Março/2007
Primeira semana
No mês de Março, indo a uma escola em minha cidade para "cuidar" da sala de informática, como voluntário... Vi, num lugar que nunca havia notado antes, um Telecentro.
Entrei no local e me deparei com 30 computadores um do lado do outro e um lá no cantinho (logo imaginei: aquele é o servidor!).
Porém, TODOS os computadores, incluindo o servidor (que era meio feinho. Parecia mais uma estação), estavam desligados e ninguém na sala.
Fui pedindo informação até encontrar e conversar com a diretora do local.
Ela disse que tinham voluntários, mas que os computadores viviam dando problemas e eles não tinham quem arrumasse (sem cobrar absurdos). E falou também que o "servidor" não funcionava. Estava lá, desligado.
Então ofereci para dar a manutenção necessária para deixar os computadores rodando perfeitamente e o servidor operante.
Notei que os computadores tinham Windows 98 e que o servidor possuía Windows XP.
Logo pensei:
Linux será o sistema operacional que vou botar aqui! :)
Segunda semana
Na semana seguinte fui até o Telecentro. Baixei o
SuiteTelecentro e instalei no servidor.
Configurei TUDO o que eu utilizava em casa:
- OpenOffice.org
- Configurei o som para que saísse no servidor, já que todos os computadores não possuíam caixas de som.
- Configurei os drivers, USB e tal.
- Configurei o o servidor como sendo servidor de impressão, também.
- Configurei o SQUID com autenticação e desenvolvi uma página simples em PHP para que eles mesmos criasse/editassem e excluíssem usuários.
- Configurei boot animado para que os alunos se interessassem pelos recursos que o nosso bom e velho Linux possui e que poucos "sabem";
- Configurei o servidor de arquivos com quota de disco por usuário.
O SuiteTelecentro rodava em distribuição Debian
GNU/Linux. Muito estável por sinal. Até então eu nunca tinha utilizado ela em produção. Eu usava o Fedora.
Os computadores ficaram muito bons! Rápidos... com muitos recursos. Parecia que eu estava usando o meu computador de casa.
Tinha tudo o que era preciso para fazer trabalhos, navegar na internet, mensagens instantâneas e assim pra frente..
Ficou muito bom.
As estações eram Pentium 2 400 Mhz com 128 MB de RAM e tinham HD de 7 GB (que, quando terminei a minha missão lá, tive o prazer de jogar no lixo!).
Terceira semana
Na segunda-feira fui lá para instruir os instrutores que o Telecentro possuía, e para ver, claro, como a rede se comportava com TODOS os computadores ligados e trabalhando.
Antes dos instrutores chegar no local, usei e muito os recursos da rede que eu tinha configurado (até então eu não tinha utilizado os 30 simultaneamente).
Notei que estava lenta, que o servidor estava no GARGALO. Afinal, eram 30 computadores conectados ao mesmo tempo num Pentium 4 2.4Ghz com 1024 MB de RAM (DIMM) e um HD IDE de 80 GB.
No mesmo minuto chamei a diretora (que é uma pessoa que não entendia muito de informática) e expliquei a situação. Mostrei como era (como os computadores bootavam pela rede por disquete, no LTSP server. Tirei o disquete de um e fiz bootar pelo HD, aparecendo o logo feio do Windows 98 na tela) e mostrei, junto com o Debian do lado.
Ela se surpreendeu. Adorou! Achou fantástico a estabilidade do sistema (ela tinha dito que usavam 5 minutos um computador antes e apareciam telas azuis). Ficou lá utilizando o computador. Depois de 2 horas (sim, realmente foram 2 horas) ela levanta apavorada e fala para mim:
Meu Deus Lucas!!! Eu esqueci de te perguntar. Quanto isto irá nos custar?
E eu com aquele sorriso disse: somente um servidor novo! :)
Expliquei a situação do servidor. Disse que precisaríamos de um mais potente, já que os 30 computadores se conectarão e armazenarão dados nele. Ela levantou da cadeira, ligou para a empresa que atendia o Telecentro e disse:
Vou passar para o Lucas, ele irá dizer que servidor vai querer, e quero ele o mais rápido possível.
o/
Que administrador não sonha com isto? Claro que eu fiquei muito feliz!
Na mesma semana o servidor chegou. Pedi um Intel Xeon com 2 processadores e 4 GB de RAM. HDs em RAID 0+1 e tal.
Aproveitei para hospedar o site do Telecentro e e-mails. E aquela máquina "velha", deixei para firewall. :)
Quarta semana
Instalei tudo novamente! Configurei como eu tinha configurado. A rede ficou ótima! Parecia que as estações eram Core 2 Duo com Fedora 12 64bits e EXT4. =)
Gostei muito do resultado.
Treinei os instrutores que ficaram maravilhados com a situação.
Esta semana, 3 anos depois.. Passei lá novamente. E, tudo está como deixei. Linux rodando, instrutores cada dia mais interessados nos sistemas e alunos com os olhos presos aos monitores. Legal, né?
Espero que em outras partes do Brasil tenhamos pessoas assim:
Seja livre, use Linux!
:)
Um abraço a todos do Telecentro Lar da Caridade.