Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?

Um sistema de informação geográfica (SIG) é uma solução completa que permite a análise, a gestão ou representação do espaço, dos elementos e dos fenômenos que nele ocorrem. Neste material, apresento as principais soluções de softwares livres e proprietários para uma discussão sobre quando utilizar cada um deles.

[ Hits: 1.231 ]

Por: Diego Mendes Rodrigues em 29/09/2020 | Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/


Introdução



Um sistema de informação geográfica - SIG, também conhecido como GIS, do inglês Geographic Information System, é um sistema completo de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos, permitindo e facilitando a análise, a gestão ou representação do espaço, dos elementos e dos fenômenos que nele ocorrem.

Existem diversos modelos de dados aplicáveis aos SIGs. Um exemplo seria o SIG funcionando como uma base de dados possuindo informações geográficas (dados alfanuméricos), que se encontram associadas, por um identificador comum, aos objetos gráficos de um mapa digital.

Desta forma, ao assinalar um elemento (objeto), podemos saber o valor dos seus atributos e, inversamente, selecionando um registro na base de dados, é possível saber a sua localização e exibi-la num mapa.

Devemos ressaltar que o SIG separa as informações em diferentes camadas temáticas, armazenando-as de forma independentemente, permitindo que possamos trabalhar com elas de modo rápido e simples, disponibilizando ao usuário final, a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição e topologia dos elementos, com o fim de gerar nova informação, ou seja, uma nova camada geográfica.

Os modelos, ou tipos de dados, mais comuns nos SIG são: raster ou matricial (imagens de satélite, ortofotos, radar) e o vetorial (shapefiles com limites, pontos de interesse, dentre outras informações).

O modelo matricial (raster) concentra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares (habitualmente quadradas). Cada célula representa um único valor. Quanto maior for a dimensão de cada célula (resolução), menor é a precisão ou detalhe na representação do espaço geográfico.

No caso do modelo vetorial, o foco das representações está na precisão da localização dos elementos no espaço. Para modelar digitalmente as entidades do nosso mundo, são utilizadas normalmente três formas espaciais: o ponto, a linha e o polígono.

Padronização e a Open Geospatial Consortium

O OGC - Open Geospatial Consortium, ou Consórcio Geoespacial Aberto, é uma organização voluntária internacional de padrões abertos, buscando uma padronização dos tipos de dados citados anteriormente.

No OGC, mais de 500 organizações comerciais, governamentais, não-lucrativas e instituições de pesquisa do mundo todo, colaboram num processo de consenso aberto, encorajando e buscando o desenvolvimento e a implementação de padrões para conteúdo e serviços geoespaciais, SIGs, processamento de dados e troca de informações. Anteriormente, o OGC era conhecido por Open GIS Consortium ou Consórcio OpenGIS.

Baseado na chamada especificação abstrata, descrevendo um modelo de dados básico para características geográficas (features ou feições) a serem representadas, um número crescente e cada vez maior de especificações estão sendo desenvolvidas e utilizadas para servir às necessidades específicas para localização e a tecnologia geoespacial interoperável, incluindo SIG além de outras e tecnologias geomáticas.

As especificações mais importantes do OGC, são:
  • WMS - Serviço WEB de mapa e imagens.
  • WFS - Serviços WEB de vetores.
  • WCS - Serviço WEB de coberturas pela Internet, viabilizando o sensoriamento remoto através da internet.
  • CAT - Serviço WEB de um Catálogo de informações.
  • SFS - destaques simples ("SQL").
  • GML - linguagem de marcação de Geografia.

Estes serviços são especialmente feitos com o paradigma REST (Representational State Transfer), para interações baseadas em mensagens em sistemas baseados na WEB.

O OGC tem uma relação próxima com o ISO/TC 211 (Informação Geográfica/Geomática). A especificação abstrata da OGC tem sido progressivamente substituída pela série ISO 19100, em desenvolvimento por este comitê.

Site de apoio: The Home of Location Technology Innovation and Collaboration | OGC

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Softwares Livres
   3. Softwares Proprietários
   4. Considerações Finais
Outros artigos deste autor

Distribuições Linux Para Computadores Antigos

Principais novidades do Linux Mint 20 Ulyana

Truques úteis de linha de comando Linux para iniciantes

GoAccess - Analisador de log em tempo real do Apache

KeePassXC - Gerenciador de Senhas de Código Aberto Voltado à Comunidade

Leitura recomendada

MultiCD - Diversas Distribuições no mesmo DVD/Pendrive

LaTeX - um poderoso diagramador de textos (parte 1)

Apache + SSL + PostgreSQL + Mod_auth_pgsql + PHP

Viva o Linux Training: seja um moderador do VOL

O desafio continua...

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 29/09/2020 - 20:11h

Excelente artigo parabéns.

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 30/09/2020 - 13:18h


Muito bom mesmo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[3] Comentário enviado por izaias em 30/09/2020 - 17:20h

Não sabia que existia software livre para este segmento.
SL está se tornado tendência e com abrangência!

Parabéns pelo artigo! Muito esclarecedor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts