Servidor de E-mails Falido?

Nesse artigo venho fazer uma análise quanto ao servidores de e-mails atuais, passo pelas regras utilizadas para marcar como Spam e passo pelo SpamAssassin, servidores de barramento de emails, pelo GMAIL e qual será o futuro.

[ Hits: 2.379 ]

Por: Guilherme em 07/04/2017 | Blog: http://sites.google.com/site/tecnologianapratica/


Conceitos



Olá pessoal.

Primeiramente, devo contar uma história, pois bem comecei com Linux por volta de 2000, ganhei conhecimentos através do Viva o Linux e ainda continuei por volta de até 2005. Depois fui para área de Java e por aí continuei minha carreira na área de TI, até os dias de hoje.

Voltando ao mundo Linux fazendo alguns freelas, me deparei com o servidor de emails, já tive muita dificuldades na época em que um amigo fazia para configurar o mesmo, enfim retomando... meus bate-cabeças etc (nada muito, por alto umas 2 semanas). Pude perceber (talvez por minhas vindas investidas em Java) que o conceito de servidores de e-mails é arcaico e já dou por falido.

Começando por aqui, dizemos então que fomos ao cabeleireiro apenas cortar algumas pontas do cabelo e me deixam careca e por sinal ainda passam "maquininha" para me deixar mais sem cabelo...

Figurando as pessoas aqui citadas na frase, seriam:
  • Cortar as pontas (todo o conceito no Back-End)
  • Deixou careca (todo o conceito do Back-End mais as regras impostas)
  • Passar maquininha (SpamAssassin)

Enfim, acho que pude passar para o figurativo a questão.

Podemos passar pela "gama" de serviços e ferramentas disponibilizadas no GNU/Linux para tal aproveitamento.

Começamos então pelo servidores de Spam, uma coisa totalmente sem lógica, vou colocar meu ponto: primeiro, vamos pensar como pode "a@email.com.br" mandar em "b@email.com.br"? Já imaginaram o erro aqui?

Se "b@email.com.br" for marcado como spam, o tal domínio "meudominio.com.br" vai para a barracuda!

Se estiver errado, me corrijam, mas enfim essa lógica está errada. Primeiramente vamos começar que essa tecnologia arcaica foi criada quando? 1984, o ano que nasci? Bom, e parou onde? Em 2000? No boom da internet?

Pois bem, dou como o exemplo 1984 que foi o ano que nasci, me referenciando à necessidade e essencial dos e-mails.

Podemos ir mais longe... os front-end dos emails hoje são bastante inteligentes a ponto de saber bloquear algo como emails com vírus, como o Gmail.

Pois bem, já que chegamos nos vírus, podemos imaginar que os antigos arquitetos imaginaram algo bem construtivo para me deixar careca e ainda vir com "maquininha" para passar na minha cabeça. (risos)

Tá, os vírus como falei no front-end, juntamente com o back-end, a tecnologia já é boa por demais para saber o que é vírus e o que não é, como acontece com o Gmail, que bloqueia ".exe" mesmo zipado em outra extensão. Faça o teste!

E tem mais hoje a pessoa tem que ter um antivírus atualizado, como estamos numa época onde temos conexões altíssimas, sempre terá um Norton da vida bem atualizado.

Tá, se não é pelos vírus, é porque então? Roubo de dados? Temos o "https" que fornece uma ótima segurança amarrando pelas URL da instituição do caso citado.

Mas então, o que eles querem, e-mails indesejados? Ok, marco como spam e aquele domínio irá para o saco (com base no esquema atual, não sei).

Tá, funcionar, funciona, mas não está confuso por demais todo esse emaranhado no back-end?

Hoje temos o Cloud, que prova que desenvolvimento escalável é brincadeirinha de criança.

Encerramento

Encerrando, apenas acho que com minha visão do caso, deveria ser melhorado URGENTEMENTE toda a estrutura por trás dos servidores de e-mails (acho o único que viu isso, foi o Gmail, que deve ter sua própria tecnologia no back-end).

Inclusive, podemos perceber a falência dos servidores de e-mails de empresas que cresceram com o boom da internet, falindo assim, elas (os servidores) e adquirindo soluções empresariais como o do Gmail, que venha cá, ninguém bate o mesmo.

Venho reforçar que não estou indo contra a nada ou indo contra o SpamAssassin, ou coisa do tipo... e rejeitando um ou mais, é apenas um ponto de vista, do qual está mais do que expresso que deve mudar!

   

Páginas do artigo
   1. Conceitos
Outros artigos deste autor

Introdução ao Mundo Java

Leitura recomendada

Postfix com autenticação em base LDAP no Slackware

Instalando o servidor de mensagens Postfix no Slackware 10.1

iRedMail como servidor de e-mails em servidor GNU/Linux ou BSD

Servidor de e-mail com OpenBSD - Postfix & Cia

Servidor Postfix com Fedora Core 4

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Carlos_Cunha em 07/04/2017 - 12:02h

Opa!
Para falar a verdade não entendi muito bom qual era sua finalidade com esse artigo, para min não ficou claro.
Mas pelo que entendi, acredito que se você usar ferramentas como ZIMBRA(entre outras) que é um excelente servidor de E-mail sua ideia pode mudar, o mesmo possui inúmeras funcionalidade é o melhor Webmail que eu já usei/uso.
Ter seu próprio servidor tem vantagens e desvantagens, pela minha especificaria a mais vantagens .


Abraço

#-------------------------------------------------------------------------------------#
Administrador de Redes Mistas Linux/Windows
LPI 101-102
LPI 201
Para consultas particulares acesse:
www.cunhatec.com.br

"Falar é fácil, me mostre o código." - Linus Torvalds

[2] Comentário enviado por guinet em 07/04/2017 - 12:21h

Sim, mais como falei, tem que mudar a estrutura no tem que ser muito diferente do que esta proposto pelos antigos arquitetos =D

[3] Comentário enviado por demoncyber em 13/04/2017 - 15:28h

Olá,

Vou te ajudar, dá uma olhada em openstmpd a solução de e-mail do openbsd ou mesmo o qmail que é uma outra alternativa.

Se desvincule das soluções clássicas de e-mail.

E bom se parar pensar um pouco .. falando deste gênero descobrimos que o HTTP tá bem é arcaico d++ .. o_o ...

A prática mesmo é que as pessoas estão procurando soluções mais simples, e cada vez mais os profissionais querem entender menos sobre as infraestruturas que gerenciam .... só querem elas funcionando .. servidores de e-mail com software livre funciona, no entanto demanda mais conhecimento do que apenas contratar um serviço e transferir a gerencia para uma nuvem.

Minha Opnião mais uma opnião, mas não nos esquecemos nunca que o certo mesmo é o que te dá dinheiro e felicidade .. não a opnião dos outros ;D

Att.

[4] Comentário enviado por guinet em 13/04/2017 - 18:11h

Entendi, legal sua opiniao e seus comentario referente ao bsd, verda e o http é arcaico mesmo por isso minha desilusão enquanto a isso. abraços

[5] Comentário enviado por troianocris em 19/04/2017 - 11:16h

Entendi o que você quis expressar , mas analisando o que observei na minha experiência de vida e fatos históricos toda tecnologia ou criação dos meios de comunicação e entretenimento não substitui mas vem estar apresentado para determinadas necessidades e consumo. Por coincidência essa semana apareceu uma notícia a respeito vale a leitura . https://goo.gl/dKfjrU

[6] Comentário enviado por thiago304 em 04/05/2017 - 16:10h

Boa Tarde,

Na verdade para se manter os serviços de e-mail com uma solução totalmente open-source e muito trabalhoso de manter e não vai de implementação de um simples SpamAssassin, existem outros elementos a serem considerados para geração de pontuação de spam no cabeçalho do e-mail , afim de melhorar a engine da solução.

Para solução de e-mail gosto de utilizar para filtro Postfix+Mavisd-new+SpamAssassin+Clamav+Greylisting+dkim+SPF-Policy que e por sinal bem rápido, confiável e simples de integrar com filtros externos ate soluções de filtros proprietárias que possuem um nível bom de engine para processamento de mensagens.

Att,

Tiago Eduardo Zacarias
LPIC-2


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts