OCS-NG Inventory no Debian 8 (Jessie) - Instalação e Configuração

O OCS inventory NG é um software livre que permite aos administradores de rede gerar um inventário completo de seus ativos de TI. O OCS-NG coleta informações sobre o software e o hardware das máquinas em rede que executam seu agente. As informações coletadas são organizadas e gravadas em um banco de dados instalado no servidor, o OCS utiliza uma interface WEB pra exibir as informações de forma amigável. O OCS também conta com uma função chamada IpDiscover, que funciona como um SNMP scan que identifica todos os equipamentos da rede.

[ Hits: 2.430 ]

Por: Willian ricardo mendonca em 11/05/2017 | Blog: http://www.vivaolinux.com.br/


Introdução



O OCS inventory NG (Open Computer and Software Inventory Next Generation) é um software livre que permite aos administradores de rede gerar um inventário completo de seus ativos de TI. O OCS-NG coleta informações sobre o software e o hardware das maquinas em rede que executam seu agente ("OCS inventory agent").

As informações coletadas são organizadas e gravadas em um banco de dados instalado no servidor, o OCS utiliza uma interface WEB pra exibir ao usuário, ou administrador de rede, as informações coletadas de forma amigável. O OCS também conta com uma função chamada IpDiscover, que funciona como um SNMP scan que identifica todos os equipamentos da rede.

O princípio de funcionamento do OCS é o seguinte, o agente se comunica com o servidor (nunca o contrário) e envia as informações de inventário em formato XML, essa informações são tratadas pelo servidor e gravadas no banco de dados MySQL. As trocas de informações entre cliente e servidor podem ser feitas via HTTP ou HTTPS, as transmissões de software e SNMP scan são feitos somente em HTTPS.

O servidor de gerenciamento do OCS-NG é composto basicamente por quatro elementos, são eles:
  • Servidor de banco de dados → que armazena informações de inventário (MySQL),
  • Servidor de comunicação → que lida com as comunicações HTTP ou HTTPs entre o servidor de banco de dados e agentes (Apache e Perl),
  • Console de administração → que permite aos administradores consultar o servidor de banco de dados usando seu navegador favorito (Apache, php)
  • Servidor de implantação → que armazena toda a configuração de implementação do pacote (Apache, SSL).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
   3. Agentes
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

DeVeDe - Produzindo discos de vídeo

Integrando Nagios e Google Maps

Um olhar sobre o Portage-Tools - Parte III

Mentis - Reprograme-se

Yenka - Mais que um simulador de circuitos eletrônicos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por jeffersonmartins em 16/05/2017 - 10:20h

Parabéns pela contribuição!
Utilizo o OCS no pátio da empresa. Software completo, constatei que, consegue verificar até o serial do monitor de cada workstation. Isso é diferencial perante outros que fazem o mesmo serviço!
Só estou em dúvida de uma configuração.
Se a máquina trocar de IP/Rede, ele identifica como novo equipamento, duplicando-o na lista geral. Sabe me dizer como faço para corrigir?
Obrigado!
E parabéns pela matéria, bem redigida!

[2] Comentário enviado por rodrigo_leonel em 16/05/2017 - 11:09h

Muito boa a contribuição, peço que de uma olhada nos links que, por aqui, não funcionaram.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts