Oracle VirtualBox - Levando a VM no Pendrive

Neste tutorial, vou mostrar como podemos levar nossa VM a qualquer lugar e inicializá-la a partir de qualquer computador que tenha o Oracle VM VirtualBox instalado. É importante ressaltar que o próprio software permite que isso ocorra através das funções "Exportar Appliance" e "Importar Appliance", no entanto, estas são muito funcionalidades muito lentas e, normalmente, principalmente se a Máquina a for muito grande, levam o computador ao travamento.

[ Hits: 10.117 ]

Por: Roitier Campos Goncalves em 31/03/2016


Introdução



"Oracle VM VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware. Geralmente usado por desenvolvedores de sistemas, ou profissionais de TI."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/VirtualBox

Levando a VM no Pendrive

As VM's são muito utilizadas no meio acadêmico, dado a possibilidade de criação de um laboratório virtual. Um laboratório virtual dá um flexibilidade muito grande para o usuário, uma vez que a perda de uma VM, não implica na perda da máquina física. A reinstalação de uma VM não se mostra tão onerosa para o usuário, tendo em vista que uma simples cópia dos arquivos correspondentes à VM são suficientes para a reinstalação.

Neste tutorial, vou mostrar como podemos levar nossa VM a qualquer lugar e inicializá-la a partir de qualquer computador que tenha o Oracle VM VirtualBox instalado. É importante ressaltar que o próprio software permite que isso ocorra através das funções "Exportar Appliance" e "Importar Appliance", no entanto, estas são muito funcionalidades muito lentas e, normalmente, principalmente se a máquina a for muito grande, levam o computador ao travamento.

Sendo assim, esse tutorial é bem simples e mostra menos de 10 passos que nos permitirão andar com a nossa VM e levar no nosso Laboratório para qualquer lugar.

Imagine viajar com 10 computadores na mala... Seria interessante!!!!?

Então vamos lá!

Passo 1 - Em "Arquivos", "Preferencias", "Geral": Altere a "Pasta Padrão para Máquinas" para o um local a sua escolha.

Obs.: se quiser apontar direto para o Pendrive ou HD Externo, já pode fazer nessa etapa.

Passo 2 - inicialize a máquina e proceda com a instalação do SO desejado;Passo 3 - Vá para a pasta apontada no Passo 1 e copie-a para o seu Pendrive ou HD externo.

Obs.: caso tenha apontado para a mídia externa no passo 1, pule o passo 3.

Passo 4 - no "novo" computador, abra o VirtualBox e clique em "Nova" para proceder com criação de uma máquina virtual.

Passo 5 - dê o nome e selecione o sistema operacional desejado.

Passo 6 - Configure o tamanho da memória RAM da Máquina Virtual que você criará. É importante entender que você está transportando uma VM e que o compartilhamento dos recursos da máquina física que está sendo utilizada depende do hardware.

Obs.: geralmente o Oracle VM VirtualBox não permite a utilização de mais que 50% da memória RAM da máquina física.

Passo 7 - marque "Utilizar disco rígido existente" e navegue até seu Pendrive ou HD Externo, chegando até a pasta da VM que você copiou no passo 3.

Passo 8 - Clique em "próximo" e na tela seguinte "Criar".

Pronto! Máquina transportada... As configurações que você fizer na máquina virtual, independente do sistema operacional, vão andar junto contigo, onde você for.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Configuração de Indentação no Vim - Tabs e Espaços

Tint2 - Split TaskBar com Dual Monitor

Adicionando pacotes do SuSE 9 via WEB

Apache2, PHP5, MySQL5 e PhpMyAdmin com certificação SSL no Debian Etch

Usando Linux em computadores de baixo processamento e pouca memória

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Marcelo-hso em 04/04/2016 - 22:47h

OLá, muito bom o tópico, então é Só eu instalar a Vm diretamente no pendrive que conseguirei acessar de outros pc's normalmente, isso será ótimo me ajudara bastante !

[2] Comentário enviado por BlackWhite em 11/04/2016 - 18:15h

Coisa facil eu consegui fazer isso com VMWare Workstation é tbm vc pode fazer isso com o programa Rufus e só criar uma maquina virtual e dps criar pendrive com ele :D


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts