Servidor Messenger Openfire passo-a-passo no Linux

Servidor próprio de mensagens instantâneas (MESSENGER) com Openfire + Jabber. Instalação passo-a-passo com ilustração e estudos de caso. Imagine ter na empresa um messenger interno em 10 minutos. Instruções disponíveis para 3 sistemas Linux: apt-get / código-fonte / RPM.

[ Hits: 309.177 ]

Por: Paulo Roberto Junior - WoLF em 20/10/2008


Introdução



Caso não goste de ler textos, vá logo para página de instalação e configuração, é passo a passo, mas não tem erro, pois tive o trabalho de desenvolver um a um.

Podemos criar um servidor próprio de Mensagens Instantâneas que rode num servidor interno e que clientes possam se conectar, conversar com outros, lista de contatos padronizada e organizada por grupos, setores, tudo controlável.

Podemos até mesmo citar alguns estudos de caso reais:

Estudo de caso 1: Sua empresa precisa de um MESSENGER, mas não suporta ou tem problemas com os Windows Live Messengers.

Solução básica, um servidor de MESSENGER próprio que permite somente a comunicação de pessoas da empresa.

Estudo de caso 2: Sua empresa tem funcionários que saem da empresa e viajam o país e mundo a fora e gostariam muito de se comunicar com a matriz (base) da empresa ou com outros funcionários no exterior, mas utilizando de forma gratuita uma comunicação instantânea como MESSENGER.

Estudo de caso 3: Sua empresa sofre uso de link de internet com messengers, com o servidor openfire, o tráfego é pela rede interna, mais rápido!

No mundo globalizado a informação tem um valor inestimável, a troca de informações se tornou algo crítico e vantajoso.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação do Openfire via APT-GET (Debian´s Like)
   3. Instalação do Openfire via RPM (Red Hat, Fedora, OpenSuSE)
   4. Instalação do Openfire via fontes / binários
   5. Pós-instalação e configuração do Openfire
   6. Criar usuários / grupos no Openfire
   7. Extras do Openfire e cliente MSN
   8. Agradecimento a todos do VOL
Outros artigos deste autor

Samba + DHCP + Webmin em 3 distribuições Linux

QRCODE - Código de barras bidimensional

GINGA - Software Livre para TV Digital Brasileira

EyeOS - Mini Sistema Operacional nas Nuvens

Ferramenta Forense de Análise de Rede (NFAT) - Xplico

Leitura recomendada

PORTAGE - Gerenciamento de pacotes no Gentoo Linux

Guia de referência do ISOLINUX (parte 1)

Nagios Falante

Pequena solução para backup em redes mistas

obshutdown, Shutdown Menu para OpenBox

  
Comentários
[1] Comentário enviado por drakula em 20/10/2008 - 23:40h

Ótimo artigo de extrema utilidade, só uma duvida um client de msn (windows live messenger) externo consegue conectar no server Openfire ou conversar com um contato do Openfire, e mais uma coisa pra vamos supor um funcionario da empresa que esta fora e quer conectar pra conversar no server da empresa se tiver ip fixo ou dns dinamico (no-ip por exemplo) é só ele colocar o ip ou host no client Jabber e conectar com o usuario dele? desculpe as duvidas é que achei o artigo bem interessante por isso os questionamentos parabens

[]'


[2] Comentário enviado por removido em 20/10/2008 - 23:44h

Legal D+ parabens!!

flw

[3] Comentário enviado por paulorvojr em 21/10/2008 - 00:06h

Olá "drakula", respondendo sua pergunta, você pode fazer um "gateway" para que uma conta do openfire, possa se comunicar com uma conta externa de messenger (msn, hotmail), mas uma conta de msn se autenticar no openfire não visto que voce deve se autenticar no servidor da microsoft., resumindo, usando os PLUGINS do openfire, voce faz essa conexão entre openfire e messengers externos, da pra fazer msn, aol, yahoo, um monte

segunda pergunta sua: Sim, ele pode se conectar no servidor, conforme falei no estudo de caso, isso efetuei na empresa onde trabalho também, o retorno foi muito expressivo, tanto dinâmica quanto financeiramente.

terceiro, obrigado pelo comentário e apoio, sempre gostei do vol e decidi contribuir com algo, decidi fazer esse artigo minuciosamente passo a passo, so faltava falar o XYZ do ponteiro do mouse ahhaha

abraços a todos e thanks a lot as pessoas que comentam.


[4] Comentário enviado por hsantos em 21/10/2008 - 08:19h

Parabéns pelo artigo! Ficou muito bom mesmo! Claro e bem objetivo !

[5] Comentário enviado por reng.unip em 21/10/2008 - 09:01h

Ótimo artigo, muito bem explicado e de um valor muito importante à quem trabalha em empresas e precisa conter os usuários. Meus parabéns!!!

Abraço...

[6] Comentário enviado por agk em 21/10/2008 - 09:54h

Muito bom mesmo, parabéns.

Tem algum sistema de cadastramento por e-mail ou pelo site, que o usuário mesmo possa se cadastrar e o administrador da rede apenas veja os e-mails que estão solicitando o uso de mensageiro e vá liberando? Eu acredito que seja uma forma mais razoável para cadastramento, imagine uma rede com uns 5 mil usuários e o administrador ter que cadastrar tudo na mão.

[ ]'s

[7] Comentário enviado por paulorvojr em 21/10/2008 - 10:02h

Sim, há esse sistema, você precisa instalar o plugin de autorizar o cadastramento e autorização de contas pelo usuário.

O local onde instala o plugin eu menciono no artigo.

Depois que voce instalar, atraves do cliente de msn (depende da versão e modelo), no caso o PANDION faz isso.

Voce pode pelo cliente cadastrar a conta. Mas aconselho a criação ser pelo painel de controle do administrador do openfire, visto que fica mais controlado e prático, pois sempre temos usuários que erram logins, senhas, e cadastram centenas de contas erradas.

No caso de 5 mil claro, que melhor cada conta ser criada no cliente de msn, mas volto a dizer, melhor 5 mil certas do que 5 mil certas e 3 mil erradas.

obs: a senha pode ser alterada pelo cliente a qualquer momento no cliente, o PANDION tem essa opção, e muitas outras.

[8] Comentário enviado por cytron em 21/10/2008 - 12:02h

Muito bom mesmo! Esta solução resolve bastante alguns problemas enfrentados por empresas, e dá até para um "entusiasta" iniciar um serviço próprio de MSN, se é que isso é vantagem kkkk.

Mas o que deu uma grande "vantagem" a este esquema são os plugins, para permitir conexões com outras redes, foi um trunfo em tanto.

Parabéns pelo artigo, ficou muito bem escrito, quanto ao número de páginas, acho que é isso mesmo, separar um artigo por etapas deixa muito bem organizado e o leitor pode ir direto para o tópico que desejar.

[9] Comentário enviado por drakula em 22/10/2008 - 00:13h

valeu cara duvidas sanadas e mais uma vez parabens

[]'s


[10] Comentário enviado por fabner em 23/10/2008 - 09:32h

Otimo post ...Parabnes !!
estou com um probleminha configurei conforme o tutorial funcionou certinho fiz umas contas porem quando reinicio o server ele volta com o banco zerado pedindo toda a configuração novamente, uso fedora 8

[11] Comentário enviado por riklen em 23/10/2008 - 22:02h

Pessoal,

Estou com um probleminha que nao estou conseguindo resolver. Tenho um servidor openfire com clientes Pandion na minha rede. O Servidor openfire esta integrado com um
servidor de dominio windows server 2003 via ldap. Estou querendo fazer o login no Pandion com integração no login do windows, mas nao esta funcionando.
Sera que alguem ja passou por isto.
Quando eu coloco o usuario e senha, que é o mesmo do windows eu consigo logar no servidor openfire, mas pelo autenticação integrada do windows nao loga de forma alguma.
Se algume puder me ajudar.

[12] Comentário enviado por paulorvojr em 23/10/2008 - 23:45h

Fabner, tudo bom?

isto já ocorreu apenas uma vez ano passado, mas foi quando reiniciei o servidor e ao fechar o serviço do openfire, apresentou falhas, com isso corrompeu a base de dados. Peço que verifique o log do openfire depois que voce instala, configura, salva tudo, cria usuários, e logo apos feche o serviço do openfire. se tudo ocorrer bem, reinicie o servidor.

informe mais detalhes pra gente tentar achar uma soluçào plausível.

abraços!!

[13] Comentário enviado por jose.freitas.rj em 24/10/2008 - 19:14h

olá pessoal! post show de bola! USO FEDORA 8 aqui na empresa onde eu trabalho e fiz a implantação do Openfire e confesso que no começo deu um pau: eu tinha configurado o openfire e criado alguns usuarios. ai quando eu clicava na guia SAIR lá em cima da janela do Openfire eu não conseguia entrar nele outra vez com o usuario admin. não entrava nem por reza braba!!! chamei o padre quevedo pra rezar a maquina, a mãe dina e nada!!!.... desinstalei o openfire e instalei de novo com mais um usuario com direitos de administrador. fiz a mesma coisa: clica na guia SAIR e quando tentei entrar de novo, nada!!! mas ai quando entrei com o outro usuario com previlegios de administrador, foi...
troquei a senha do admin e entre como admin e foi de novo!!! li isso num post do goggle...

abraços Geeks...

[14] Comentário enviado por fabner em 31/10/2008 - 10:31h

Olá Paulo fiz o banco usando o mysql e ta funcionando com um relogio ...da gosto de ver porem tem algumas particularidades a resolver ainda
ex estou chegando a 400 usuarios e tem alguns reclamando de que as manda as msg e naum tem resposta ou seja algumas naum estão chegando ... estou fazendo os testes ainda ...mais uma coisa é quando autorizo contatos do msn messenger mesmo ele pega o nick muito antigo e não muda nem a pau ..... caso alguem saiba de algo posta aew

[15] Comentário enviado por fabner em 01/11/2008 - 09:25h

Paulo, me de um help aqui estou tendo com muitos usuarios cerca de 400 e to com muitas reclamações que as mesagnes não chegam tem alguma configuração de limite de usuarios ou algo assim ?? não sei mais oq fazer

[16] Comentário enviado por paulorvojr em 02/11/2008 - 00:26h

Oi fabner!!
Olha eu chequei hoje a lista que exporto pra XML(backup) de todos os usuários que tem na empresa, e contam cerca de 678 logins, claro que não tenho certeza se todos estão ativos.
Pelo tempo que conheço o openfire, antigo nome do batizado wildfire, não tem limite de contas não, ele funciona melhor se você dedica um banco de dados para ele, mas eu por exemplo não o faço e tudo roda as mil maravilhas.


já tive problemas com perda de mensagens, pacotes e falhas nas transferencias de arquivos, mas foi quando tive problemas na memoria virtual do java disponibilizada. Repare que quando voce se loga no admin do openfire, na tela logo abaixo aparece o quanto é usada. Verifique isso. Verifique as configurações de mensagens, numa tela voce informa se deseja guardar mensagem, salvar no server, entregar direto, essas coisas.


eu vou analisar aqui mais e lhe digo uma resposta. Abraços ae.

Se alguem que ler tiver alguma ideia, por favor diga, vamos ajudar sempre galera!! abraços!

obs2; fabner, aconselho fazer backup dos usuários, pois acima de 200 já é ideal, se ja tiver feito blz, mas se nao, instala o plugins de exportar e manda pro xml.


[17] Comentário enviado por hlbomfim em 03/11/2008 - 17:55h

vc acaba de salvar um emprego rsrs..
valeu grande.. parabéns

[18] Comentário enviado por fabner em 04/11/2008 - 17:21h

Boa Tarde Paulo e Galera do viva o linux ... meus problemas com msg acabaram por aki ... soh a questão do nick que ainda não acertei porem, estou com uma preocupação .. a memoria virtual do java hoje estal com 36 % usada pelo andar da carruagem tenhos mtos usuarios pela frente agora fiquei na duvida .... quando isso aumentar oq devo fazer é configuravel ? conto com voce Paulo

[19] Comentário enviado por vinicius.adn em 27/11/2008 - 10:17h

Bom dia cara,

Gostei do seu passo a passo, mais sou novato no mundo Linux e nao estou conseguindo colocar em pratica o que o seu trabaho. Queria saber se tem como vc me passar seu email para que voce possa me ajudar mais detalhadamente. pode ser ?? Eu possuo um servidor Jabber aqui na empresa, porem foi outra pessoa que implementou e esta com muitas falhas, por isso estou precisando urgente de instalar o openfire. Meu email é vinicius.adn@gmail.com , se voce puder me ajudar.

Valeu amigo.

[20] Comentário enviado por warz0mbie em 18/12/2008 - 17:46h

Muito bom o tutorial, bem explicado e o mais importante, funcionou!

Mas eu encontrei um problema, como sou novo no linux, talvez eu tenha feita alguma coisa errado (ou não tenha feito...), mas o que acontece, é que algumas vezes quando eu reinicio a máquina que estou utilizando como o servidor OpenFire e vou entrar na interface web, ele manda eu fazer a configuração denovo (opções de idioma, banco de dados, etc...), ou perde as configurações dos usuários que são admin, então eu não consigo entrar no setup de jeito nenhum.... O único modo de resolver isso foi reinstalando os pacotes...

Será que alguém sabe o que pode ser isso?

Obrigado.

[21] Comentário enviado por paulorvojr em 18/12/2008 - 23:18h

warz0mbie ,

isso já vi acontecer com algumas pessoas, geralmente com fedora core likes.

é estranho dizer, mas o que muito fizeram é alterar a senha do admin e tudo mais. ai dizem que para de pedir a reinstalação.

bom é o que dizem, ja implementei em red hat 4, 5, debian, ubuntu e nada de ficar trocando senha.

abraços

[22] Comentário enviado por warz0mbie em 19/12/2008 - 08:27h

Bom, eu configurei agora um banco de dados MySQL, e aparentemente agora está tudo certo, reiniciei o servidor algumas vezes e não deu problema nenhum até agora. ;)

Valeu amigo.

[23] Comentário enviado por tucano_home em 22/12/2008 - 11:36h

Nao estou conseguindo passar da TELA:

Conta do Administrador
Nenhum usuário informado, ou o usuário informado não foi encontrado.
Escolha um ou mais usuários de seu diretório LDAP para ser(em) administrador(es) digitando seus nomes de usuário.

Como devo proceder?

Abracos

[24] Comentário enviado por andrefreire em 22/01/2009 - 17:39h

Boa tarde !

Instalei o OpenFire 3.6.0 integrado ao AD e está funcionando quase perfeito pois as mensagens funcionam porém a transferência de de arquivos não. Alguém tem alguma dica ? Cliente Pandion. Sempre que teno uma transferência e confirmo o recebimento o a transferência é abortada.

[25] Comentário enviado por paulorvojr em 23/01/2009 - 00:51h

andrefreire,

olha pelo que sei a transferencia de arquivos não vai depender do servidor, é quase igual ao antigo icq, transferência vai de computador para computador.

Nunca vi este problema, mas se alguém souber, que fale

ja uso o openfire a 2 anos e talz...



[26] Comentário enviado por lucaponte em 31/01/2009 - 10:54h

ai pessoal, tenho um servidor openfire configurado e rodando blz.
só que estou precisando alterar o nome de domínio dele (nome do servidor) como faço.
grato

Antonio Pontes

[27] Comentário enviado por paulorvojr em 31/01/2009 - 20:52h

lucaponte,

acesse o painel de administração do openfire http://ip_do_server:9090

fica na area principal, nao tem erro é facil facil

abraços

[28] Comentário enviado por frozendesigner em 08/02/2009 - 15:45h

Galera o meu servidor so funciona quando executo esse comando /opt/openfire/bin/openfire.sh, já tá assimm chkconfig openfire on uso fedora 8, o que pode ser...

[29] Comentário enviado por Errors em 19/02/2009 - 16:22h

Openfire 3.5.2 esta rodando, e ja teste com outro usuario,
MAS
quando listo os PLUGINS nao aparece o PLUGING do IM Gateway, para fazer a integracao do OP com o MSN e outros.

ja baixei para o meu pc o gateway.jar, mas quando eu mando localizar e upload pluging, da a informacao
"Plugin uploaded successfully. It may take a short time for the plugin to appear in the list of installed plugins.
"
o plugin nao parece na lista dos plugins instalados, ja sai, restartei, reiniciei o pc, e sempre da a mesma mensagem e nao instalada.

Eantao dei um wget do link para direto ao :/opt/openfire/plugins, ele vaixou , mas n funciona.

Existe uma outra forma de forcar ele a instalar o plugin que nao tem na lista?
---> como faco para atualizar o OP para 3.6.3?
é so aprar o sistema e baixar e descompatar e intalar?

-->
nas configuracoe,Propeiedade do Servidor
NOME DO SERVIDO, eu coloquei um dominio, e antes do nome.com.br, aparece um triago amarelo com um ponto de exclamacao, pq? nao acieta nome de dominio?
--->
dentro do plugin fica isso quando baixo,mas na reconhece

testiculo:/opt/openfire/plugins#ls -la
drwxr-xr-x 9 root root 4096 2009-02-19 16:17 .
drwxr-xr-x 11 root root 4096 2008-06-13 01:11 ..
drwxr-xr-x 3 root root 4096 2008-06-13 01:11 admin
drwxr-xr-x 3 root root 4096 2009-02-18 09:43 broadcast
-rw-r--r-- 1 root root 20167 2009-02-18 09:43 broadcast.jar
drwxr-xr-x 6 root root 4096 2009-02-19 16:17 c:\documents and settings\administrador\desktop\linux server\openfire\plugins\gateway
-rw-r--r-- 1 root root 1196931 2009-02-19 16:17 C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\Linux Server\OPENFIRE\PLUGINS\gateway.jar
drwxr-xr-x 6 root root 4096 2009-02-18 09:45 c:\documents and settings\administrador\desktop\linux server\openfire\plugins\im gateway
-rw-r--r-- 1 root root 1196931 2009-02-18 09:45 C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\Linux Server\OPENFIRE\PLUGINS\im gateway.jar
drwxr-xr-x 6 root root 4096 2009-02-18 08:40 gateway
-rw-r--r-- 1 root root 1196931 2009-02-18 08:40 gateway.jar
-rw-r--r-- 1 root root 1196931 2009-02-18 18:05 gateway.jar.1
drwxr-xr-x 5 root root 4096 2009-02-18 17:50 motd
-rw-r--r-- 1 root root 12192 2009-02-18 17:50 motd.jar
drwxr-xr-x 5 root root 4096 2009-02-18 08:34 search
-rw-r--r-- 1 root root 29898 2009-02-17 17:32 search.jar
testiculo:/opt/openfire/plugins#

Obrigado!

[30] Comentário enviado por jonasmsantos em 15/04/2009 - 08:43h

Parabéns pelo tutorial Paulo, instalei e esta em testes o Openfire e Pandio a 2 semanas ja, e com certeza vai ser muito útil pra mim, pois estava procurando um monitor de messenger e este será muito util aqui. irei fazer mais alguns testes e colocar pra funcionar mesmo. Instalei via apt-get e deu certinho a instalação. Parabéns pelo trabalho.

[31] Comentário enviado por paulorvojr em 24/04/2009 - 22:23h

Quem deseja aumentar a memória virtual do java no openfire, segue algumas formas;


uma delas:

dê um vi, no /etc/sysconfig/openfire

adicione ;
OPENFIRE_OPTS="-Xms256m -Xmx512m"

ou no /etc/openfire/bin/openfire.sh



a segunda forma é

/etc/openfire/bin/openfire.sh

adicione a linha

DAEMON_OPTS=" -Xms128m -Xmx256m"


terceira forma é :

vá em /etc/openfire/bin/openfire.sh

e adicone :


INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS="-Xms1024m -Xmx2048m"



a todos que usam, caso vejam que a memória esta pouca, não se preocupem, o padrão que ele fornece ja da pra usar umas 500 e mais logins, sem problemas, mas caso queira incrementar a memória do java, ta aê, tem outras formas mas pra ajudar o openfire são essas as dicas.

abraços

Paulo Roberto Junior

[32] Comentário enviado por java_man em 06/05/2009 - 10:37h

Eu achei muito legal o openfire para fazer uma intranet de comunicação interna, instalei configurei tudo certinho, so que ai eu configurei a senha corretamente como manda para cadastrar o administrador do openfire. Até ai blz, so que na hora de logar na tela do Console de Admin eu não consigo logar, fala que "Login falhou: tenha certeza que seu usuário e senha estejam corretos e que você seja administrador ou moderador." Só que eu ja instalei e desinstalei achando que tinha errado a senha, mas percebo que a senha que digito é a correta, o que será que acontece? alguma outra configuração que se precisa fazer?
O administrador por padrão é o 'admin'?
Eu uso no nervidor o Mandriva, utilizo um cliente com Windows XP e o usei para fazer a configuração, utilizei o firefox.

[33] Comentário enviado por paulorvojr em 06/05/2009 - 11:03h

Oi, gustavo_araujo, tudo bom?


Não há configuração a mais a ser feita, eu pelo menos nunca fiz e muita gente nunca mencionou se precisa fazer.

Em resposta a sua pergunta, sim é o "admin" é o usuário padrão. a senha é a que voce definiu. não se deve alterar o login admin, a senha fica gravada em uma tabela no b.d, teste as duas senha, a antiga e a nova que voce deve ter alterado.


qualquer problema mande um p.m mail sinal de fumaça, telegrama binário, pombo correio, ou uma mensagem.



[34] Comentário enviado por java_man em 06/05/2009 - 11:16h

não funciona de jeito nenhum, por acaso preciso criar esse usuario "admin" como pertencente ao grupo root no servidor onde esta instalado o openfire?
Existe algum lugar onde eu altero a senha ou vejo se tem alguma coisa errada ou mesmo os usuarios cadastrados no openfire?

[35] Comentário enviado por java_man em 06/05/2009 - 15:45h

Segundo que o paulorvojr me falou por mensagem:
"Não é necessário, e nem funcionará caso crie o usuário, pois admin não é um usuário unix, não precisa de shell, nme home nem nada, é apenas um usuário do openfire que fica na tabela do b.d(caso tenha posto em b.d)
faz um teste, faz o mesmo procedimento em outra máquina, outra distribuição, tudo, e ve se da certo,

pois não é comum, eu particularmente nunca vi o que ocorreu com você.

abraços "

Então resumindo eu to ferrado mesmo nessa coisa do openfire, pelo jeito eu me fu....
Não, eu não puz ela em um banco de dados a não ser a que ja fala por padrão no tutorial. So não entendi e essa tal tabela, como faço pra acessar ela, se tiver jeito?

[36] Comentário enviado por java_man em 06/05/2009 - 16:24h

Começo a pensar: será que quando faço a configuração do admin o openfire deu um pau e não esta gravando a senha que cadastrei no admin? Começo a pensar que sim.

[37] Comentário enviado por java_man em 06/05/2009 - 16:43h

Tentei novamente, e instalei a versão que estava no tutorial. Funcionou direito pelo que parece, e consegui logar no painel de controle do admin. Eu tinha instalado um versão mais nova do openfire ao inves da citada no tutorial, so espero que não de pau se eu atualizar. Até mais abraço.

[38] Comentário enviado por java_man em 07/05/2009 - 09:34h

Outro pau do openfire:
Quando eu estava configurando os usuarios do openfire criei um usuario chamado suporte e defini ele como administrador do openfire, so que ai depois que eu sai, o admin que era o administrador não conseguia entrar, o que me salvou foi eu ter criado o usuario suporte como administrador. Penso e começo a concluir o seguinte:
1) Em versões mais novas do openfire pode ocorrer o bug de não entrar com o admin no acesso ao painel de controle.
2)Na versão citada no tutorial pode ser que tenha um bug de maneira que o usuario admin como é o usuario unico do openfire existente naquele momento ele te deixa voce entrar no sistema do painel de controle, mas, se voce não defini-lo como administrador nas configurações do usuario, ele não te deixa acessar o painel de controle da proxima vez que acessa-lo.

Não sei o porque de tais bugs acontecerem comigo, mas que de fato aconteceram, aconteceram.

[39] Comentário enviado por allanbarcelos em 08/05/2009 - 18:02h

Estop com este problema e ja fiz de tudo e nada. não entra nao openfire com user admin nem a senha que difini nem a antiga, oque eu faço!? uso ubuntu 8.10

[40] Comentário enviado por dfabretti em 13/05/2009 - 15:54h

Olha, o Openfire 3.6.3 funcionava OK. Agora que resolvi instalar o 3.6.4, estou com o mesmo problema do amigo gustava_araujo. Defino a senha do usuário "admin" (padrão) e simplesmente não loga. Desinstalei, instalei novamente e nada. Apaguei tudo antes de reinstalar e tentar de novo. Estou achando que essa versão veio bugada, pelo menos com o Ubuntu Server 8.04 LTS. Usando HSQLDB. Tudo padrão. Instalarei o 3.6.3.

[41] Comentário enviado por emerson.cosmo em 20/05/2009 - 17:54h

Boa tarde Paulo.
Sou iniciante em gnu/linux,intalei i Openfire (3.6.4-2) no Lenny, mais estou com um problema. toda vez que reinicio o servidor o openfire não inicializa sozinho, toda vez tenho que ir no arquivo /opt/openfire/bin/openfire.sh e startar manualmente, será que tem alguma coisa que possa ser feito para o mesmo subir automaticamente?

Valeu
Fico no Aguardo de uma resposta
ATT
Emerson Cosmo

[42] Comentário enviado por lucioantoniolo em 25/05/2009 - 15:45h

Também estou tendo o mesmo problema de não conseguir logar na Console depois de instalar tudo.
Fiz a instalação da versão 3.6.4.
Pelo visto não é um caso isolado.
Verifiquei no MySQL que o usuário admin está criado e que a senha está definida (encriptada, claro).

[43] Comentário enviado por lucioantoniolo em 26/05/2009 - 09:53h

Ainda não funcionou, mas estou perto de conseguir.
Fiz o seguinte: removi a versão 3.6.4 e coloquei a 3.6.0 no lugar. Blz, consegui logar na Console.
O problema foi depois de reiniciar o Servidor, o Openfire não deixa logar na console...

[44] Comentário enviado por robsonsbrasil em 30/06/2009 - 22:01h

Todos deveriam seguir o exemplo do amigo, publicou um artigo detalhado usando uma linguagem bem clara, com isso as dúvidas técnicas somem e ficam somente a criatividade livre.
[]'s

[45] Comentário enviado por paulorvojr em 01/07/2009 - 14:47h

robsonsbrasil, obrigado , muito obrigado.

É o que sempre espero dos artigos que leio , os que aprendo, e os que crio, depois de tudo certo a criatividade tem que evoluir, só assim temos ideias boas.

Exemplo, lendo novamente meu artigo e juntanto outros, consegui unir openfire+sparkweb(chat)+yahoo+asterisk+sms, ficou bizarro


abraços ae

[46] Comentário enviado por tico-tico em 08/07/2009 - 18:38h

boa tarde estou o dia todo querendo instalar esse cara.. AGORA NESSE EXATO MOMENTO CONSEGUI.... MAS DEPOIS QUE COLOCO USUARIO E SENHA PARA LOGAR ELE APARECE ISSOO...

Exceção:

java.lang.IllegalArgumentException: Illegal JID: igor\40covel.com.br@igor@covel.com.br
at org.xmpp.packet.JID.init(JID.java:396)
at org.xmpp.packet.JID.(JID.java:246)
at org.jivesoftware.openfire.XMPPServer.createJID(XMPPServer.java:249)
at org.jivesoftware.openfire.admin.AdminManager.isUserAdmin(AdminManager.java:240)
at org.jivesoftware.openfire.admin.login_jsp._jspService(login_jsp.java:146)
at org.apache.jasper.runtime.HttpJspBase.service(HttpJspBase.java:97)
at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:820)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHolder.handle(ServletHolder.java:487)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1093)
at com.opensymphony.module.sitemesh.filter.PageFilter.doFilter(PageFilter.java:39)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1084)
at org.jivesoftware.util.LocaleFilter.doFilter(LocaleFilter.java:66)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1084)
at org.jivesoftware.util.SetCharacterEncodingFilter.doFilter(SetCharacterEncodingFilter.java:42)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1084)
at org.jivesoftware.admin.PluginFilter.doFilter(PluginFilter.java:70)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1084)
at org.jivesoftware.admin.AuthCheckFilter.doFilter(AuthCheckFilter.java:146)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1084)
at org.mortbay.jetty.servlet.ServletHandler.handle(ServletHandler.java:360)
at org.mortbay.jetty.security.SecurityHandler.handle(SecurityHandler.java:216)
at org.mortbay.jetty.servlet.SessionHandler.handle(SessionHandler.java:181)
at org.mortbay.jetty.handler.ContextHandler.handle(ContextHandler.java:726)
at org.mortbay.jetty.webapp.WebAppContext.handle(WebAppContext.java:405)
at org.mortbay.jetty.handler.ContextHandlerCollection.handle(ContextHandlerCollection.java:206)
at org.mortbay.jetty.handler.HandlerCollection.handle(HandlerCollection.java:114)
at org.mortbay.jetty.handler.HandlerWrapper.handle(HandlerWrapper.java:152)
at org.mortbay.jetty.Server.handle(Server.java:324)
at org.mortbay.jetty.HttpConnection.handleRequest(HttpConnection.java:505)
at org.mortbay.jetty.HttpConnection$RequestHandler.content(HttpConnection.java:843)
at org.mortbay.jetty.HttpParser.parseNext(HttpParser.java:648)
at org.mortbay.jetty.HttpParser.parseAvailable(HttpParser.java:211)
at org.mortbay.jetty.HttpConnection.handle(HttpConnection.java:380)
at org.mortbay.io.nio.SelectChannelEndPoint.run(SelectChannelEndPoint.java:395)
at org.mortbay.thread.QueuedThreadPool$PoolThread.run(QueuedThreadPool.java:488)
Caused by: org.jivesoftware.stringprep.IDNAException: Contains non-LDH characters.
at org.jivesoftware.stringprep.IDNA.toASCII(IDNA.java:106)
at org.jivesoftware.stringprep.IDNA.toASCII(IDNA.java:46)
at org.xmpp.packet.JID.init(JID.java:367)
... 34 more




[47] Comentário enviado por paulorvojr em 08/07/2009 - 18:48h

tico-tico,
de fato ou seu java-jre ou seu java-bin não estão instalados corretamente ou iniciados/configurados corretamente no openfire, esse erro acontece quando o openfire chama os serviços e bibliotecas,

reveja toda a instalação, informe sua distribuição, cada passo exercido (pois se você mencionou que ficou 24 horas então foram adotados alem dos procedimentos padrões alguns fora.

Abraços

[48] Comentário enviado por donabuba em 09/07/2009 - 08:32h

Olá pessoal.
Uso o Openfire 3.5.1 com o Mysql 5.0.37.
Preciso fazer um atualizaçãdo do Openfire, mas as versões mais novas não são compativeis com o meu banco de dados. Pelo menos, quando eu vou instalar, ele nao reconhece as tabelas, seja porque os campos ou as tables tem nomes diferentes, seja porque qualquer outra incompatibilidade.
Assim, eu fiquei presa à versão antiga do Openfire.
Cês poderiam me ajudar?

[49] Comentário enviado por paulorvojr em 09/07/2009 - 12:29h

donabuba, tudo bom?

Incompatível com 5.x? que isso..., "MySQL 4.1.18 or later (5.x recommended)" segundo a ignite, dona do openfire, incompatibilidade não é mesmo.

Pergunta básica, por qual necessidade você deseja atualizar? existe algum recurso que seja de extrema importância?
Todos os plugins instalam e funcionam em versões desde 2.8 até 3.6.

Toda atualização só deve ser feita se há motivos, sempre atualizar quando uma versão sai é um risco e mau visto, já que pode piorar o sistema e muitos ainda não testaram.

Mas se mesmo assim quer atualizar é simples, pare o serviço, faça backup da basta do openfire, e do banco de dados, MYSQL ou HSDl,

instale o novo RPM, e seja feliz,

se usas via fonte, é mais demorado e mais arriscado, mas dá também.

Abraços



[50] Comentário enviado por alex_arantes8 em 15/07/2009 - 13:41h

OLHA MASSA
MAS ME TIRA UM DUVIDA SOU NOVATO, MAS O OPEN SO FUNCIONA INTERNO .
OU TEM COMO ACESSAR DE FORA...

[51] Comentário enviado por paulorvojr em 15/07/2009 - 17:50h

alex_arantes8, tudo bom?

olha ele pode ser acessado de qualquer maneira, desde que seu servidor permita isso, ou seja, openfire é um serviço como qualquer outro, do tipo servidor de arquivos, vnc, essas coisas, voce consegue acessar de fora caso seu servidor tenha acesso externo.

Exemplo?

seu servidor tem 2 placas de rede, uma com ip interno rede local (192.x.x.x.x.) e o outro com ip externo publico ( 200.21212.1.212.1.21.x.x.x.x.)

ou podemos fazer nat caso voce tenha um firewall antes do servidor, ou um modem, roteador e balbalbalablablala


qualquer dúvida so falar

abraços

[52] Comentário enviado por alex_arantes8 em 16/07/2009 - 11:43h

OTIMO.
SEGUI DE ACORDO COMO VOCE ORINTA,
BLZ, NA INSTALACAO DO OPENFIRE SEM NOVIDADE,
NOME DO MEU FICOU "WEBNAGAI." E O RESTO PADRAO QUE VC INDICA.
O CLIENTE SPARK
NAO CONSIGO CONECTAR NESSE SERVIDOR.
COM SPARK OU OUTRO.
FIZ O NAT, DIRECIONANDO.
NAO VAI.

[53] Comentário enviado por Douglas Oliveira em 06/08/2009 - 10:58h

Bom Dia a todos!

Eu to testando o Openfire + Spark na empresa onde trabalho, e o mesmo ta funcionando perfeitamente.

Mas eu estou com 2 dúvidas.

1- Como acessar o Spark externamente, utilizando o software instalado no computador.

2- Como acessar o SparkWeb externamente.

Espero que alguem possa me ajudar.

Att,

Douglas Oliveira.
e-mail: douglas.henrique.silva.oliveira (arroba) gmail.com

[54] Comentário enviado por paulorvojr em 06/08/2009 - 15:07h

Douglas Oliveira, tudo bom?

a resposta da sua pergunta é simples, seu servidor aonde esta alocado o openfire precisa ser acessado externamente, existem muitas manerias, a mais fácil é o servidor te um ip externo ou seja ip público (ex: 200.x..x.x,201.x.x.x.x, 172.x.x.x.x) , ou fazer um no-ip da vida, redirecionamento atraves de firewall, redirecionamento por modem, cable modem, router, essas coisas, a ideia é simples, fazer com que uma pessoa com acesso a internet consiga chegar até o servidor onde esta openfire, nem que seja via vpn.


sparkweb é a mesma coisa, so que sparkweb roda junto com o apache(httpd web), é uma interface web, um site apenas que faz camada com o openfire, ou seja novamente voce precisa que seu servidor seja acessado externamente.

arbraços

[55] Comentário enviado por Douglas Oliveira em 06/08/2009 - 15:35h

Boa tarde Paulo.

Então, o cenário da empresa onde trabalho é a seguinte:

Temos o Firewall, que está com o IP Interno configurado 192.168.48.10 e o Ip para acesso externo é 200.232.x.x

O Servidor do Openfire, esta configurado como 192.168.48.29.

Como eu devo proceder para conseguir acessar o spark externamente, tanto como pelo software e pelo Browser.

Agora tenho uma outra duvida.

Caso eu consiga acessar o spark externamente, eu conseguirei conversar por voz com alguem que esteja dentro ou fora da empresa.

Fico no aguardo.

[56] Comentário enviado por paulorvojr em 06/08/2009 - 15:50h

Douglas Oliveira, tudo bom?

primeiro, evite postar informações como ip e email, sempre tem um dark-side por ai querendo dar uma de malvado.

bom, é como faço na empresa, redireciono as portas 9090(painel do openfireweb), portas 7071 (trans de arquivo), 5222 e 5220, detalhe essa são portas por default, se voce alterou as portas elas são diferentes, redirecione essas portas do acesso externo para 192.168.xx.xx, via iptables mesmo.
ex: iptables -t nat -A PREROUTING -d x.x.x. -p tcp -m tcp --dport PORTA -j DNAT --to-destination X.X.X.X.X:PORTA
tem mais comandos, mas é so um ex..

com isso, um cliente com um notebook e que tenha um cliente spark ou pandion(recomendo) configura que o servidor de openfire é ip 200.232.xxx.xxx e so ser feliz.

ja o sparkweb se ele esta no mesmo servidor do openfire, mesma coisa, redirecione a porta que voce usou para o apache(80, 8080, 800, sei la), para ir para o servidor onde esta o sparkweb.


se não quizer implementar isso, basta criar uma VPN, com isso, os clientes so acessam a vpn, e o ip do servidor do openfire é o mesmo, sem redirecionamento de portas, sem nada, por isso é vpn, é como voce estivesse na empresa.



sobre conversa de voz, aconselho você usar voip, nada melhor que voz do que voip, messengers tem suporte a voz e video, mas sua melhor arma ainda é texto, cada coisa com seu cada coisa.

voip lhe aconselho asterisk, e pra começar um bom e velho trixbox, rapido, pratico e fácil, ou o brasileiro usado na caixa ecomica, o discOS.

abraços


[57] Comentário enviado por skullred em 09/09/2009 - 17:52h

Para funcionar a parte de administração depois de instalar, é necessário somente dar um service httpd restart, depois service openfire restart.
Após fazer isso, acesse novamente a tela de administração e logue com o usuario admin e a senha cadastrada.

[58] Comentário enviado por skullred em 09/09/2009 - 17:55h

PS: Antes da instalação eu criei um usuario openfire no bd mysql, também um banco o nome openfire. Restartei os privilegios, instalei o openfire, após a instalação, dei restart nos serviços. Feito isso consegui acesso ao painel de adm. Versão q utilizei foi a 3.6.4

[59] Comentário enviado por wilkermichel em 22/09/2009 - 15:12h

Boa tarde. sou iniciante no Linux e estou usando o centos. segui seu tutorial e conseguir instalar e rodar no centos. porem quando fechei a janela do openfire e fui abrir novamente, só abre a tela bemvindo a instalação, nao aparece a tela do login. como posso resolver isso. outra coisa tentei desinstalar o openfire apagando a pasta e instalando novamente mais acusa que ja esta instalado. como faço para desistalar e instalar do zero o openfire novamente?

Obrigado e no aguardo de um retorno.

[60] Comentário enviado por paulorvojr em 22/09/2009 - 21:57h

Olá wilkermichel,
tudo bom?

Olha algumas pessoas reportam esse problemas, e eu considero ele como bug

sempre apos a instalação, voltamos pro :9090 e esta la pronto pra instalar ehehhehe

Há relatos de apos instalar, reinicie o apache, reinicie o openfire, e so acessar com o usuario de administração.

há relatos de sempre que apos instalar, e se logar como admin, altere logo a senha, mesmo que voce tenha criado, altere ela, que nunca mais da problema

a versão que utilizei e ainda utilizo até hoje é a do tutorial que escrevi, nunca me deu problemas, mas o download dela não é mais disponível no site

eu ja peguei um problema desse na versão 3.6.5, num ubuntu server 8.04, e resolvi alterando 2 arquivos apos instalar, neles ficavam a senha do admin.

Há também relatos, de pessoas que voce deve sempre definir o usuario como admin, e nao root, administrador, administrator, é admin mesmo


tantos relatos podem parecer engraçados para o mundo linux, mas acontece, visto que há dezenas de milhoes de distribuições, versões de java, de openfire, de apache, de mysql, juntando tudo erro é de se esperar.


abraços ae

[61] Comentário enviado por faosfbi em 19/10/2009 - 14:54h

Perfeito cara, estava precisando de uma solução como está e apos seguir o seu artigo funcionou perfeitamente!

Valew!

[62] Comentário enviado por leomiranda em 29/10/2009 - 15:04h

Caro paulo, trabalho em uma empresa q preciso das seguintes condições:
Preciso que meus usuários acessem via browser, somente internamente (intranet), o openfire, sem nenhum cliente nem spark nem pandion, e consigam trocar mensagens e enviar arquivos, isso é possível???????? É possivel uma comunicação sem via web???? sem a necessidade do client??????? Grato e parabéns

[63] Comentário enviado por palhetadaalterna em 13/11/2009 - 11:05h

Seguinte pessoal, eu segui esse tutorial de ponta a ponta e acho que pode ser falta de conhecimento ou que talvez seja coisa simples mas....

eu cadastrei o usuario e senha do admin mas não consigo logar como admin, sempre diz que está errado. Sera que está faltando alguma lib ou serviço, sl?!

intalei mysql, apache, java, etc

uso o Suse 10.1

[64] Comentário enviado por paulorvojr em 13/11/2009 - 14:01h

Olá , leomiranda tudo bom?

em resposta a sua questão,
é possivel usando o cliente web do spark, busque no google spark web openfire, que acharas muita documentação, se precisar de alguma ajuda so falar

abraços ae e desculpe a demora, (nao recebi o email do VOL sobre este comentário)



[65] Comentário enviado por batista em 29/12/2009 - 16:51h

Muito bom este tutorial. Para quem esta com problemas apos instalar o Openfire e depois nao consegue logar com o usuario admin de jeito nenhum, eu recomendo voce reiniciar o openfire e por via das duvidas tambem o apache.
Aconteceu este problema comigo na versao do openfire 3.6.4-1.i386.rpm e fiz isso e funcionou de boa. Aconselho tambem voce criar um usuario como administrador e o resto e so alegria.


[66] Comentário enviado por franciscofabion em 24/03/2010 - 15:12h

Boa tarde!

estou tendo um probleminha, instalei o mysql segui os passos , mas quando vou acessar o openfire ele não aceita a senha
tentei usuário openfire, admin mas nenhuma passa
alguem podeira me dar uma força aonde estou errando?

[67] Comentário enviado por lucioantoniolo em 16/04/2010 - 14:06h

Para quem está enfrentando o problema de não conseguir logan da console, abra o arquivo openfire.xml e coloque a seguinte linha:
<authorizedUsernames>admin</authorizedUsernames>

[68] Comentário enviado por junior-actec em 26/06/2010 - 16:55h

Paulo... Trabalho à um tempo com o Openfire + MySQL + Spark.
Instalei ele com o banco de dados interno..

Agora estamos utilziando servidores com VM's.. Tudo virtualizado e estou migrando esse sistema Openfire.
Instalei pelo seu tutorial, achei muito interessante.
Então.. Estou com o seguinte problema:

Não consigo voltar as configurações que eu havia feito no outro servidor antigo.
Instalei até mesmo um plugin que ajuda na importação e exportação dos usuários. Mas os grupos criados não voltam!

Como posso fazer para restaurar o Openfire da mesma forma que meu servidor antigo neste servidor novo?

Utilizo Debian mesmo!


Abraço!

[69] Comentário enviado por paulorvojr em 26/06/2010 - 23:02h

Oi, junior-actec, tudo bom?

Olha infelizmente quando se exporta o .xml ele não faz os grupos, rsrsr, i know iknow é bizarro, mas fazer o que.

O jeito é criar na mão os grupos e ajustar

não lembro se os usuários ficam no banco de dados, pois na epoca que migrei pra um servidor melhor, os grupos eram no maximo 10, ai dava facil



um detalhe, virtualização demais da problemas, a menos que você tenha um vmware esx server, se não for esse, não confio a prazo de 2 anos nem ferrando rsrs
mas blz


[70] Comentário enviado por __FERNANDO__ em 10/09/2010 - 17:01h

Boa tarde!

Por favor, é possível no Openfire não gravarmos conversa de um determinado usuário?
Ja utilizo a ferramenta, porem são gravadas todas as conversas e não achei lugar para eliminar usuários da gravação.

[71] Comentário enviado por paulorvojr em 10/09/2010 - 20:21h

__FERNANDO__, tudo bom?

sim, claro que tem como não "logar" as conversas do openfire, por padrão isso fica desabilitado, você em algum momento habilitou o log.

Lembre-se que existem 2 formas de gravar log, uma por servidor, outra pelo cliente. ambos é possivel desabilitar.


abraços

Paulo Roberto Junior - WoLF
Analista de Sistemas e Suporte
Certificado em LPI, Microsoft, CCLA, buscando mais
Bacharel em Ciência da Computação, buscando uma PÓS

www.paulojr.info | blog.paulojr.info | @paulo_robertojr

[72] Comentário enviado por helderfox-ssa em 01/11/2010 - 18:04h

Sem comentários. Muito boa a interface, a interoperabilidade. Isto estimula a divulgação de uma plataforma livre para conversação coorporativa. O bom disto tudo que é facil instalar e GRÁTIS.

Parabéns!!!

[73] Comentário enviado por paulorvojr em 01/11/2010 - 19:52h

isso ae helderfox-ssa, facil de implementar, gratuito, e acaba com a praga de MSN de forma privativa. a empresa tem o controle do que é trafegado, nada mais que justo.

e sem essa de privacidade, funcionário esta na empresa, logo esta usando a tecnologia da empresa, nada de ficar roubando informações de propriedade intelectual e disseminando por ae rsrsrs.

[74] Comentário enviado por senafoz em 23/12/2010 - 13:32h

Buenas Paulo, fiz esse servidor openfire + kraken, que é a nova versão para integrar o msn a ele, porém se o msn adicionado tem muitos contatos ele não funciona no spark ou em qualquer outro que esteja usando, ele até se loga no servidor messenger.hotmail.com, mas não aparece os contatos no spark. Já se o msn tem poucos contatos, ai o negócio anda, ja procurei de tudo, fiz e refiz o server de várias formas para ver se funcionava, mas sem nenhum resultado, vc ja passou por isso? E se aconteceu contigo, vc conseguiu resolver?


Desde de já agradeço

wictor_junior@hotmail.com

[75] Comentário enviado por gregh em 19/05/2011 - 08:03h

Ola paulorvojr, ja instalei na minha rede e estou usando graças a voce.
Seu material de estudo realmente e muito bem detalhado.
Mais, gostaria de saber, quais pluggin voce recomenda usar...baseado na tua experiencia.
Outr acoisa, e possivel eu monitorar as conversas?
Acho que tem ainda muito conteudo para expandir aqui. (hehehe)


Abraço.

[76] Comentário enviado por paulorvojr em 19/05/2011 - 13:24h

gregh, tudo bom?

monitorar tem sim, ta até nos comentários vários casos.

Tens que habilitar no painel de controle dele, e apontar para onde vai o log
depois é contigo criar um bash para filtrar o que deseja e por ai vai.

abraços ae

Paulo Roberto Junior - WoLF
Analista de Sistemas e Suporte
Certificado em LPI, Microsoft, CCLA, buscando mais
Bacharel em Ciência da Computação, buscando uma PÓS

www.paulojr.info | blog.paulojr.info | @paulo_robertojr

[77] Comentário enviado por ricardohubner em 10/08/2011 - 16:54h

Estou com problema no MSN externo: --- Openfire 3.6.4 Kraken 1.1.2

1) alguns usuarios so ficam OFFLINE;
2) nao consigo conversar com eles, eles nao veem minhas mensagens que envio, a nao ser que eles enviem primeiro para mim;
3) nao consigo ver os convites deles, tenho que entrar pelo hotmail.com ou messenger para add um a um;

Tentei apenas atualizar o Kraken para as versoes 1.1.3 beta, beta2, beta3, mas para minha surpresa a ABA Gateway some.....
Ae volto um Snapshot do meu servidor para voltar a versão antiga para funcionar novamente.

Saiu a versão do Openfire 3.7.0, não atualizei ainda, para ve se conseguiria resolver esses problemas com o MSN externo

Se alguem estiver passando pelo mesmo problema, favor deixar um comentário, pq quero uma solução.

Desde ja agracedo
ricardo.hubner@cvale.com.br

[78] Comentário enviado por charlesg em 19/09/2011 - 09:15h

Alguem poderia me ajudar a instalar, estou instalado no ClearOS

# /opt/openfire/bin/openfire.sh

Agora aguarde, pois este procedimento pode demorar, ele inicia o levantamento do servidor, scripts e portas de escuta.

Estará tudo ok quando aparecer algo assim:

Openfire 3.6.0a-1 [16/010/2008:12:10]
Console de Administração ouvindo em http://192.168.100.173:9090

ele nao libera o terminal, assim roda normal mas se eu fechar o terminal o servido cai.

dei um /etc/inid.d/openfire status e ele esta rodando, mas o spark nao conecta.

Grato

[79] Comentário enviado por paulorvojr em 19/09/2011 - 10:23h

charlesg , tudo bom?

esta correto em nunca liberar o terminal, pois é um script que no final da output de log

se realmente queres liberar o terminal tem 2 soluções, ou adiciona o && ao final, que assim ele entra em background

# /opt/openfire/bin/openfire.sh &&


ou abre outro terminal


geralmente em servidores assim, usamos ctrl+alt+f7, f8, f9, e trabalhamos com terminais diferentes, isso claro no servidor nada de ssh, putty e talz

abraços ae

[80] Comentário enviado por brendow em 11/11/2011 - 16:03h

Bom dia cara, fiz tudo como pedido mais no final apareceu isto Console de Administração ouvindo em http://127.0.0.1:9090 oque podera ser?

[81] Comentário enviado por paulorvojr em 11/11/2011 - 16:31h

brendow, tudo bom?

então não tentou de tudo rsrsr, brincadeira

acesse de outro pc, o ip do seu servidor:9090 via algum navegador

com isso você vai acessar remotamente o serviço do openfire

so nao esqueça de deixar o serviço rodando la no terminal do linux (servidor) nada de ficar fechando a tela do ssh ou via terminal gráfico, senão você mata o serviço

ve ai

abraços

[82] Comentário enviado por paulomineiro em 08/03/2012 - 11:48h

Srs.

Estou testando a instalacao do openfire 3.6.9 no XP com integracao no postgres.

À principio, deu tudo certo na instalação, exceto que ao incluir a URL do servidor, sem perceber, eu inclui o endereco ........";org" no final da informacao ao invés de ...........".org" de modo que ao tentar startar ou mesmo entrar na area do administrador vem uma tela de erro incluindo esta parte com a inclusao indevida de um ";" no lugar de um ".".

Sendo assim, como nao tenho experiencia com a aplicacao e nem o conhecimento necessario pra reparar o erro na pós-instalacao, como faco pra localizar onde estes parametros se encontram, em quais arquivos de configuracao e se sao editaveis, pra tentar resolve-lo manualmente?

O BD foi corretamente inserido no postgre e tudo parecia ok a menos deste erro impeditivo.

Penso q se eu tiver acesso direto à configuracao possa corrigir o erro e testar entrando novamente.

Agradeço sugestoes e que alguem me ensine o "caminho das pedras".

Obrigado.

PAULO MINEIRO


[83] Comentário enviado por sujeitosuspeito em 25/10/2012 - 14:08h

Ola

Configurei tudo certo os clientes acessam o servidor porem nao abre a lista de contatos oq pode ser?

Fico no aguardo

[84] Comentário enviado por jeff.jno em 12/03/2013 - 16:09h

Boa tarde amigos,

Estou com uma dúvida, não sei se é o apache ou o openfire.

Ele funcionava até otem perfeitamente no entanto hoje ele não loga nenhum usuário, quando abro o via o browser ele vai para a tela de setup, consegui conectar no BD normalmente no entanto mesmo reiniciando o server ele volta a não conectar e quando abro o browser ele volta para a tela de setup.

Alguem já passou por isso?

[85] Comentário enviado por ncfadel em 05/09/2013 - 15:25h

Boa tarde paulorvojr, estou utilizando o OpenFire com MySQL e cliente Spark no meu TCC de Sistemas de Informacao.
Estou com uma duvida, inclui um usuario diretamente no banco atraves da linha de comando, mas quando entro no Openfire,
o usuario nao é listado, mas o numero de registros conta com o novo registro incluido.
Voce pode me ajudar? Obrigado!

[86] Comentário enviado por paulorvojr em 05/09/2013 - 20:59h

ncfadel,

O correto é você incluir pelo web-admin do openfire, pois não somente no banco de dados ele inclui o registro, há outros arquivos que ele escreve.
Quando você da um insert, ele ao listar a quantidade da um select * count na tabela, ai sim vai aparecer +1.

Mas quais locais exatamente ele escreve, cria, faz, só analisando com calma, de cabeça não tenho essa informação.

abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts