Slackware x Debian

Uma opinião (prós e contras) sobre estas duas lendárias distribuições.

[ Hits: 5.563 ]

Por: slackjeff em 04/06/2017 | Blog: https://slackjeff.github.io


Explicação



O meu intuito aqui, é passar a minha opinião como usuário, nada técnico. Outra coisa, como utilizei ambos sistemas por um bom tempo, tenho um bom conhecimento do que estou falando.

Não vou contar a historia de como surgiu cada um, ao invés disso, deixo dois vídeos do canal Toca do Tux, que explica muito bem toda a historia resumida de ambos:

Slackware:
Debian:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Explicação
   2. Lado bom e ruim do Slackware
   3. Lado bom e ruim do Debian
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

Compilando Programas GNU/Linux

Como ser um expert em GNU/Linux!

Leitura recomendada

Linux: vivência é certeza de óbvio crescimento

Semana da velharia no VOL

Porque os projetos open-source não são anunciados na mídia?

O que ainda falta pra você abandonar o Windows de vez?

Sorteio de camisetas promovido pela GeekWorld

  
Comentários
[1] Comentário enviado por hrcerq em 04/06/2017 - 12:57h

Uma bela contribuição. Imparcial e informativa.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

[2] Comentário enviado por draggom em 04/06/2017 - 21:58h

Bom artigo, parabéns amigo, só não entendi esse negocio de não usar gerenciador de arquivos e só querer compilar.

[3] Comentário enviado por slackjeff em 05/06/2017 - 12:20h

No slackware se quer um sistema seguro e estavel é usar o gerenciador nativo... e claro a compilação, afinal o sistema presa isto
Mas é minha opinião, conheço amigos que usam oitros gerenciadoes que resolvem deps e o sistema ta zero

[code]
[b][i]Meu Site:[/i][/b] https://slackjeff.github.io/

[/code]




[4] Comentário enviado por pherde em 06/06/2017 - 16:34h

Boa análise!

[5] Comentário enviado por loxmaty em 08/06/2017 - 23:53h

Boa irmão !!! gostei muito mas tenho o principio que vc disse ai " temos que ter a melhor que se adapte a nós e ao pc utilizado !!
Usei ubuntu 14:8 manos brincadeira aquilo da tela apagar e voltar !!!! fui para o debian !!!não deu no pc !!! so dava pau aqui !!
ai fui para o fedora 25 !!! Essa sim !!! me adaptei tanto ao fedora que parece brincadeira !! fácil resolvo tudo e deixo tudo atualizado !!
muito rápida e todos os problemas que tive resolvi rápido !! Mas uso linux aos uns 6 meses e nem consigo usar mais o windowns puxa vida parece brincadeira !!Mas tenho que testar o slack .. para mim sentir ele !!! mas parabens pr compartilhar conosco !!

[6] Comentário enviado por clodoaldops em 10/06/2017 - 17:12h

-parabéns pelo artigo
-eu já testei ubuntu, fedora, suse, mageia, debian
-me viro relativamente bem com elas
-mas nunca me atrevi a usar slackware
-pois gosto de facilidades
**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/

[7] Comentário enviado por xerxeslins em 13/06/2017 - 12:02h

Me identifiquei um pouco com o artigo. Eu vivia trocando de distro e no começo usei bastante Slackware. Foi bom, mas hoje tenho família e não me sobra muito tempo para ficar "brincando" de Linux. A solução veio naturalmente: Debian. Não foi nem uma escolha de gosto, foi algo natural. Eu precisava de repositório grande, muitos pacotes, coisa fácil de instalar e com resolução de dependências para nãoperder tempo. Há muitas distros baseadas em Debian, muita fragmentação. Para fugir disso eu optei logo pela distro "mãe". Quando dá eu ainda testo umas distros por curiosidade, mas minha distro principal está sendo Debian ultimamente.

[8] Comentário enviado por RLFontan em 14/06/2017 - 03:28h

Eu estou no Manjaro porque estou na correria do dia-dia e ela foi a distro que reconheceu mais rapidamente meu hardware do meu pc novo. Mas morro de vontade de domar o slackão, tanto que to assistindo uma aulas de Shell Scripiting no Youtube, sempre me sentia mal por executar aqueles scripts 1 por 1 e não conseguir ler tudo corretamente... as coisas perdiam o sentido, então é isso... vamos ver no que vai dar... se não der certo = Xubuntu ou Debian, que são estáveis e tal...

[9] Comentário enviado por nicolo em 15/06/2017 - 10:37h

Com todo o respeito ao esforço e à excelente contribuição, as propostas e premissas das distros são fundamentais. O Slackware foi proposto para ser simples, inteligível, sem segredos, no extremo oposto do Windows. Já o Debian tinha enfoque primário em ser independente e seguir as mesma linhas gerais das distros ligadas a empresas como o SUSE e o Red Hat, seus contemporâneos.
O Debian é hoje a única das distros populares que não está ligada a empresas, principalmente se for levado em conta tratar-se de uma distro primária. Por ser independente o Debian foi ganhando mimos como o apt-get e o synaptic que são instalados por default. Depois do filhote Ubuntu o Debian passou a atentar mais para a importância da popularidade e passou a perseguir a completude e o "user-friend".
A premissa do Ubuntu é desbancar Windows em popularidade e para isso precisa ser tão completo e amigável quanto o Windows.
O artigo deixa uma impressão que o apt-get cria um enorme problema, o que não é real. O uso do synaptic mostra com exatidão as dependências para instalar e desinstalar pacotes. Poderia ter acrescentado que o Debian não foi feito para ser levinho, foi feito para ser completo.
Antes de sair testando 300 distros seria de bom alvitre o usuário ter em mente as premissas e objetivos de cada distro.
Abraços

[10] Comentário enviado por draggom em 15/06/2017 - 15:05h


Detesto aquelas cabras que querem uma distro minima e vão para o archi linux e slackware e de quebra falam mau do apt-get, você pode ter um sistema completamente enxuto e minimo ficando no debian, é isso o que eu fiz, instalei o debian puro e depois um i3 ou openbox, então ai eu tive um sistema muito bom e rapido, as ferramentas gráficas são para melhorar a nossa vida, cada um no seu quadrado, se o cara quiser compilar tudo, ok, só que os tempos mudaram e o linux hoje esta ai para facilitar a nossa vida, mesmo que tem um monte de malucos caçadores de códigos e das telas pretas, hoje as pessoas buscam facilidades e praticidade, o apt-get e o synaptic são ferramentas que eu adimiro muito, também gosto do terminal, dou uma colorida nele e pronto, Debian é é uma distro super super.

[11] Comentário enviado por edps em 18/06/2017 - 13:23h

Fui usuário do Debian por mais de 10 anos e sai dele por causa da adição do Systemd, daí parti para o Slackware, distro que utilizei lá no meu início e o Funtoo. Atualmente não me arrependo da mudança, mas se um dia a política do Slackware me desagrade, seria o Debian meu porto-seguro (mesmo com o Systemd).

Aqueles que associam Slackware com compilação constante, bruxarias para fazer casar libs com o sistema são tão arcaicos quantos os primeiros sistemas Linux, hoje em dia com o SlackBuilds, quem quebra a cabeça são os mantenedores dos mesmos (eu inclusive), o usuário final já tem a seu dispor toda a receita pronta, basta um mínimo de cérebro para conseguir empacotar o seu SlackBuild.

* o que não quer dizer que você não possa seguir o feijão-com-arroz tradicional, mas usar SlackBuilds é a melhor forma de deixar o sistema limpo, assim como é para os arch-users no caso do AUR.

O Slackware é um sistema com possibilidades infinitas, por talvez ser o Linux mais puro, sai de fábrica pronto para compilar o que você quiser, etc.

O Debian mesmo instalado a partir de um DVD ainda não é tão completo como o Slackware em relação a pacotes -dev, isso não quer dizer que não dê para deixá-lo igual, a diferença é que os pacotes no Debian são fragmentados, enquanto que no Slack temos um simples qt4 como padrão, no Debian existem:

( qt4-bin-dbg qt4-default qt4-demos qt4-demos-dbg qt4-designer qt4-dev-tools qt4-doc qt4-doc-html qt4-linguist-tools qt4-qmake qt4-qmlviewer qt4-qtconfig qt4qevercloud-dev )

Fora o qt5, disponível por enquanto apenas no SlackBuilds, cujo os equivalentes no Debian seriam:

( qt5-default qt5-doc qt5-doc-html qt5-gtk-platformtheme qt5-gtk-platformtheme-dbgsym qt5-image-formats-plugins-dbgsym qt5-qmake-dbgsym qt5-qmltooling-plugins-dbgsym qt5-style-plugins-dbgsym qt5gstreamer-dbg qt5keychain-dev qt5qevercloud-dev qt5serialport-examples qt5serialport-examples-dbgsym )

O único defeito que encontro no Debian são os excessos de releases (isso vai da política do projeto Debian), por exemplo no SID que seria o equivalente ao Slackware -current. No Slack quando próximo ao lançamento da próxima versão estável, passa-se um tempo testando os pacotes da -current, aplicando correções, etc e em seguida é lançada a nova release, no Debian tem esse ciclo infernal de Dante: experimental > unstable > testing > stable > oldstable > arquivadas.

* Não poderia ser apenas Testing / Stable / OldStable?

Enfim, embora não esteja mais usando o Debian também gosto dele, mas por enquanto continuarei no Slackware talvez por muito tempo.

Um abraço.

[12] Comentário enviado por Mc.Eagle em 18/06/2017 - 16:20h

Minha primeira distro foi o kurimin, brasileiro baseado numa distro alemã. Mas depois por necessidade de trabalho tive que "aprender" o slackware. E foram bons 4 anos naquela distribuição. Depois de alguns anos no (ru)indows - necessidade da empresa - voltei pro Linux e hoje utilizo conforme a necessidade: Debian, CentOS. Mas para meu dia a dia utilizo mesmo o LinuxMInt. Mas seu artigo me fez lembrar do meu início.

[13] Comentário enviado por Santo-de-Deus em 18/06/2017 - 18:11h

Interessante sua experiência de vida... [com GNU\linux]

[14] Comentário enviado por Yuuki-kun em 20/06/2017 - 10:30h

Cara, eu usei o Debian por 2 anos. Foram os 2 melhores anos da minha vida. Não trocaria por nada.
Mesmo sem internet em casa, eu baixava os .deb do repositório stable do Debian, espetava meu pen-drive, lotava ele de pacotes e dependências, e rodava um dpkg. Mexer com Linux sempre é maravilhoso.
Depois veio Sabayon, Linux Mint, Manjaro, Fedora, Ubuntu, até um Kali!
Ainda continuo mexendo com Linux. Porém só uso o Solus OS como LiveCD, não dá pra instalar nada (que dó...)

[15] Comentário enviado por MeloBS em 22/06/2017 - 22:26h


Os 2 sistemas operacionais são ótimos.Mas fico com as facilidades de instalação e milhares de apt-get .
Sou um mediano usuário Linux..
O Slakware tem que compilar todos os pacotes TGZ, mas é um sistema operacional limpo e estável e leve.

[16] Comentário enviado por MeloBS em 22/06/2017 - 22:30h



[17] Comentário enviado por MeloBS em 22/06/2017 - 22:37h



Vou de Ubuntu LTS e Debian stable , tanto no servidor como no desktop não fico na mão, são fáceis de operar.
Hoje em dia tudo e praticidade e estabilidade e qualidade .
Cada um com suas preferências..


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts