Quer achar uma distro descontinuada? Veja as alternativas

Por que baixar distros descontinuadas? Provavelmente, não será para o uso no dia-a-dia. Um dos principais motivos é para fins educacionais.

[ Hits: 887 ]

Por: Mauricio Ferrari em 15/07/2020 | Blog: http://linguagemcfacil.mozello.com/


Introdução



Quantas distros Linux já não existiram até hoje? Quantas ainda estão a serem criadas? Quantas existem até hoje? Será que é possível resgatar as distros obsoletas? Saiba que existem pessoas que se preocupam em manter o máximo de distribuições descontinuadas possível para que os usuários Linux possam as utilizar como ferramenta de estudo e conhecimento.

ALTERNATIVAS

Se você se interessar em encontrar distros descontinuadas existem duas alternativas.

A primeira alternativa é o DistroWatch:
DistroWatch é um site da internet mantido pela Ladislav Bodnar e está ativo desde 2001. Lá você encontra todas as distribuições Linux e BSD até o momento. O site informa sobre novas distribuições, atualizações, lançamentos, resenhas e notícias sobre distribuições Linux. Também edita semanalmente uma coluna de opinião e notícias do mundo do software livre. Possui também, um "ranking" que avalia as distribuições Linux de acordo com a quantidade de acessos no site. E como é um site que lista todas as distribuições conhecidas até hoje, ela listará as descontinuadas também e algumas podem até serem baixadas.

Você vai em Find/Submit Distro e Descontinued Distributions para chegar até aqui e visualiza-las:
Linux: Quer achar uma Distro Descontinuada? Veja as alternativas.
A segunda alternativa é o Archive OS:
Segundo o próprio site "Archive of Operating Systems está salvando o excelente trabalho de muitas pessoas excelentes que criaram distribuições / sistemas operacionais Open Source e / ou Freeware. Os sistemas que arquivamos são baseados em Linux, BSD, DOS, Solaris e outras tecnologias independentes. [...] O mais importante é salvar os sistemas e deixar que as próximas gerações de usuários os encontrem, experimentem e aprendam sobre eles o máximo possível. Os sistemas antigos não devem ser usados para uso diário nas estações de trabalho de produção, mas podem ser usados para fins educacionais."

Eles estão afirmando salvas as distribuições obsoletas para que possam ser baixadas para fins educacionais. Então aqui estão as distros descontinuadas e também versões antigas de distribuições que ainda podem estar e desenvolvimento.

E na aba Linux que estão essas distribuições:
Linux: Quer achar uma Distro Descontinuada? Veja as alternativas.

CONCLUSÃO

É muito importante que pessoas apoiassem projetos que visam fins educacionais e de conhecimento. Pois assim, projetos que muitos desenvolvedores se desempenharam a fazer, são guardados e mantidos para que as pessoas vejam sua colaboração na comunidade mesmo que sua distro não tenha persistido.

Um ponto que devo ressaltar agora, mesmo com equipes se esforçando em guardar as distribuições descontinuadas, você vai perceber que esses sites não tem tudo. Eu mesmo não consegui encontrar o Mandriva no ArchiveOS, mas encontrei no DistroWhatch. O Mandrake e o Conectiva não puderam ser encontrados nesses locais ou pelo menos não foi possível o download da distro obsoleta.

Se alguém conhece mais algum local assim, não deixe de citar aqui.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Pendrive MultiBoot com o Ventoy Não Funcionou? Tem Solução!

Criando acima de quatro partições no HD

Aplicativos do Windows que já tiveram suporte no Linux

Mate Desktop no Slackware

Instalando MultiLIB no Slackware 14.2 com Atualizações pelo GSlapt

Leitura recomendada

FreeRADIUS - Noções básicas - Parte I

Uma geral acerca do WindowMaker

Ubuntu ou Debian com KDE Plasma

Particionamento de disco com o openSUSE

O gerenciador de pacotes RPM

  
Comentários
[1] Comentário enviado por clodoaldops em 15/07/2020 - 17:41h

Da lista do DW eu cheguei a "testar" : All in One, Chakra , ChaletOS , GeckoLinux, Metamorphose, Salix, siduction, VectorLinux, wattOS,
Deses aí o wattOs e Salix foram o que mais me identifiquei


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts