Instalando o brModelo no Linux

O brModelo é um programa de modelagem UML que pode ser usado para fazer diagramas de classes e diagramas/modelos entidade relacionamento. O programa é baseado em Java e por isso é multiplataforma. Basta ter o Java instalado para executá-lo. Ele não possui um instalador, por isso vou ensinar a fazer a instalação manual no Slackware. Mas vai servir para todas as distribuições Linux em geral.

[ Hits: 609 ]

Por: Mauricio Ferrari em 18/06/2020 | Blog: http://linguagemcfacil.mozello.com/


Introdução



Em 2005 foi desenvolvida uma ferramenta de código aberto totalmente gratuita voltada para ensino de modelagem de banco de dados relacionais com base na metodologia defendida por Carlos A. Heuser no livro "Projeto de Banco de Dados", com o nome de brModelo. Esta ferramenta foi criada com base no trabalho de conclusão do curso de especialização em banco de dados pelas universidades UFSC (SC) e UNIVAG (MT), orientado pelo Professor Dr. Ronaldo dos Santos Mello, após se constatar a inexistência de uma ferramenta nacional para que seja utilizada nessa finalidade.

Em junho de 2006 foi realizado o lançamento da versão 2.0. Nessa época, acreditava-se que a modelagem de bancos de dados relacionais poderia ser substituída nos próximos dez anos por ferramentas de desenvolvimento de software orientadas a objeto que propunham a persistência do modelo de classes diretamente em um sistema de gerência de banco de dados (SGBD), sem a necessidade de uma análise do modelo voltada exclusivamente para os dados.

Em 2015, verifica-se ainda a existência de grande demanda por conhecimentos na área de modelagem de dados relacionais e, inclusive, a produção de novos artefatos para abstração dos diagramas de dados, em especial, os conceitos relacionados à modelagem conceitual e lógica. O mercado não substituiu os SGBDs relacionais e novas funcionalidades têm sido implementadas ao programa. Por isso, o brModelo continua a ser utilizada em várias universidades e centros de ensinos técnicos no pais e até mesmo no exterior.

Isso motivou a continuação os trabalhos de desenvolvimento e a publicar uma nova versão do brModelo, também baseada em código aberto, porém em linguagem de programação mais atual e com possibilidade de trabalhos colaborativos. A nova versão está sendo desenvolvida em Java, mantém todas as funcionalidades da versão anterior. A ferramenta oferecerá uma nova oportunidade para avanços no ensino de banco de dados. Esta nova versão da brModelo implementa outras notações diagramáticas que podem ser úteis no processo de modelagem conceitual.

A interface do brModelo apresenta uma interface muito simples, mas extremamente funcional. A pequena barra de tarefas possui todas as ferramentas necessárias para criar Localize qualquer objeto criado entidades, relacionamentos, atributos, etc.

Além disso, no menu localizado mais acima da tela é possível editar diversas outras configurações. Se não bastasse, é possível ainda alternar entre diversos modelos abertos e também localizar com facilidade qualquer objeto criado. Com poucos cliques é possível realizar as mais diversas tarefas.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e Considerações Finais
Outros artigos deste autor

Criando acima de quatro partições no HD

Mate Desktop no Slackware

LXQT Desktop no Slackware

Compilando o p7zip-desktop no Ubuntu e Linux Mint

Instalando MultiLIB no Slackware 14.2 com Atualizações pelo GSlapt

Leitura recomendada

Arapuca - Expandindo as funcionalidades do FreeRADIUS

2FA-Auth - Gerando Códigos de Autenticação 2FA no seu Terminal

Controlando o XMMS a partir do celular

Instalando o CMS Drupal 4.7

Instalação e Configuração do Puppet

  
Comentários
[1] Comentário enviado por alexoab em 23/06/2020 - 21:56h

se der errado na hora de baixar a imagem vá direto aqui : https://github.com/chcandido/brModelo/raw/master/src/imagens/logico.png

na linha : $ sudo mv brModelo.png /opt/brModelo
mude

para: $ sudo mv logico.png /opt/brModelo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts