Screensaver para todos

Olá comunidade Open! Em meu segundo artigo, novamente voltado para o público iniciante, irei abordar o uso de um simples recurso, para muitos de pouco interesse, para mim e com certeza muitos outros iniciantes, SHOW DE BOLA! Screensavers nos mais diversos ambientes gráficos!

[ Hits: 31.402 ]

Por: Lucas Diniz de Paula Lima em 13/07/2003


Screensaver



Algumas considerações iniciais à este artigo: uso Linux há cerca de 1 ano, sendo que a maior parte desse tempo é referente a um aprendizado "pingado" (como falamos aqui em SP), um processo sem continuidade, mexe um pouco aqui, para... depois um pouco em outro assunto! Enfim, o conhecimento é uma luta que tem de ser tramada e VENCIDA diariamente!

Há cerca de 4 meses tenho usado somente o WindowMaker, mais leve, flexível e na minha humilde opinião, muito mais usual! Após algumas "batalhas" pra personalizar de um jeito mais adequado às minhas tarefas, me deparei com um "problemão" que me deixou "encafufado" (aqui de SP tb! hehe)! Onde diabos eu habilito minha proteção de tela? Como irei "travar" meu desktop da ação de outros usuários da empresa? wmakerconf? Não! Para os RedHatenses ou Conectivenses, linuxconf? Menos ainda!

Com razão (ou nem tanto), a maioria dos usuários iniciantes são encaminhados para ambientes mais "amigáveis", como o KDE por exemplo, por ser bastante intuitivo, ter muita coisa em comum com o Windows (tirando as operações ilegais, exceções fatais...). Acaba sendo "menos traumatizante" para os aspirantes à grandes administradores de redes! Como o nosso assunto aqui é SCREENSAVER, sejamos sucintos!

O KDE pode ser considerado com um ambiente que possui "screensaver nativo", ou seja, ele não necessita da intervenção de nenhum pacote paralelo para executar essa função! Abordaremos abaixo, a aplicação dessa função dentro do KDE:
  • botão da direita sobre o desktop da máquina (em seguida, clicar no menu...)
  • configurar área de trabalho (e selecionar a opção...)
  • Protetor de tela
Bingo! Agora é só selecionar um dos muitos exemplos que acompanha o pacote KDE e, ao lado do menu de seleção, definir o tempo em que o protetor de tela entrará em ação! Podemos também selecionar a opção "Requerer senha para finalizar protetor de tela", assim quando feito alguma ação no micro (teclado ou mouse), o KDE irá solicitar a senha de usuário para retornar ao ambiente.

Pronto! Podemos ver que em ambientes mais amigáveis não é necessário muita coisa pra ativar esse recurso.

Para aqueles que, assim como eu, não possuem uma máquina muito robusta, aqueles casos onde a memória não passa de uma vaga lembrança, o KDE quase sempre não é viável. Partimos então, para o uso de ambientes leves, como dito no começo do artigo e irei abordar em nossa próxima página, a aplicação de um (espetacular!) pacote para solucionar esse problema...xcreensaver!

Go! Go!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Screensaver
   2. WindowMaker + xscreensaver
Outros artigos deste autor

NFS sem segredos

Restrição em diretórios usando o Apache2 sem mistérios

Leitura recomendada

Relato: Instalação mista dos sistemas Linux, MacOS e Windows na mesma rede

Uma pequena análise do Gentoo Linux

Fazendo o Palm/Treo Funcionar no Ubuntu/KUbuntu

Relato do 7° FGSL - Fórum Goiano de Software Livre

PNL para Hacking

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 13/07/2003 - 03:06h

Lucas, ficou massa o seu artigo!

Contribuindo um pouquinho, para colocar o xscreensaver iniciando automaticamente no WindowMaker, basta editar o arquivo ~/.xinitrc e adicionar as seguintes linhas:

xscreensaver &
exec wmaker

[2] Comentário enviado por thomas135 em 01/11/2006 - 03:06h

OTIMOOOO

TA DE PARABENS =)

[3] Comentário enviado por juliaojunior em 06/11/2006 - 14:56h

muito bom. ficou realmente legal

[4] Comentário enviado por mmoscz_old em 03/12/2019 - 22:27h

Quando comecei com linux, 1994/1995, havia um screensaver que eram uns morceguinhos, depois de algum tempo, eu não achei mais esse.
Alguem sabe qual era o nome?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts