Seu maior inimigo é você mesmo!

Esta afirmação pode parecer falsa a princípio, mas ao analisarmos os grandes problemas de segurança reportados todos os dias pela mídia, ou sites especializados, descobrimos que ...

[ Hits: 16.370 ]

Por: Douglas Vigliazzi em 14/12/2002


Introdução



Esta afirmação pode parecer falsa a princípio, mas ao analisarmos os grandes problemas de segurança reportados todos os dias pela mídia ou sites especializados, descobrimos que estes ocorrem devido à negligência ou a falta de conhecimento durante a instalação ou configuração dos sistemas.

Outro problema comum é a falta de informação sobre as recentes falhas descobertas nos sistemas / aplicativos, que são ignorados por uma grande quantidade de administradores que acreditam cegamente que suas redes / sites estão seguras, pois não estão na mira de invasores, e assim ignoram os preceitos básicos da segurança digital.

Depois de ocorrido um incidente, procuram as mais variadas explicações para tentar justificar o acontecimento. Isto acontece pelo fato de não aceitarem que não foram capazes de impedir a invasão e, se tivessem seguido as recomendações contidas nas checklists, instalado os patches (remendos) de segurança, removido programas de exemplo ou simplesmente modificado as configurações saindo dos padrões da instalação provavelmente o trabalho dos invasores fosse mais difícil.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Conclusão
Outros artigos deste autor

Alta Disponibilidade (High Availability) em sistemas GNU/Linux

Segurança Física (Parte 1)

Segurança Física (Parte 2)

Leitura recomendada

OUTGUESS: Oculte mensagens em fotos

Criptografia de disco

Acesso remoto de forma simples e segura

Hotspot rápido com Coovachilli

Quebrando chave WEP (Wired Equivalent Privacy) - parte 1

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 06/01/2004 - 04:38h

Parabéns;
Todos devem estar ciente que nenhuma rede é 100% segura;
:)

[2] Comentário enviado por marcosal em 13/07/2007 - 16:26h

Tendo em vista que um "Administrador" de uma rede "sabe" que não existem redes seguras, e que cada dia estamos atualizando, desenvolvendo , buscando patchs, etc para deixar uma rede um pouco mais segura. Damos graças a Deus que não existam redes seguras, mas sim redes que estão dia a dia buscando uma nova barreira para nos fecharmos do mundo la fora. E viva a tentantiva... Abração a todos.

[3] Comentário enviado por Gleudson Junior em 05/01/2009 - 17:03h

Um certa vez, escutei uma frase de um grande mestre da área de segurança:

"A única maneira de deixar sua rede 100% segura atende por um nome: DEUS"

[4] Comentário enviado por dstter em 24/03/2009 - 01:18h

Se macaco A constrói, macaco B pode destruir. Pode = 100%
Se elefante A constrói, elefante B pode destruir. Pode = 100%
Se elefante A constrói, macaco B talvez possa destruir. talvez = não 100%

Ou seja, um dia, não sei quando, o homem A fará o computador A pensar (exatamente como ele) e ai o homem B TALVEZ poderá destruir o computador A. Esse dia está longe é verdade; mas ele vai chegar. Mas enquanto for o homem que fizer criar instruções de segurança para proteger da espécie dele mesmo, é claro que a mesma espécie poderá dar uma brecha e quebrar a segurança.

O homem será extinto por computadores. Robôs propriamente ditos.. máquinas que poderão agüentar mudanças que nossa atmosfera já está tendo que tenderá a piorar.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts