Scim e OpenOffice.org

Neste artigo vou mostrar de forma simples e rápida como configurar o Scim para se utilizar no OpenOffice.org, tendo suporte para escrita em vários idiomas, como japonês, coreano, chinês, dinamarquês, hebraico e muitos outros (muitos mesmo).

[ Hits: 7.732 ]

Por: Monica Barcelos em 31/07/2010


Instalando o Scim



Nesta dica vou mostrar de forma simples e rápida como configurar o Scim para se utilizar no OpenOffice.org, tendo suporte para escrita em vários idiomas, como japonês, coreano, chinês, dinamarquês, hebraico e muitos outros (muitos mesmo).

Escolhi o Scim por ser bem amplo; se você for olhar na lista de pacotes pode perceber que ele tem integração com Anthy (scim-anthy) e Canna (scim-canna), e ainda dá suporte a vários idiomas. Vamos simplesmente instalar alguns pacotes, super rápido.

Para começar vamos instalar o próprio Scim (no Mandriva):

# urpmi scim

Se estiver usando outra distribuição, não gosta ou tem trauma de linha de comando, basta utilizar o gerenciador de pacotes (porque todas as configurações aqui podem ser feitas graficamente ou pela linha de comando).

Agora para poder utilizar ele no OpenOffice.org:

# urpmi scim-tables scim-m17 libm17n m17n libanthy

Se preferir, pode instalar pelo gerenciador de pacotes ou configurar graficamente pelo MCC.

Obs.: Pelo MCC, vá em Sistema > Gerenciar localização para seu sistema.
Linux: Scim e OpenOffice
Depois escolha Portuguese Brazil e clique em próximo. Na próxima tela escolha Brasil e em avançado escolha método de entrada Scim. Então ele vai começar a instalar os pacotes. Logo depois encerre sua sessão, e as configurações serão aplicadas.

Agora basta abrir o OpenOffice.org e testar: aperte Ctrl+Space para ativar o scim. Aparece uma barrinha e clicando no botão, tem uma lista enorme de idiomas para escolher.

Usando o Scim no OpenOffice.org

Seria bom se baixando menos de 1 MB você pudesse escrever com todos este idiomas; mas para escrever você precisa de fontes que possam suportar os caracteres. Por exemplo, se eu quiser escrever em coreano, vou precisar das fontes que suportem coreano. Existem vários pacotes de fonte nos repositórios, então basta você escolher o idioma e instalar a fonte.

# urpmi fonts-ttf-korean

Se você não souber o nome do pacote ou quiser mais fontes, basta ir no gerenciador de pacotes e pesquisar por fonts-ttf e ir escolhendo.

Depois disso, abra o OpenOffice.org (se estiver com ele aberto, feche e abra novamente para que ele reconheça a nova fonte), escolha a nova fonte que foi instalada, escolha o idioma na barrinha do scim e comece a digitar normalmente.
Linux: Scim e OpenOffice
E pronto! É só isso.

Pode ficar muito chato se toda vez que você for trocar de idioma, ver aquela lista enorme do scim; então se quiser, basta abrir as configurações do scim (scim-setup), na parte IMEngine > Global Setup e ir desmarcando os idiomas que você não vai usar.

O OpenOffice.org tem suporte também a vários idiomas, então se quiser habilitar também é bom; pois daí você pode escolher as fontes padrões para os idiomas, então quando você escolher um idioma, a fonte muda automaticamente. Basta ir em Ferramentas > Opções > Configurações de Idioma > Idioma e habilitar layout asiático e/ou CTL e apertar Ok. Depois volte lá, e na parte OpenOffice.org Writter, você pode configurar: Fontes básicas (asiáticas) e/ou Fontes básicas (CTL).

Se você está utilizando o computador para aprender outro idioma, também é legal instalar o StarDict; que é um dicionário que dá suporte a muitos idiomas, podendo utilizar os dicionários do Babylon (aqui mesmo no site você encontra dicas e guia de instalação). Ou ainda pode instalar o QstarDict, que é basicamente a mesma coisa, só que em Qt.

   

Páginas do artigo
   1. Instalando o Scim
Outros artigos deste autor

Criando um tema de apresentação no Mandriva

Leitura recomendada

Dominando o BrOffice.org: Tabelas no Writer; Uso do Navegador de Objetos

Validação de dados no OpenOffice.org Calc

Instalando e configurando o OpenOficce 1.1 RC4 (português)

O Linux e o Star Office

Criando uma função no OpenOffice.org Calc

  
Comentários
[1] Comentário enviado por julio_hoffimann em 31/07/2010 - 16:10h

Oi Monica,

Ótima dica, não conhecia o Scim ou qualquer ferramenta semelhante que pudesse ser usada com o OpenOffice.org. Ainda é um dos meus desejos aprender japonês e quando souber irei usá-lo.

Abraço!

[2] Comentário enviado por removido em 01/08/2010 - 20:17h

he, he....
E eu que achava que o scim era só para ser deletado da lista de software...
Eu adorava removê-lo, tirava uma "pacotaiada" do synaptic que era uma maravilha. Mas tb tinha lá sua explicação: eu nunca sabia para que servia.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts