Linguagens de programação: o que são e quais existem?

Neste artigo, pretendo explicar o que é uma linguagem de programação e fazer uma breve apresentação sobre cada uma das linguagens mais populares.

[ Hits: 2.197 ]

Por: Beatriz Monteiro em 17/12/2018


Introdução



Você liga um computador e percebe que existem diversos programas, cada um servindo para atender diferentes tarefas. Há editores de texto, navegadores de internet, reprodutores multimídia, dentre muitos outros. Esses programas são nada mais nada menos que uma série de instruções que dão ordens ao processador de uma máquina, para que este componente, com o auxílio de outros, como memória de acesso aleatório (RAM) e discos, siga cada uma das etapas a fim de realizar uma atividade.

Se um chefe de uma empresa ordena a um funcionário que se levante e entregue os relatórios, isso pode ser considerado uma instrução, a qual tem uma intenção por trás, uma vez que relatórios são documentos importantes para a organização das empresas e à melhor tomada de decisão dependendo de como anda mercado, a concorrência etc. Mas para que o chefe consiga dar suas ordens, ele necessariamente deve estar falando um idioma que o funcionário entenda. Não adianta o funcionário ter tido contato apenas com português e o superior se comunicar apenas em aramaico, não haverá diálogo, consequentemente, a pessoa não poderá cumprir as instruções.

O mesmo acontece com os computadores. As máquinas só entendem sequência binária, composta pelos números 0 ou 1. Nem português, nem espanhol nem mesmo o universal inglês são compreendidos pelos computadores. Uma vez que escrever programas usando a essa lógica seria muito complicado, difícil de aplicar manutenções e atualizações e fácil de cometer erros de forma bem mais frequente, desenvolveu-se as linguagens de programação, que são formas de programar em uma linguagem mais próxima da compreendida pelo ser humano, as quais serão transformadas em linguagem de máquina mediante algum programa.

Nas próximas páginas, serão apresentadas as linguagens Assembly, de compilação e de interpretação.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Assembly
   3. Linguagens de compilação
   4. Linguagens interpretadas
Outros artigos deste autor

Guia de Instalação do Ubuntu

Compilando o Kernel Linux

Apresentando a programação orientada a objetos

Guia para iniciantes no Linux

Leitura recomendada

Instalando o Slackware em português

Linux, porque não?

Usando cron e crontab para agendar tarefas

Sistema lento? Encontrando a causa do problema

Chakra Linux - Apresentação, instalação e configuração

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ricardogroetaers em 18/12/2018 - 07:50h

Em linguagem simples deu seu recado sobre linguagem de programação.

[2] Comentário enviado por xerxeslins em 18/12/2018 - 13:14h


Só digo uma coisa: artigo favoritado.

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds


Contribuir com comentário