O mundo a um clique e um "Eu" fora de nós

Este artigo visa abrir um debate sobre a velocidade da informação, mostrando que para conseguir realizar projetos de qualidade e aprender algo novo é necessário ter paciência e controle de si mesmo. Este é o primeiro dos artigos que escrevo com finalidade de chamar a atenção do leitor para a comunidade "Conhecimento Livre", que visa humanizar o conhecimento tecnológico.

[ Hits: 13.357 ]

Por: Leonardo Afonso Amorim em 19/05/2006


Conhecendo a comunidade "Conhecimento livre"



Link:

O porquê da comunidade "Conhecimento Livre" existir:

Nas formatações de artigos, percebi vários erros, não só de gramática, mas também uma certa baixa auto-estima da comunidade e até soberba.

Desde muito tempo, já venho percebendo comportamentos opostos e extremistas. Novos usuários são humilhados, os usuários mais experientes se tornam mais fechados e perdem o espírito livre.

A idéia era criar um espaço dentro do VOL a fim de ajudar as pessoas da comunidade desde os ótimos programadores, administradores de sistemas e redes e, principalmente, os novos usuários a expor melhor suas idéias nos textos, trabalhar a auto-estima dos novos usuários, conscientizar os usuários mais experientes sobre a importância de se respeitar o novo usuário.

A vantagem de nós que estamos envolvidos no software livre é que temos a mente aberta, a inteligência desobstruída para aprender não só a lógica dos programas e sistemas. O desenvolvimento do nosso país depende do desenvolvimento do capital humano.

Pensando nisso tudo e tendo consciência do papel que o projeto VOL tem na comunidade, parei para pensar em criar esta comunidade. Nessa comunidade, eu, inicialmente, começarei sozinho, caso ninguém possa contribuir de imediato, com dicas de português, exemplos de construções de textos, filosofia e psicologia.

Acho que a comunidade de software livre precisa de um choque de humanidade. Precisamos, urgentemente, humanizar o conhecimento para que possamos levantar a bandeira do software livre.

Pensamentos que mostram a filosofia dessa comunidade:

"O problema não está em ter ego ou não, o problema é tê-lo mal educado" Mestre DeRose

"Nunca desencorage ninguém que continuamente faz progresso, não importa quão devagar" Platão

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Conhecendo a comunidade "Conhecimento livre"
   2. O mundo a um clique e um “Eu” fora de nós
   3. Dicas para melhorar o aprendizado e a produtividade
Outros artigos deste autor

Cego guiando cego

Técnicas de memorização para facilitar o uso VI (Comandos básicos)

Configurando JAVA no Firefox para acessar página de bancos

Introdução ao uso de Shell Script

OpenLdap no Debian Squeeze

Leitura recomendada

Mulheres na Informática: O Movimento LinuxChix BR

LINA - Open Source em todo lugar

Viva o Linux - mas sem muletas

Um níquel de volta

Acabando com o Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 19/05/2006 - 14:04h

"ajudar as pessoas da comunidade desde os ótimos programadores, administradores de sistemas e redes e, principalmente, os novos usuários a expor melhor suas idéias nos textos, trabalhar a auto-estima dos novos usuários, conscientizar os usuários mais experientes sobre a importância de se respeitar o novo usuário. " - muita sensibilidade de sua parte!!! Parabéns!!!

[2] Comentário enviado por goldblade em 19/05/2006 - 14:17h

Esse teu artigo diz tudo, algo que eu estava pensando já que passei por uns problemas de sáude recentemente devido a ansiedade, sou programador e estou terminando um projeto e essa ansiedade fez com que passasse mal nos ultimos dias.. fui no medico e ele me mandou relaxar.... Parabens..

[3] Comentário enviado por marcosomelhor em 19/05/2006 - 14:25h

Muito bom estava precisando disso faz um tempo muito obrigado.

[4] Comentário enviado por artin em 19/05/2006 - 14:51h

sem mais palavras...
parabens...

[5] Comentário enviado por thiagosc em 19/05/2006 - 15:14h

Primeiramente parabéns pelo ótimo artigo que nos elucidou bastante sobre a "correria"que vivemos hj em dia, vale lembrar aquele diatado: "toda grande caminhada começa com o primeiro passo". Lendo e refletindo sobre esse artigo vemos como nossa época está conturbada com tanta informação. Mas como vc mesmo frisou no artigo devemos nos organizar para vivermos neste mundo!!! Novamente parabéns!!!

[6] Comentário enviado por capeleiro em 19/05/2006 - 20:58h

Leonardo,
Parabéns, pelo seu ótimo texto, realmente espero que algumas pessoas que esqueceram o verdadeiro sentido das palavras "Comunidade Livre" e "Compartilhar conhecimento". Além disso seu artigo nos dá boas dicas e também mostra-nos que devemos repensar o sentido de nossas vidas nas correria deste mundo cheio de informação e tanta ansiedade por conhecimento.... Realmente muito bom o seu texto. Prabéns!!

[7] Comentário enviado por Maycon Pires em 20/05/2006 - 10:44h

Primeiramente venho parabenizar sobre o excelente artigo. Realmente o mundo de hoje pensamos muito em estudos, relacionamentos virtuais(msn , flog, orkut) e deixamos de lado sem querer as pessoas mais importantes das nossas vidas ( pai , mãe , irmãos,namorada ) , então não vamos deixar de curtir essas pessoas maravilhosas que vivem ao nosso lado pois família é a base de tudo. E novamente parabéns pelo artigo"
Vlw galera da VOL!

[8] Comentário enviado por liviocf em 20/05/2006 - 12:31h

Parabéns!! Fiquei muito feliz por ver que não sou o único a me sentir precionado em "estar" em vários lugares ao mesmo tempo (orkut, msn...) e, dessa forma, não estar em nenhum deles!! Fico feliz quando vejo que, mesmo em tempos de correria intensa, exitem pessoas que tentam frear essa loucura do dia-dia e nos fazem pensar no que seria mais importante: nossos amigos verdadeiros ou nossa "rede de amigos" num "orkut" qualquer da internet! Talvez seja verdade, temos que aprender mais! Mas também temos que aprender melhor! Então concordo com você: vamos relaxar e nos concentrarmos em coisas que realmente nos interessam e, claro, uma de cada vez!!!
Parabéns novamente!!

[9] Comentário enviado por okil em 20/05/2006 - 14:49h

cara para bens muito baua as dicas uma filosofia muito legal muito cabesa meu ostei msm as pessoua tam precisando muito pq a vida nao é so trabalho te familia,namorado,amigos isto sim é que importa heheh pq o queto as pessoua pode tirade vc mais o maor ja mais seta tirado ehhehehe muito paa bens cara ehehhe

[10] Comentário enviado por nataliawanick em 22/05/2006 - 17:03h

Parabéns Léo...muito bom seu artigo!!! Natalia (do Bozo)

[11] Comentário enviado por cassiobrehm em 23/05/2006 - 22:00h

Parabéns mesmo. Devemos ter calma... Muita calma...

[12] Comentário enviado por agk em 26/05/2006 - 11:17h

Parabéns, esse artigo nos leva a refletir sobre alguns aspectos de nossa vida, tanto profissional quanto pessoal. Temos que ser seletivos, tirar o que é bom e descartar o que nos é ruim. E o mais importante, dar um passo de cada vez. E mais importante ainda, ter a capacidade de dar o primeiro passo.
[ ]'s.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts