERO! (19/01: boa parte do comércio já está funcionando. Parabéns ao supermercado Casa Friburgo, que baixou preços para ajudar a população. Bola fora para o Big Blue, um dos maiores da cidade, após a tragédia estava cobrando R$ 10 o litro de leite e R$ 15 a caixa de velas. Só baixaram o preço depois da ameaça de voz de prisão anunciada pelo Governador Sergio Cabral)

Enfim, tirando meu trauma emocional e pequenos prejuízos materiais, informo que estou bem e com saúde. Não sei se o serviço de internet e luz permanecerá estável e amanhã também me voluntariarei na busca por vítimas com vida nos escombros, por conta disso ficarei meio que ausente nos próximos dias. Também preciso buscar informações sobre o restante de meus familiares e amigos.

Peço um pouco mais de paciência a todos os autores de artigos e membros ávidos por informações sobre GNU/Linux, as coisas continuarão um pouco devagar por aqui nos próximos dias. Este ano me organizarei para descentralizar o "poder" aqui no site, ele não pode depender somente de uma pessoa para ter material publicado.

Não deixem de continuar acessando o site, até porque nosso fórum é bem ativo. Se possível, visitem os anunciantes do site também, atualmente minha única fonte de renda é o clique de vocês nos banners do Viva o Linux e acreditem, tem muita gente precisando de ajuda por aqui, espero ter condições de ajudar.

Sobre a ajuda, por hora meu apelo é que busquem em sua cidade algum posto de coleta de doações para as vítimas da tragédia e enviem pra cá o que puderem, na seguinte ordem de prioridade:
  1. Água mineral (não existe mais na cidade);
  2. Alimento não-perecível;
  3. Roupas;
  4. Tênis, sapatos, chinelos (favor enviarem um amarrado no outro, pois pares perdidos na pilha de calçados perdem a serventia).

Rezem pelas vítimas e peçam a Deus que pare de mandar chuva pra nossa região, pelo menos por hora!

Um abraço.

   

Páginas do artigo
   1. A tragédia
Outros artigos deste autor

I Encontro da Comunidade Viva o Linux

adb - Como capturar em vídeo a tela de seu Android

Tags automáticas em URLs com a classe urlmatch da PHP

RedBug: Lista dos autores de artigos sorteados do mês

Rodando ASP em servidores web Linux

Leitura recomendada

Linux sob o ponto de vista comercial e social

Slackware vs Ubuntu: Seja livre para trocar um por outro

Mais uma análise entre Windows e Linux

Creative Commons

Como softwares livres podem gerar lucro

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 14/01/2011 - 03:50h

"O comércio, acabou... Os clubes, acabaram... As ruas, acabaram... As escolas, acabaram..."

...

[2] Comentário enviado por walber em 14/01/2011 - 08:59h

Uma verdadeira tragédia,pessoal vamos cumprir com nosso dever de cidadão e agir com muita solidariedade, não só pro Rio de Janeiro e sim com todos aqueles que vem enfrentando esses tipos de dificuldades.



Walber Santos

[3] Comentário enviado por murderb13 em 14/01/2011 - 09:29h

Sem comentários.! Uma tragédia.

[4] Comentário enviado por dimatrix em 14/01/2011 - 09:53h

Paz e Bem!
Fabio, moro em São José dos Campos/SP, as cenas que vejo na TV me parace coisa de filme sobre o fim do mundo, aqui em SJC também teve algumas pessoas que perderam a vida também por desmoronamento de encosta.
Neste momento o que posso dizer com certeza que lembro de todos em minhas orações, e mesmo para aquele que não acreditem na existencia de um Deus, temos que acreditar sim que apesar de nossa dor, o senhor tem algo melhor para cada um de nós.

Amigo seja forte, pois com certeza ae muitos necessitaram de sua força.

Fique com Deus

[5] Comentário enviado por eldermarco em 14/01/2011 - 10:02h

Difícil você dizer algo que pudesse ser ao mesmo de conforto numa situação como essas. Creio que resta a nós, somente ajudarmos com o que pudermos e torcer para que a chuva pare na cidade.

[6] Comentário enviado por davidcj em 14/01/2011 - 10:12h

Prezado Fábio,
Leio muito o VOL e aprecio muito seu excelente trabalho.

Creio que seu "post" demonstra o quanto desconhecemos da tragédia que se abateu sobre o estado do Rio de Janeiro. Creio que infelizmente será a maior tragédia natural registrada no Brasil.

Acho que já passou da hora de nos revoltarmos com o descaso e falta de agilidade de nossos governantes atuarem em uma situação que todos sabiam ser uma questão de tempo para ocorrer. Pior é constatar pelos relatos a incompetência em agir até mesmo após o ocorrido.

Irei procurar um posto em minha cidade para contribuir com o que for possível para vocês. Meus sinceros sentimentos a vocês todos e meus votos para que algo assim jamais volte a ocorrer.

[7] Comentário enviado por nilodanx52 em 14/01/2011 - 10:22h

bem eu estou mandando para- todos os- meus contatos no msn, talk, skype, e fiz um poster no meu blog para que o segue poder ajudar de -alguma forma... espero que fabio e muitos outros estejam bem e que todas as boas energias não os deixem sozinhos nunca!!!

imagem=gedit

[8] Comentário enviado por mcnd2 em 14/01/2011 - 10:44h

Fábio, sentimentos de dor é insuportável.

Temos que ter força para sobreviver nesse mundo que é de muitas maravilhas mas é também de muitas coisas 'ruins'.

O pior disso tudo é que muitos foram pegos de surpresa sem ter ao meno uma chance de escapar.

Que Deus abençoe todos vocês afetados pela chuva direta ou indiretamente.

Estarei no que for de meu alcance ajuda-los.

Que Deus abençoe a região serrana e que de um pouco de tregua nas chuvas e de forças para aqueles que ai estão a ajudar e sempre os abençoe.

[9] Comentário enviado por shadowmint em 14/01/2011 - 11:15h

em 2010 não foram igual está sendo agora,em pleno janeiro no começinho de 2011 já está indo a maior catastrofe do brasil!,e nós temos que pedir a deus que não aconteça isso novamente,e cada vez mais as pessoas não tem opção de aonde fazer uma moradia para elas,e elas fazem em morros barrancos etc. se está prefeitura tivessem olhos só para o bem da população nós não ia ver estê tipo de coisa acontecer.

[10] Comentário enviado por fabio em 14/01/2011 - 11:58h

O boato da colônia de férias era verdadeiro, morreram 60 crianças de uma vez só. Já está até aparecendo em noticiário. Cara, tô em pânico aqui, agora a população entrou em histeria coletiva, 30 min atrás rolou um boato de que uma represa havia rompido e que a água tava vindo forte, da janela de casa vi gente pisoteando gente, mãe largando filho pra trás, nego quebrando janela de ônibus, carro batendo em carro. Tem um monte de carro abandonado na minha rua... era alarme falso, mas agora já vi que vai começar essa onda de pânico coletivo. Não sei o que fazer... temo pela segurança da minha família.

[11] Comentário enviado por anonymous em 14/01/2011 - 12:24h

Infelizmente, uma tragédia!!!

Fábio, que Deus ilumine vc e todas as pessoas que estão sofrendo por causa dessa catástrofe.

Espero que as doações feitas sejam suficientes para amenizar a dor de todos.

[]’s


[12] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/01/2011 - 12:28h

Fabio,

Nós não temos noção da real situação, estaremos acompanhando e ajudando na medida do possível. O mais importante é buscar um lugar seguro e levar quantos puder com você, pelo que li em sites como o Yahoo!, a previsão não é boa e muita chuva ainda esté por vir nas regiões afetadas.

[13] Comentário enviado por luanyata em 14/01/2011 - 12:52h

vi o jornal ontem e lamentamos muito...
faremos o possivel pra ajudar...
Pontos de coletas : http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/ajuda-as-vitimas-das-chuvas-no-rio-de-janeiro/

Mim disponho a doar todo o valor arrecadado pelas propagandas no blog www.yatatechnology.com.br se o pessoal poder dar uma passada la...
Fabio seria bom deixar o numero de sua conta para deposito

[14] Comentário enviado por maiconramones em 14/01/2011 - 13:18h


Fábio também acho que você poderia divulgar os dados da sua conta para depósito. Assim podemos divulgar mais.

Que Deus proteja sua família e todas as vítimas.





[15] Comentário enviado por thiagosc em 14/01/2011 - 13:57h

Fabio,

Realmente é uma tragédia INACREDITÁVEL. Meus pais conseguiram sair de Friburgo ontem e vieram para cá (Niterói).

Ontem o Jeffestanislau (Jeka) falou que ia subir hoje pela manhã, mas não tenho notícias mais dele e principalmente da família dele.
Se souber de algo por favor posta aqui, celular - fixo nada funciona.

Que Deus ilumine Nova Friburgo, estamos todos aqui em prece.

[]´s

Thiago

[16] Comentário enviado por cleysinhonv em 14/01/2011 - 14:02h

Fábio,

Força, coragem. Continue ai ajudando o povo que precisa. Nós membros do VOL iremos fazer a nossa parte por aqui.
Sentimentos por essa tragédia, quando vi pela tv lembrei-me logo de você. Que Deus abençõe a todos.





[17] Comentário enviado por Vera França em 14/01/2011 - 14:11h

Fábio. Li seu relato... tudo é muito triste. Tinha uma casa em Friburgo, em um belo sítio a caminho de Amparo. A casa se acabou. Parece que o morro desceu com pedras que rasgaram a casa ao meio. Por sorte, ninguém estava lá, na hora.

Estou com passagem comprada para 2 de fevereiro... moro em Brasília. Passaria dez dias nessa cidade linda. Por seu relato, notícias de parentes (todos com vida, graças a Deus!) e dos jornais, tudo se acabou. Não posso imaginar a quantidade de mortos... estou chocada!

Nesse momento, está me ocorrendo que não devo cancelar minha ida. Acha possível eu me engajar em alguma atividade voluntária, de ajuda aos necessitados? Acha viável? Tenho muita vontade de ajudar, ser útil a esse povo que tanto amo. O que acha? Tem como chegar na cidade? Se tiver como me informar, agradeço.

Boa sorte a todos.

Vera


[18] Comentário enviado por fabio em 14/01/2011 - 14:18h

No momento o conselho é quem puder deixar a cidade, que deixe. Estou partindo hoje com minha família, pois parece que vem muito mais água por aí ainda. Nuvens do Amazonas pegaram um duto de vento e vão parar por aqui novamente...

Vera, cancele sua vinda. As Forças Armadas já estão aqui e estão vindo em cada vez mais número. Deixemos o trabalho com os profissionais, mais civis aqui só contribuirão para o aumento do caos, pois falta hospital, comida e água e há o risco de nova enchente.

Quanto à contribuições financeiras, ainda não vejo utilidade nisso, até porque não existe o que comprar na cidade. Talvez mais pra frente, mas por enquanto as doações de bens de consumo são MUITO mais importantes.

Obrigado a todos pelo apoio... agora só devo dar as caras por aqui amanhã, pois estou arrumando as malas e pegarei estrada.

Um abraço.

[19] Comentário enviado por C.A.R.O em 14/01/2011 - 14:27h

Uma pena o que está o ocorrendo e espero que o Governo em todos os seus níveis faça o que tem que ser feito para evitar a perda de vidas , num próximo desastre em qualquer lugar do Brasil .
.
.
Estou pensando e vou ver se consigo pelo menos doar uma garrafa de aguá :D , pois é pouco , mas se todos o fizeram torna-se muito :D
.
Há e pelo que vejo na TV está demorando demais para chegar as doações ai , Governo vamos se mexer por favor :( , pelo menos desta vez , já era para estar mais gente trabalhando lá e as doações já deviam estar lá .
.
.
Há queria dar um super abraço ao Fábio , pois ele estava fazendo o que eu estaria fazendo uma horas destas , que era ajudar as pessoas se estivesse ai perto.
.
Um super abraço e espero que você consiga salvar algumas pessoas ai e boa sorte a todos que estão ai ajudando :D :D :D .
.

[20] Comentário enviado por animalbhz em 14/01/2011 - 14:47h

Vou procurar um ponto de coleta aqui em Belo Horizonte e posto p/ pessoal... Muito triste isso... :( Agora é ajudar quem realmente está precisando ...

[21] Comentário enviado por thiagocantero em 14/01/2011 - 15:19h

Grande irmão Fabio, neste momento de dor e de sofrimento, temos que ter compaixão e ajudar à todos os nossos semelhantes.
Aqui em São Paulo, todos estão chocados com os flagrantes da destruição e todos compartilham o sentimento de perda de todos aqueles que ai perderam seus entes queridos!
É de suma importância utilizarmos este meio de comunicação que é o VOL para nos organizarmos e prover materiais de necessidades básicas, que nossos irmãos cariocas estão necessetidados.
Estamos pedindo a Deus que guarde todas as pessoas que vivem em áreas de risco.
No que estiver ao alcançe me coloco à disposição!
Fique com Deus,

Abraços

Thiago Cantero Mari Monteiro

[22] Comentário enviado por luanyata em 14/01/2011 - 15:20h

chocante os post do Fabio...

Pessoal só um alerta sobre o sistema de anuncio:

Em 15/01/11 (amanha), os engenheiros da Google farão a manutenção do site, aproximadamente de 10:00 até 14:00 PST.
creio que durante esse tempo os cliques não serão computados....

O Fabio tem razão nao tem onde comprar as coisas la... Mais eu acho melhor continuarmos a arrecadas com esses cliques pois não nos vai custar nada e também quando as coisas voltaram ao normal ( que Deus queira que seja o mais rápido possível ) já teremos algo em mãos...

[23] Comentário enviado por Fagner mendes em 14/01/2011 - 15:42h

Grande irmão Fabio! nesse momento de tristeza e dor venho deixar meu apoio,pode contar comigo com o que vc precisar.
Se precisar entrar em contato aqui esta o meu email.
fagner_baterista@hotmail.com

[24] Comentário enviado por razgriz em 14/01/2011 - 15:54h

Fábio, gostariamos de enviar água e mantimentos, vocẽs ai estão precisando de alguma coisa ? Não hesite em ligar a hora q vc precisar.

meu email principal continua o mesmo

fica na paz que vai dar tudo certo irmão.

[25] Comentário enviado por Minoru em 14/01/2011 - 18:57h

E, Fábio, meu amigo LeOne me mandou o link e li todo o artigo, inclusive seus dois comentários.
Estou na Itália, só acompanhando a situação pela internet e televisão, mas o seu post foi chocante.
Não sabia da situação vista por quem estava lá.

Eu gostaria muito mesmo de ajudar com suprimentos, mas não posso.
Por hora, mesmo sem ter pra mim, doei 100 reais para o Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, com o qual espero que possam dar uma pequena ajuda com suprimentos.
Eu sei que é pouco, mas estarei orando por vocês.

Boa sorte, que Deus proteja você, sua família e a sua cidade.

Abraços,
Juarez.

[26] Comentário enviado por danilobs em 14/01/2011 - 19:39h

No que eu puder ajudar farei...sou de Rio Preto, estado de São Paulo e aqui a "coisa tá feia" também mas o que o nosso querido Fabio disse ai deu pra perceber que a cidade de Nova Friburgo como outras cidades do Brasil estão em estado de calamidade pública...

Espero que tudo possa acabar bem e que tudo e todos estão em minhas orações.

[27] Comentário enviado por dbahiaz em 14/01/2011 - 20:07h

Infelismente não posso ajudar com muita coisa, mais aqui em casa, já separamos roupas só precisamos descobrir onde fica o ponto de recolhimento aqui na minha cidade.

Deus abençoi à todos!



[28] Comentário enviado por naufragoweb em 14/01/2011 - 21:15h

Fábio, tenha certeza que estamos todos juntos em preces e orações por todos vocês ae. Oramos pelas pessoas que perderam suas vidas nesta tragedia terrível. E oramos para que vocês tenham forças para continuar a lutar. Aqui em minha cidade (São José dos Campos) também morreram pessoas. Infelizmente, nossos políticos parecem que não conseguem acordar e ver a real necessidade que temos de uma boa e decente infra estrutura em nossas casas, bairros e cidades. Força, amigo! Vocês não estão sozinhos. Todos nós partilhamos um pouco da dor e desespero de todos vocês! Não desanimem! No pouco que cada um de nós possamos fazer, unidos teremos forças para vencer mais esta barreira!
Um grande abraço a todos nossos irmãos da região serrana do Rio.

[29] Comentário enviado por danchiacchio em 14/01/2011 - 21:20h

Fábio, Boa Noite.

O que ocorreu e esta ocorrendo é uma fatalidade. Minhas palavras de conforto nessa hora tão dificil e delicada é: Tenha Fé em Deus, pois só ele pode nos salvar. Perante ele somos todos iguais, sem diferenças.

Aqui, de minha cidade, Interior do Estado de São Paulo, estamos orando muito por vocês. Para que Deus conforte todos os familiares de todas as vitimas e que de uma oportunidade de nova vida para vocês.

Não percam as esperanças.

Grande Abraço,
Danilo.

[30] Comentário enviado por victor_linux em 14/01/2011 - 21:46h

Aqui em casa já doamos roupas

[31] Comentário enviado por removido em 14/01/2011 - 23:42h

É lamentável ver esta situação, mas é a realidade infelizmente. E sei bem como é isso, pois já tive esta experiência no estado em que moro, vi amigos morrendo, familiares perdendo tudo, simplesmente um caos, tragédia mesmo. Ao ver esta triste notícia, eu juntamente com alguns amigos, vizinhos, nos mobilizamos para tentar ajudar alguma forma, estamos fazendo o máximo para auxiliar todos. E oramos pedindo a Deus para nos ajudar e nos confortar nestas horas difíceis.

É muito triste saber, que pessoas morreram, outras perderam tudo que tinham, e ainda por cima, sabemos que providências poderiam ter sido tomadas antes de acontecer tudo isso, mas infelizmente não são todos que pensam assim. Enquanto os poderosos (ou pensam que tem poder) estão em suas casas tranquilos, lamentavelmente outros morrem e ficam sem nada.

A você fábio, tua família, e a todos que passaram por isso meus sinceros sentimentos.

Encaro todos desta comunidade, como parte de minha família, já que passo a maior parte do tempo com vocês, e no que eu puder auxiliar, podem contar comigo.


Grande abraço, e força pessoal ! Que Deus nos abençoe.

Thalysson Sarmento

[32] Comentário enviado por pinduvoz em 15/01/2011 - 00:02h

Não há muito que dizer numa hora como esta, exceto, talvez, que nossas preces possam ajudar a mitigar o sentimento de perda.

Tenha fé, Fábio; fé em Deus, para mitigar a perda de pessoas queridas; fé em você mesmo, pois sua mais do que provada capacidade certamente permitirá a recuperação dos bens terrenos.

Um grande abraço.

[33] Comentário enviado por amarildosertorio em 15/01/2011 - 00:07h

Pow Fabio... Não sei nem oque te dizer! Mas pretendo agir!
Vou separar algumas roupas, calçados e reunir uma galera para contribuir também.
Um grande abraço e força pra ti!

[34] Comentário enviado por sandrosfc em 15/01/2011 - 02:36h

Nossa cara,vendo as imagens dae vejo que esta um verdadeiro caos...farei minha parte também,vou atrás de um lugar onde esteja recebendo doações.
Fique com Deus e boa sorte p/ ti,sua família e todos os afetados por essa imensa tragédia...

[35] Comentário enviado por niodio em 15/01/2011 - 04:28h

Lamentavel, cena triste...

[36] Comentário enviado por alvaroLorena em 15/01/2011 - 11:07h

Isso se chama aquecimento global.

[37] Comentário enviado por debian-rj em 15/01/2011 - 11:59h

Galera,

Vamos ajudar! Essas pessoas estão sofrendo com a perda de filhos, pais, mães, familiares etc...

Meu amigo Fábio estamos todos rezando e pedindo a Deus que amenize a dor de todos!


Um grande abraço e muita força à todos nesse momento tão difícil


Paulo Ferreira

[38] Comentário enviado por debian-rj em 15/01/2011 - 12:04h

Fábio,


Tente nos manter informados e no que precisar pode contar conosco!


Abraços


Paulo Ferreira

[39] Comentário enviado por removido em 15/01/2011 - 12:23h

Amigo, eu não sei como eu posso ajudar pois ainda não há postos de coleta aqui na minha região (interior da Bahia), mas por enquanto eu desejo canalizar minhas orações e energias positivas para poder dar forças a todas as famílias que estão sofrendo bastante por conta desta grande tragédia. É muito importante todos os membros da comunidade mostrarem solidariedade em um momento oportuno destes pois são seres humanos como nós que estão precisando de ajuda nesta problemática delicada. Fico muito feliz de sentir que estamos unidos em diversos aspectos, não apenas os que tangem esta comunidade.

Abraços fraternos.

Paz de Deus para todos.

[40] Comentário enviado por CascataNR em 15/01/2011 - 13:36h

Fabio :

Gostaria de contribuir, por favor passe as formas em que isto esta sendo feito, postos de coleta, endereço para correspondencia, contas para receber donativos, enfim.........toda informação que vc acha que seria util para o pessoal aqui do VIVA LINUX, estar contribuindo.....
E como dizia o cara que começou o desenvolvimento do Kernel do linux............ "BEM AVENTURADOS AQUELES QUE SOFREM, POIS SERÃO CONFORTADOS".................sim porque,..... pela forma como os ensimamentos de Jesus eram simples e diretos, ele deveria usar Linux ..... (desculpe pela piadinha........é uma tentativa de dar força a vcs ai de NOVA FRIBURGO....através de um sorriso)
Fico no aguardo das informações.......fique com DEUS......pode ter certeza que assim como eu milhares de pessoas estão orando por vcs ai...

Que a paz esteja com VCS.....

[41] Comentário enviado por leila carvalho em 15/01/2011 - 13:52h

amigo, tenho familia ai, consegui comunicação com eles hoje, um telefone da claro, estão pedindo água, material de limpeza e higiene, fraldas e leite em pó, estou indo p friburgo amanha levar , eles estão com a casa cheia de amigos desabrigados, uma loucura, a água que têm é a da chuva, que estão armazenando em galões, imagina isso!!!! uma tristeza!!! dizem que não conseguem noticias de ninguem tbm, não podem sair de casa!!! estamos todos em prece aqui no rio pelos irmãos de nova friburgo!!

[42] Comentário enviado por fernandoborges em 15/01/2011 - 16:13h

Fábio!

Aqui em Brasília tem muita gente doando mantimentos! Aqui no meu bloco vou colocar uma caixa grande para arrecadar garrafas de água e qdo tiver uma quantidade boa levarei para o posto central de arrecadação, para que sejam enviadas para a sua região!

Força, amigo!!!
Estamos todos em pensamento positivo para que as coisas melhorem aí para todos.

Fernando Borges.

[43] Comentário enviado por andersonalves90 em 15/01/2011 - 17:48h

Fábio, eu e a galera do meu site, acdcbrasil.net estamos juntando as contribuições da família, colega de trabalho e de todos os conhecidos para enviar suprimentos, roupas e mais algumas coisas para nossos companheiros brasileiros do Rio de Janeiro.

Força e que deus nos ajude nessa tragédia.

[44] Comentário enviado por Teixeira em 15/01/2011 - 19:05h

Sempre fui apaixonado pela beleza de Nova Friburgo.
O seu verde, o céu muito azul, as ruas muito bonitas, o povo simpático, a organização urbana, as águas límpidas. A culinária muito esmerada.
Tenho amigos militares que servem aí, e eu sempre brinquei com eles, chamando-os de "marinheiros da montanha" e que eles estariam "esperando a volta do dilúvio"...
Salvo um ou outro pontos de possível deslisamento mais forte, sempre achei que o fenômeno fosse controlável através de medidas profiláticas localizadas, e ponto final.
Contudo, a natureza pode ser totalmente imprevisível. E vejo que obras esparsas nos lugares onde achei que deveriam ser feitas, não evitariam a catástrofe atual, cujo poder superou toda e qualquer expectativa.
Meu irmão Vladimir mora aí, bem pertinho do Fábio.
Como ele é uma pessoa muito participativa e incansável (literalmente) ele tem dedicado seus dias e noites a ajudar aos bombeiros em tudo que seja necessário, bem como cuidar da restauração do que é possível ser restaurado.
E ele confirma que além do grave problema de água - não existe nenhuma - também não há onde comprar créditos para celular o que faz com que parentes e amigos percam o contato entre si.
Irônico é que em Friburgo existem DUAS empresas fornecedoras de água.
Friburgo levou uma punhalada fatal.
Não faço idéia como estejam os bairros das Cordoeiras, ou São Geraldo, por exemplo.
O pedido de socorro não deve ser negligenciado. Em New Orleans o governo americano levou 5 dias para se mexer e levar água potável, e os estados vizinhos negaram acolhida às queles que fugiam da situação.
Que isso não aconteça por aqui.
Mandem suas contribuições através da igrejas (católica, evangélica, tanto faz). Mas MANDEM URGENTE!
Quem precisa, tem pressa.
Ah, e os cliques também são muito importantes. Especialmente se for fechado algum negócio através do site.

[45] Comentário enviado por anafrei em 15/01/2011 - 23:15h

Fábio, não sei nem o que dizer! Tive muitas vezes em Friburgo e me recuso à acreditar no que aconteceu. Também perdemos familiares e muitos amigos meus foram embora. Quando o telefone tocou, era as minhas amigas dando a pior notícia, Que ninguém tinha sobrevivido. Todos nós estamos estarrecidos e sofrendo, pois não podemos ir, só mandar ajuda. O pior, que nem enterro decente vamos poder dá-los e nem sabemos se foram encontrados ou não. Só Deus para dar forças à Vc Amigo e a sua família! Vcs fazem bem em ir embora, não é aconselhável ficarem. Estamos todos no mesmo sofrimento. Fiquem com Deus! e Forças para recomeçar!!!

[46] Comentário enviado por gms81 em 15/01/2011 - 23:17h

Amigo,
estou em São Paulo e tenho acompanhado a cada dia isso com uma tristeza no coração imensa...
e também alegre a cada vez que vejo uma esperança, quando alguém escapa...
Sei que de longe só falar é tão simples, mas queria digitar uma oração...
Que DEUS ajude, que de paz aos sobreviventes que perderam seus parentes...

Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja vosso nome, seja feita vossa vontade
assim na terra como no Céu e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos
de todo mau
AMÉM.


[47] Comentário enviado por brunosf em 16/01/2011 - 12:09h

Muita força ai pra você, realmente é de ficar sem palavras...
Mas em situações extremas é que os laços de fraternidade e humanidade afloram nas pessoas e nos dão esperança de dias melhores.
Ontem ao ligar para o HEMORIO fui informado que a fila de espera estava em torno de 3 a 4 horas devido ao grande número de doadores.
Em dias típicos esta espera não passa de 20min.


[48] Comentário enviado por gambin.br em 16/01/2011 - 22:52h

Olá Fábio,

Acredito que todo a região de Nova Friburgo e pra ser sincero boa parte do Brasil está sofrendo junto com voces. Só de ver todas as notícias na internet e televisão dá aquela angustia. Fico imaginando como deve ser para quem passa por tudo isso como estão passando.
Pode ter certeza que vamos fazer o que puder para ajudar!! Vou procurar o centro de coleta mais próximo e divulgar este apelo em meu blog, twitter, facebook, orkut, e o que mais estiver disponível.
Fique com Deus, que Ele os abençoe, e que tenham forças para recomeçar tudo o que precisarem.
Estamos com voce!

[49] Comentário enviado por fhespanhol em 17/01/2011 - 11:05h

Tenho conhecidos na região. Presto manutenção nos equipamentos do Hospital São Luiz de Teresópolis e na Associação Santa Catarina de Três Rios. Um vizinho meu que tem casa em Nova Friburgo está desaparecido, eu já enviei roupas, dinheiro e doei sangue para as vítimas no último domingo. Sei que é pouco, mas é o que pude fazer em minha situação de ser humano, fraco e impotente ante as forças da natureza, contudo de uma coisa eu sei. Deus não nos desampara e se esta tragédia se abateu sobre nós é por uma razão importante. Tenhamos fé e contemos com a força Dele.

[50] Comentário enviado por leandronett em 17/01/2011 - 14:07h

Sou do paraná, todos estamos comovidos com o acontecido.

Foi mesmo uma trajédia.

[51] Comentário enviado por Shrewsbury em 17/01/2011 - 16:10h

Sou do Rio,moro nos Estados Unidos ha' 15 anos. Estou chocado com tudo q esta' acontencendo por ai'. E' de cortar o coracao. Conheco muitas das areas q vi em fotos. Ja' passeei muito em friburgo. Sempre disse aqui q se um dia eu voltasse a morar no Brasil seria um lugar q moraria com minha familia. Um amigo me de infancia q e' advogado mora ai' . Consegui ter contato com ele atraves do orkut. Ele disse estar bem e sua familia tb, no entanto, perdeu tudo em sua casa. Fiquem com Deus. Estou orando por todos. Estou tb tentando averiguar como fazemos para doar, sendo q nao vivemos no Brasil. Um abraco forte, e forca, muita forca a todos.

[52] Comentário enviado por Shrewsbury em 17/01/2011 - 16:15h

Meu nome e' Sandro Medeiros de Oliveira. Shrewsbury, e' a cidade q vivo em Massachusetts,USA.Prazer em conhece-los.

[53] Comentário enviado por tiagodib em 17/01/2011 - 16:38h

Fábio fico realmente muito chateado com a situação, lamentamos muito aqui as percas que são realmente difíceis de serem calculadas, nós aqui do interior Paulista estamos ajudando e orando para aqueles que estão desamparados. Espero que todos ajudem.

Um Forte abraço e fiquem todos com Deus.


[54] Comentário enviado por douradoinfo em 17/01/2011 - 18:23h

Oi, Fábio,
Sou de Oliveira dos Brejinhos, estado da Bahia. Quero, em nome da nossa comunidade, me solidarizar com você e todos os moradores do Rio e do Brasil que enfrentam essas tragédias constantes. Parece-me que há uma conta bancária para ajuda às vitimas. Vou verificar e, ao menos dessa forma, dar uma humilde colaboração. Com o espírito solidário que você possui, deve estar sofrendo muito. Boa sorte e que a reconstrução seja rápida. A pior parte são as perdas humanas, mas que haja conforto para essas famílias. Abraços!

[55] Comentário enviado por gambin.br em 17/01/2011 - 19:14h

Boas novas pessoal!!

Leiam este artigo e vejam como ajudar:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4887413-EI17544,00-Veja+como+ajudar+as+vitimas+da+...

Abraços,

[56] Comentário enviado por removido em 17/01/2011 - 19:36h

É realmente uma grande tragédia.

[57] Comentário enviado por joaopaulo.inf em 17/01/2011 - 21:25h

Fala aew Fabio!
Puts... fiquei contente em saber que não aconteceu nada de mal com você, puts cara... Fique sabendo sobre alguns conhecidos de Bom Jardim que a situação esta muito pior do que a midia mostra esta mostrando... Estamos torcendo e ajudando para as pessoas do Rio! Fiquei muito chateado com o que aconteceu!
Abraço cara!
Fica com Deus!!!

[58] Comentário enviado por (xinelo) em 17/01/2011 - 23:04h

Fabio, força meu irmão, seu trabalho é fundamental para quem tem uma cabeça mais aberta e usa linux aqui no Brasil. Estamos todos torcendo por vc e por toda Friburgo. abraços

[59] Comentário enviado por andreuebe em 18/01/2011 - 08:38h

Fabio

Que bom que postou! Estávamos todos muito preocupados! Bom saber que está bem!

Vamos fazer as doações sim e, pode ter certeza que estamos à disposição para o que precisar. Deixei recado no seu telefone pedindo noticias e me colocando à disposição.

Quanto a "descentralização" do site, quando acabar esta loucura, se interessar posso te passar algumas informações sobre uma ferramenta que a Revista Cientifica Vertices, do IFF, adotou para gestão de avaliação de artigos científicos.

Abs

Andre

[60] Comentário enviado por kalib em 18/01/2011 - 09:29h

Sei que ando sumido do VOL... tempo está curto... manter 3 empregos em paralelo + faculdade + projetos.. está me sobrecarregando...
Mas cá estou com meus centavos de solidariedade..

Parabéns pelo post Fábio.. fico feliz que esteja tudo bem com você e com certeza estamos todos cientes do que vem acontecendo por aí... Infelizmente, mesmo não morando por aí, também fui atingido. Um de meus melhores amigos estava participando de um congresso por aí e faleceu nestas enchentes.

Em relação aos donativos, eu e minha namorada, bem como a família dela, reunimos alguns itens e estávamos apenas aguardando notícias na televisão sobre onde ficavam os postos de coleta em nossa cidade. Uma vez que já descobrimos, em breve os mantimentos devem estar chegando por aí.

A vida realmente nos prega algumas peças sem pé nem cabeça.. Mas a vida segue e você com toda a certeza irá se manter de pé.

Às vítimas e pessoas que foram atingidas de qualquer forma, direta ou indiretamente, meus sinceros pêsames.

Grande Abraço Fábio.

[61] Comentário enviado por andrezc em 18/01/2011 - 09:58h

Fala Fábio, tudo bem? Sou de São José do Vale do Rio Preto, aqui também a agua acabou com a cidade. Poucos óbitos, mas muitos desabrigados. A sorte foi que a coisa ficou feia pela manha, se fosse pela madrugada tinha matado mais.


Até.

[62] Comentário enviado por diegofsouza em 18/01/2011 - 14:32h

Fala fábio... estou acompanhando a tragédia pela tv, sou de Belo Horizonte-MG, grande parte de bh está se organizando pra ajudar as cidades afetadas com doações de água e coisas básicas. Tudo de bom pra vc, tenho ctz que irão superar tudo isso.
Grande abraço.

[63] Comentário enviado por cmercaldo em 18/01/2011 - 18:55h

Grande Fábio.

Entendemos o problema. Sou Petropolitano e aqui as coisas também não estão nada boas. Espero que tudo volte logo ao normal dentro das possíbilidades. Estamos solidários a todos vocês, nossos irmãos e fazendo de tudo para minimizar as perdas!

Um forte abraço pra você!

Att.
Claudio Mercaldo

[64] Comentário enviado por Century_Child em 18/01/2011 - 19:53h

Já ajudei. :)


[66] Comentário enviado por marcaocomp em 19/01/2011 - 13:15h

Lamentavél... boa sorte as familias na reestruturação.

[67] Comentário enviado por psyscrew em 19/01/2011 - 14:14h

é...
Infelizmente o culpado dessas destriuções somos nós mesmos.
Temos que nos concientizar, botar lixo na lixeira ! usar menos os veículos por causa da poluição, etc etc etc
Acho que por mais trágico que seja, serve também para aprendermos e começarmos a fazer tudo diferente.

Meus sentimentos à todos aqueles que de alguma forma foram afetados por esta tragédia.

[68] Comentário enviado por SamL em 19/01/2011 - 15:14h

Realmente uma situação triste. Espero que se recuperem dessa tragédia.
Força Fábio e aos demais.

[69] Comentário enviado por fabio em 19/01/2011 - 15:42h

Pessoal, estou reativando a venda das últimas unidades de camisetas que tenho em estoque, a motivação é o levantamento de fundos para ajuda aos meus familiares, que tiveram prejuízos materiais consideráveis. Quem tiver interesse:

http://www.vivaolinux.com.br/camisetas/

---

Já estou em casa, em breve as publicações voltarão a normalidade. No momento só tenho que resolver algumas questões prioritárias, como a lavagem da minha cisterna e caixa d'água, reboque de carro, faxina na casa e quintal etc.

Um abraço.

[70] Comentário enviado por HER GNU/Linux em 19/01/2011 - 16:52h

Que barbaridade, tchê!

Li o jornal Zero Hora aqui na Capital Porto Alegre, no sábado passado (15/01/2011) e fiquei perplexo com os acontecimentos nas cidades do Estado do Rio de janeiro. Falei com minha mulher que já vinha acompanhando pela TV, e disse para ela, não podemos ficar aqui sem fazer nada e disse também que no Jornal acusava um endereço de recolhimento pela Defesa Civil, no Armazém 7 do cais do Porto. Bem! Duas sacolas de roupas juntamos e fomos no supermercado Nacional, compramos alimento e fomos, eu e minha fillha Rennata entregar no referido endereço.

Com relação as camisetas já comprei no ano passado e gostei muito e por sinal venho querendo comprar mais uma pelo menos. Bom!

Bem, é uma simples ajuda, mas somadas com os demias acho que vai ajudar um pouco.

Abraços, HER GNU/Linux

HERMES, ELISABETE E RENNATA.


[71] Comentário enviado por mcnd2 em 19/01/2011 - 21:01h

Não podemos deixar de ajudar mesmo, não só agora, mais sim daqui a 2, 6 , 8 meses e até 2 anos.

A situação realmente é muito lamentável, pois com a força da natureza nós sere humanos não somos invencível.

Que Deus abençoe todos os atingidos e a todos que estão ajudando direta e indiretamente.

Meu irmão tem uma Empresa no ramo hospitalar "Engeclin Medsystem" (http://www.engeclinrio.com.br/home.aspx) e está ajudando ai em Nova Friburgo.

Força Fábio! Tudo isso vai passar mas as cicatrizes vão ficar.

[72] Comentário enviado por CaioSerrano em 19/01/2011 - 22:28h

É grave, muito grave, mas fiquei supresso com a atitude do brasileiro, a coleta esta sendo direta, pena que para algumas pessoas e visão de lucro( Vi em um jornal que roubaram um caminhão com destino a Nova friburgo, cheio de suprimento)
Mas Deus com certeza, vai ajudar esse povo ficar ainda melhor do que estava antes, pode apostar....

Meus Sentimentos.....

[73] Comentário enviado por pinduvoz em 19/01/2011 - 22:55h

Bom ler a atualização de hoje e saber que vc e sua família estão bem.

Abraço e muita força.

André

[74] Comentário enviado por dastyler em 20/01/2011 - 11:20h

Fabio,

Boa sorte aí brother e foi bom saber que a situação, mesmo que a passos curtos está retomando seu curso natural.

Fiquem com Deus ae povo de Friburgo!!

[]´s

[75] Comentário enviado por alan-souza em 20/01/2011 - 14:33h

O gerente desse Big Blue merece é ser linchado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[76] Comentário enviado por shrewsbury em 21/01/2011 - 03:30h

Vamos pedir a Deus q Nova Friburgo volte a ser, um dia, o paraiso q sempre foi. Era uma das cidades mais lindas do Estado do Rio de Janeiro, pelo menos na minha opiniao. Desejo a todos os habitantes muita saude, prosperidade e que consigam superar as perdas materias como a perda de familiares e amigos (o que e' infinitamente maior q os bens materiais). Enfim, e' muito dificil dizer algo q realmente conforte alguem numa situacao dessas, mas nao custa nada tentar. Podem ter certeza de que, mesmo fora do Pais,os Brasileiros estao sofrendo com vcs. Muita Paz a todos, em especial ao meu amigo Osmesir Junior, que apesar de ter perdido tudo, ganhou toda a sua familia.Abraco forte !! Forca pessoal !!!!!

[77] Comentário enviado por stremer em 21/01/2011 - 11:29h

Fabio... já contribui com ajuda. Em nossa comunidade conseguimos arrecadar bastante coisa (Ipiranga-SP) e enviar para essa região.
Agora que sei desta história vou contribuir ainda mais... divulgando o site para as pessoas pelo menos clicarem nos anuncios!!!!

Vamos todos rezar para a situação melhorar naquela região!

[78] Comentário enviado por albertguedes em 21/01/2011 - 20:31h

Lamentável, triste e revoltante ao mesmo tempo.

É uma tragédia que poderia com certeza ter sido evitada.
A muito o departamento de geotecnia do estado avisava do perigo nas regiões de risco, mas os queridos políticos, sempre preocupados com a população, achou que fiscalização e sistema de sinalização de emergência era inútil.

O que precisamos é criar uma cultura de prevenção no Brasil, aqui todo mundo só reage quando acontece a tragédia ! Temos que cobrar dos políticos planos de prevenção, melhor fiscalização de áreas inapropriadas para morar e um plano habitacional popular mais agil.

Democracia não é "eu voto e o político faz" gente, democracia é o sistema político onde o povo tem o direito de exigir dos governantes que eles façam aquilo pra que eles foram eleitos, é o sistema onde temos o direito de mandar nos políticos !

Vocês que votaram, peguem o nome dos deputados, senadores e todo mundo que votou e mande emails , telefone, fique na porta do gabinete, qualquer coisa, mas fiquem em cima de quem você votou, ou esse tipo de coisa vai sempre acontecer no Brasil.

O povo de Friburgo deveria ficar acampada na frente da sede do governo do estado e ficar lá até darem uma casa popular pra cada família que perdeu tudo.
A comoção que ia gerar seria tal que com certeza, até o panorama político nacional ia mudar.

[79] Comentário enviado por Teixeira em 21/01/2011 - 20:50h

Concordo com tudo, exceto com o acampar em frente à sedo do governo DO ESTADO.
O problema é nitidamente DE FRIBURGO.
A Prefeitura (e não o governo estadual) é quem concede ou não o "habite-se" para qualquer tipo de construção.
Por falar nisso, devemos agradecer à SERLA (estadual) por determinar - há alguns anos atrás - a demolição de uma de nossas igrejas na região serrana, a qual foi construída a mais de 50 metros do leito de um rio (estaria tudo ok), porém dentro de 50 metros DO RAIO da curva do mesmo rio.
Se estivesse em funcionamento, certamente estaríamos lamentando grande número de vítimas.

[80] Comentário enviado por Adrianinha 10 em 21/01/2011 - 22:48h

Boa noite a todos gostaria expressar o tamanha da minha dor por td o que esta a contecendo, mas é impossivel pois é muito triste para quem me conhece sabe o amor que tenho por este lugar chamado NOVA FRIBURGO, se alguem tiver noticias do hotel mirador que fica na subida do teleferico me envie por e-mail ok

grande abraço pra todos e vamos ORAR por todas as pessos envolvidas nessa tragedia

[81] Comentário enviado por removido em 22/01/2011 - 10:29h

É hora de mostrar que ainda existem pessoas solidárias.Diversas cidades tem montado postos para arrecadação de roupas,alimentos e água e constantemente tem sido encaminhado.Alguns bancos também disponibilizaram uma conta para ser depositado qualquer valor para as vítimas.Quem não puder doar.Pode ajudar das orações.Nunca é demais.Um pouco de cada um é o que irá reerguer os que precisam.Que Deus conforte as famílias que perderam seus familiares na tragédia. Vamos ajudar!

Abraços.

[82] Comentário enviado por pagodefm em 23/01/2011 - 14:22h

Cara , a gente vê na TV alguns comentários, jornalistas falam, mas seu relato é realmente impressionante, por mim passam sentimentos de pesar e de admiração por saber que apesar de você ter passado por tudo isso, esta bem.

Que você consiga fazer que essa experiência seja um ponto positivo na sua vida, a partir de agora, apesar das perdas materiais e lembranças negativas.


[83] Comentário enviado por julianoazevedo em 24/01/2011 - 10:40h

Fábio, que Deus consiga amenizar a dor nos corações de todos os sobreviventes desta tragédia.

Acredito na solidariedade do povo brasileiro.

É incrível que no Brasil tragédias como essa continuem acontecendo. O Governo deveria olhar melhor para a população e investir em medidas que pudessem prever e alertar. Isso diminuiria bastante o número de mortos. Veja o caso da Austrália, muito foi perdido mas felizmente poucas foram as pessoas mortas, cerca de 20.

[84] Comentário enviado por shotcult em 25/01/2011 - 16:35h

Quantas pessoas mais precisam morrer em tragédias assim para os nossos governantes tomem vergonha na cara, outro absurdo e o comercio da região querer vender produtos o triplo do preço, e lastimável, muita força para o pessoal de Nova Friburgo, muita força para você Fabio, aqui em Bh tenho visto muitos postos de doações entupidas de suprimentos para ajudar nossos amigos, pois no Brasil o povo ajuda o povo porque o governo só assiste todos os anos as tragédias pela tv.
Que Deus abençoe todos.

[85] Comentário enviado por caradepastel em 27/01/2011 - 08:18h

que deus ilumine você e que lhe dê tudo em dobro e melhor do que você já tem hoje, fica com Deus e obrigado pelo viva o linux um abraço mano fica com deus!!!!!

[86] Comentário enviado por Lisandro em 27/01/2011 - 09:29h

Agora é a reconstrução. Força aos amigos de toda a região.

[87] Comentário enviado por fabio em 27/01/2011 - 17:28h

A nível de conhecimento, aqui em Nova Friburgo a lista dos mortos identificados, não-identificados e desaparecidos, já passa de 1 mil. Nossa população é de aprox. 200 mil habitantes. Ou seja, a cada 200 pessoas, 1 não está mais entre nós.

[88] Comentário enviado por Nakata em 03/01/2013 - 13:27h

Sei mais ou menos como é meu caro... eu estive aí no dia seguinte para ajudar, e confesso nunca vi algo parecido antes, não tinha como não se comover, não precisava ir longe pra saber quem estava precisando de ajuda, bastava olhar pro lado.Infelizmente em muitos lugares até hoje o governo parece que nem meteu a mão! mas... a nossa parte estamos fazendo! abraço fera!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts