Introdução aos trabalhos com bases de dados no OpenOffice.org Calc

Neste artigo vamos aprender o que é uma base de dados propriamente dita e classificá-la, os tipos básicos de bases de dados que podemos manipular, como o OpenOffice.org Calc poderá nos auxiliar a manipular pequenas bases de dados, não como um gerenciador de bases de dados (softwares SGDB) como o OpenOffice.org Base, mas como uma ferramenta auxiliar na criação e manipulação de tabelas.

[ Hits: 23.311 ]

Por: jorge luiz vidal soares em 15/10/2009


Introdução



Vamos primeiramente para a parte teórica, visto que você poderá estar em uma roda de amigos conversando sobre o assunto e precisa de algum fundamento. Não vamos nos aprofundar em conceitos, mas vamos ter o mínimo de informação necessária para prosseguirmos com o artigo.

A definição primitiva de base de dados é aquela que diz que base de dados é um conjunto de informações correlatas em uma ou mais colunas e que tais informações podem ser agrupadas em linhas que possuem características ou propriedades semelhantes e que posteriormente, tais informações podem ser consultadas ou alteradas. Muitos chamam de BANCO DE DADOS, eu prefiro BASE DE DADOS. Quer um exemplo?

Aqui no VOL temos uma base de dados de membros que pode possuir várias tabelas (exatamente, várias tabelas relacionadas entre si através de campos denominados chaves - esses conceitos ficam para mais tarde em outro artigo) e uma delas tem informações tais como nome, idade, email, data de cadastro, dentre outras.

Quer mais um exemplo?

Imagine um supermercado. Quando você leva a sua lista de compras, pode encontrar ou não o produto no mercado. Se você encontra o produto coloca no carrinho e depois vai ao caixa. Este passo, "ir ao caixa", significa que algumas operações serão efetuadas no controle de estoque, que é um tabelão ou tabelões com vários registros, que sofrem alterações de quantidade e preço a todo instante. A sua compra é uma transação com um ou vários itens, sendo que o cliente é o número da sua nota fiscal e para este cliente existe uma tabela de itens adquiridos. Preste atenção que o número da nota fiscal vai se relacionar com a sua tabela de itens adquiridos. Chamamos essa base de dados de relacional.

Pois bem, de forma bem simples, já temos uma definição do que é uma base de dados. Só que uma base de dados é composta de duas coisas muito importantes. Campos e registros. Os campos são normalmente as colunas e os registros são as linhas. É claro que uma base de dados pode estar relacionada com outra e/ou distribuída, o que piora a situação para gerenciá-la, mas não vamos entrar no detalhe nesse artigo. Veremos bases de dados, aqui neste artigo, simples, em forma de uma única tabela. E nela, poderemos realizar classificações, cadastros, filtragens, seleção, critérios simples e múltiplos, mostraremos como funciona um formulário de cadastro no OpenOffice.org Calc, recurso que agiliza o processo de cadastramento.

Criando a base de dados

Para começar, carregue o seu aplicativo OpenOffice.org Calc na memória do seu computador.

Dê o comando:

Aplicativos > Escritório > OpenOffice.org Planilha Eletrônica

Vamos precisar de uma tabela. Construa a que está na figura abaixo:
Linux: Introdução aos trabalhos com bases de dados no OpenOffice.org Calc
Observe os campos: Nome, Endereço, Bairro, CEP, Estado, UF, Telefone, Celular e Email. Observe agora os registros da linha 2 até a linha 10. A largura das colunas você pode escolher de forma que fique com um visual adequado. Se preferir, passe o cursor na área que divide uma coluna com outra e, a ao surgirem as setinhas, dê um duplo clique para a largura se ajustar ao maior tamanho de conteúdo da célula.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Classificando a base de dados
Outros artigos deste autor

Criando formulário e subtotais no OpenOffice.org Calc

Básico do OpenOffice.org Calc

Estudo de funções de estatística básica no OpenOffice Calc

Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffice.org Calc

Criando uma função no OpenOffice.org Calc

Leitura recomendada

Validação de dados no OpenOffice.org Calc

Estudo de funções de estatística básica no OpenOffice Calc

Selecionando dados numa tabela para confecção de gráficos no oocalc

Formatação de linhas e colunas da planilha do OpenOffice

Dominando o BrOffice.org Writer com o uso de estilos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cleysinhonv em 15/10/2009 - 08:39h

Professor, bacana d+++, desse jeito teremos que usar as suas documentações para fazer as migrações em empresas.

Parabéns.

[2] Comentário enviado por Teixeira em 18/10/2009 - 09:36h

Mais uma vez parabenizo ao colega pela leveza na exposição de mais esse artigo - aula.
Tenho percebido que a grande dificuldade que os usuários têm com as planilhas é exatamente o não saber obter resultados, e não saber como inserir ou manipular os dados, pois isso os cursinhos genéricos não ensinam.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts