Instalando o Slackware em 15 minutos

Bom, todo mundo gosta de fazer mistério e criar fábulas quanto a instalação do Slackware Linux, mas esse artigo tem como objetivo acabar um pouco com esses mitos e mostrar que essa distribuição é tão fácil de ser instalada como qualquer outra.

[ Hits: 182.081 ]

Por: André Luiz Michi em 22/05/2004


Começando



Neste artigo vou mostrar como fazer a instalação full do Slack, que é a opção mais rápida e mais prática pra quem ainda não conhece o sistema.

Recomendo que você use um HD separado e que possa ser formatado, reformatado, particionado e tudo mais o que tiver direito. O ideal é que ele tenha pelo menos 4 GB, já que a instalação full vai ocupar mais ou menos 2 GB.

OBS: As figuras são meramente ilustrativas.

Não esqueça de mudar a opção de boot no setup de sua máquina.

Vamos lá, o primeiro passo pra começar a instalação é ter os dois CDs do Slackware 9.1. Você pode baixas as imagens em:
Depois do boot do cd você irá cair numa tela como essa:


Nessa tela você pode passar alguns parâmetros especiais no boot, mas como vamos fazer uma instalação padrão, vamos apenas apertar o [ENTER]. =)

Pronto.

Agora você tem que se logar como root. Sem segredos, né?

Slackware login: root [Enter]

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Começando
   2. Particionando o disco
   3. Formatando e escolhendo o file system
   4. Seleção de pacotes e tipo de instalação
   5. Kernel, disco de boot e lilo
   6. Mais lilo e o mouse
   7. Instalação e configuração da rede
   8. Sendmail e fuso horário
   9. Senha do root
   10. Considerações finais
Outros artigos deste autor

Como ajudar a comunidade Linux

LoadBalance e Failover com OpenBSD e PF

Fazendo backup de DVDs

Jogos no Linux

Iniciando no NFS

Leitura recomendada

Como instalar o LAMP no openSUSE Leap e Tumbleweed

Mamãe, quero Arch! (parte 2 - final)

Detecção de intrusos (IDS), conceitos e implantação do SNORT

Uma introdução ao shell (parte 1)

O Linux cada vez mais próximo do desktop

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 22/05/2004 - 07:30h

excelente texto sobre o install do slackware !!!!!
depois de ler seu texto ninguém mais terá "medo" de instalar o slackware !!!!!
parabéns !!!!!
:0)

[2] Comentário enviado por warlinux em 22/05/2004 - 09:36h

Parabéns, mesmo ....
Ah um tempo atrás, fui me aventurar a instalar o Slackware, depois de muitos amigos meus, RedHatUsers, dizerem que Slack é muito díficil já começando pelo instalação, etc.

Instalei e gostei, me adaptei melhor a estrutura dele, e estabilidade, e aí mostrei as facilidades, e beneficios para eles, e consegui fazer que alguns tb instalassem o Slack.

O que falta é vontade do pessoal ler, artigos, tutoriais, etc. e aí ficam dizendo que isso é difícil, aquilo não funciona. blahahahahahahahblabalablablablab ...

[3] Comentário enviado por naoexistemais em 22/05/2004 - 12:16h

Caro Simmons,

Apesar de você não ir com a minha cara, esta de parabens seu artigo e o mesmo ganhou uma nota no www.linuxit.com.br.

Parabens.

[4] Comentário enviado por _simmons_ em 22/05/2004 - 14:42h

Obrigado pelos elogios pessoal. =)

wrochal: Obrigado pela nota no linuxit. Não é questão de não ir com a sua cara, eu só não gostei de algumas atitudes que você teve.

Vivaolinux - Porque nós amamos a Liberdade.

André Michi

[5] Comentário enviado por kalashinikov em 22/05/2004 - 17:13h

Tenho algumas dúvidas em relação ao Slackware: Na revista PC Master deste mes, veio o Slack 9.1 porém em 1 cd sem o KDE e Gnome. Eu tenho eles (KDE e Gnome) em CD, gostaria de saber como instalar no Slack e como atualizar no SuSE 9. ainda no Slack gostaria de saber se meu modem USRobotics 56k voice PCI (2976) hardmodem. também tenho um PCTEL HSP 798, placa de som Via AC'97, Gostaria de saber tamém como instalar e configurar o Postgresql. Se puderem ajudar fico muito agradecido.

Ass:Kalashinikov

[6] Comentário enviado por naoexistemais em 22/05/2004 - 19:16h

Caro Simmons,

Não curto certa atitudes de pessoas imaturas então por esse motivo tomei atitudes que nem foram corretas, mas isso é passado.

falou,

[7] Comentário enviado por cvs em 23/05/2004 - 09:36h

Realmente, quando li o titulo não levei muita fé, mas cara, ficou massa esse texto!
parabens! :D

[8] Comentário enviado por se®gio em 23/05/2004 - 14:38h

Simmons,
ficou umas duvidas..
1- qdo vc dah o boot no cd ele pede pra vc escolher o teclado para prosseguir e chegar ateh o promtp onde vc vai formatar...
2 - vc mencionou que o codigo da swap eh 83... nao eh o 82 nao?

[9] Comentário enviado por jllucca em 23/05/2004 - 18:29h

Simmons,

excelente artigo! Mas, o problema do slackware não é a instalação e sim a configuração pós-instalação... Eu sempre levo um bom tempo arrumando detalhes... Quem nunca mexeu no slackware sempre tenta achar uma desculpa...

[]'s

[10] Comentário enviado por Oki em 23/05/2004 - 23:03h

André,

Nota 10! Depois você me paga uma cerveja que fica tudo certo, hehehe.

[]'s
Celso Goya

[11] Comentário enviado por ErhnamDjinm em 24/05/2004 - 00:00h

Uma coisa muito legal que dá pra faze na instalação do Slack e em nenhum outro linu xque já instalei é configurar o hdparm. Dá ma diferença considerável no tempo de instalação...

[12] Comentário enviado por plugada em 24/05/2004 - 02:42h

Olá Amigos, Muito bom até um tempo eu achei complicado, assim que trocar de pc e instalar o slack, vou acompanhar seu artigo.

Beijos Pra Todos =*

Plugada.

[13] Comentário enviado por _simmons_ em 24/05/2004 - 08:10h

Sérgio: Valeu pela dica, nem tinha notado.

O Código da partição swap é 82 mesmo.

Abraço,

André Michi

[14] Comentário enviado por hugh em 24/05/2004 - 11:17h

André, sem puxar saco, o artigo tá show de bola e com certeza vai fazer aumentar o número de usuários do Slackware! Ae Celso, agente te manda os cds, pega uma cópia do artigo e instala o slack ae, nós sabemos que o seu problema com o slackware é na instalação! hahahaha
falow André!
:*
[]'s

Victor Faria (HUGH)

[15] Comentário enviado por canaman em 24/05/2004 - 12:50h

Pra completar, um post-install do slackware está disponível no site do piter punk: http://www.piterpunk.hpg.ig.com.br/artigos.html
Também há várrios outros artigos sobre slackware

[16] Comentário enviado por pierry em 24/05/2004 - 13:33h

Tutorial bom, sem segredo e sem mistério como o slackware;

slackware because it works!

www.slackwarezine.com.br

[17] Comentário enviado por streetlinux em 24/05/2004 - 21:55h

Viva o Slack!

[18] Comentário enviado por taiar em 24/05/2004 - 21:58h

Cara ... muito bom .... meus parabéns!

Perfeito ... abordou tudo ...

[19] Comentário enviado por zeus em 26/05/2004 - 22:32h

tipo depois que eu instalei o slackware 9.1 no meu pentium III 866 ele
pede o login e a senha blz, mas depois que eu logo ele pede "root(name):" ALGUEM PODE ME AJUDAR?

[20] Comentário enviado por zero_X em 27/05/2004 - 15:09h

eu ainda não instalei o Slackware 9.1, mais tenho uma duvida.
esta versão reconhece todos driver tipo placa de som moden (pctel) e outros!
valeu grande!

[21] Comentário enviado por faiper em 11/06/2004 - 04:56h

Show de BOLA acho tambem que o OKI vai para slackware

[22] Comentário enviado por gcafelinux em 20/06/2004 - 20:59h

Viva o linux!
Descomplicando e divulgando o Slack!
Valeu Michi..

[23] Comentário enviado por redstyle em 21/07/2004 - 16:59h

Muito bom artigo.

Um link com as informações de pós-instalação do slackware é esse : http://www.aplinux.com.br/mostraartigo.php?artigoid=70&artigocat=2

[]'s

[24] Comentário enviado por _chacal_ em 18/09/2004 - 12:22h

neste site encontran-se os artigos mais uteis que se pode imaginar parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[25] Comentário enviado por matuzalem em 24/09/2004 - 17:17h

Valeu _Simmons_ ;)
Artigos como o seu, estimulam os curiosos iniciantes como eu, a se aventurarem cada vez mais no mundo do open source, e escapar das garras castradoras dos sistemas proprietários...
Minha iniciação se deu a 4 meses com um cd do prof.Morimoto (kurumin), descobri o Vector e finalmente o Slackware...
Aprender é preciso...


[26] Comentário enviado por jacal em 11/12/2007 - 16:26h

Muito bom tutorial..vlw

[27] Comentário enviado por PLUG.NET em 08/04/2008 - 23:50h

FIZ TUDO QUE VC INDICOU NO TOPICO DE INSTALAÇÃO. SO QUE NA HORA DE DAR O COMANDO CFDISK, APARECE UMA MENSAGEM DIZENDO:
FATAL ERO HARD DISK DRIVE O QUE É ISSO, COMO EVITAR ESSE ERRO, NÃO ERA PARA PARTICIONAR O HD, ESSE, COMANDO?
POR FAVOR RESPONDA ESTOU COM A DISTRO A MAIS DE DOIS DIAS PRA INSTALAR E NAUM OBTIVE AJUDA NESSE PROBLEMA, OBG.

[28] Comentário enviado por plug.net em 24/06/2008 - 19:52h

http://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik#Configura.C3.A7.C3.B5es_iniciais
gente da so uma olhadinha nesse link ai.
tem um pouco de config de mikrotik.... achei massa!!!

[29] Comentário enviado por removido em 17/10/2009 - 22:42h

Legal, Vou Instala-lo para testes.

[30] Comentário enviado por AndersonInacio em 22/06/2015 - 11:29h

Parebens, muito bom o artigo, consegui instalar o slackware usando o mesmo metodo apos 10 anos do artigo ter sido criado

[31] Comentário enviado por removido em 29/04/2017 - 22:23h

Gostei do artigo.

Links para baixar o Slackware:

http://mirrors.slackware.com/slackware/slackware-iso/

http://www.slackware.com/torrents/


Instalação:

https://docs.slackware.com/pt-br:slackware:install



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts