Instalando o Slackware 10.1

Nesse artigo mostro como instalar o Slackware Linux 10.1 passo-a-passo. Todos nós sabemos a dificuldade de achar material atualizado na internet e também sabemos como é difícil instalar o Slackware Linux pela primeira vez, pois o mesmo só pode ser instalado em modo texto.

[ Hits: 80.591 ]

Por: Eduardo Takeshita em 07/06/2005


Instalando o Slackware 10.1



Máquina testada:
  • Processador: Celeron 2.0 Gb
  • Placa Mãe: Gigabyte/845PE
  • Placa de vídeo: Radeon 9200se
  • Memória de 1024Gb
  • Mouse USB s/fio
  • Teclado US_Intl
  • Monitor: Sansung 17"

Chegamos a parte que mais estávamos esperando, a hora da instalação. Suponho que você já tenha os 2 CD's de instalação do Slackware nas mãos né? Vamos pôr a mão na massa então!

1) Coloque sua máquina para dar o primeiro "BOOT" a partir do CDROM. Isso você altera na "BIOS" do seu PC , coloque o CD 1 de instalação na gaveta do CDROM antes de reiniciar a sua máquina.

2) A primeira tela será a de apresentação, basta apenas teclar [ENTER] para ele começar a carregar o sistema.

3) Nessa fase ele estará perguntando qual o tipo de teclado você está usando. Para selecionar basta teclar a tecla [1] depois [ENTER].

4) Com isso você irá cair em uma janela de cor meio "esverdeada" com o nome de "KEYBOARD MAP SELECTION", no meu caso eu uso a primeira opção:

"qwerty/us.map"

Que é o teclado US_Intl (teclado americano), agora se esse não for o seu caso, basta você selecionar o seu modelo teclado com as setas direcionais (sobe/desce) e teclar [ENTER]. Com isso você irá para uma outra janela chamada "KEYBOARD TEST", que nada mais é que uma janela para você ver e testar o seu teclado. Faça o teste, se deu tudo certo basta teclar [1] e [ENTER], agora se você escolheu o teclado errado... calma... você também tem a opção de voltar, basta teclar [2] depois [ENTER], com isso você voltará até a janela "KEYBOARD MAP SELECTION". Escolha o teclado e faça todo o procedimento novamente.

5) Quando você escolher o seu teclado, você irá voltar para o terminal com a seguinte linha no prompt:

slackware login:

Basta digitar a palavra "root" e depois [ENTER]

6) Com isso aparecerá uma outra linha:

root@slackware:/#

Basta digitar "cfdisk" (sem aspas) e teclar [ENTER]. Irá aparecer uma janela semelhante ao fdisk do "Windows" que se chama "CFDISK 2.12". É agora que você terá que criar as partições do seu Slackware Linux. Suponhamos que você tenha um HD de 30GB, então sua tela estará mais ou menos assim:

hda1         Pri/Log      Free Space       30000.00

Selecione está opção com as "setas direcionais" (sobe/desce), na mesma janela irá ter um item com o nome de "NEW", escolha está opção também com as "teclas direcionais" (direito/esquerdo), tecle [ENTER], escolha a opção "PRIMARY" e [ENTER].

Agora escolha o tamanho do volume, suponhamos que você tenha 256MB de RAM, então o número será 512.00 (sempre o dobro da sua RAM).

Digite 512.00 se no seu caso for 256 de RAM ou 1024.00 se for 512 RAM e assim por diante. Tecle [ENTER] e escolha a opção "BEGINNING" e [ENTER].

Repare que agora sua partição estará com o nome de "PRIMARY LINUX", basta ir até a opção "TYPE" e [ENTER], aparecerá vários itens basta teclar [ENTER] novamente e digitar o número [82] e mais uma vez [ENTER]. Com isso você voltará para a tela do "CFDISK 2.12", repare que agora sua partição chama-se "Primary Linux Swap". Sua partição "swap" está pronta e seu Slackware quase pronto para ser instalado.

7) Na mesma janela do "CFDISK 2.12" selecione a opção "Pry/Log Free Space" novamente com os direcionais (sobe/desce) e escolha a opção "NEW" e [ENTER]. Depois escolha a opção "LOGICAL" com os direcionais (direito/esquerdo) novamente e [ENTER].

No meu caso irei usar todo o espaço livre, que é 29500.00 - que significa 29G - e 500MB de volume. Isso mudará de acordo com o tamanho que você quer usar, eu recomendo criar pelo menos 10Gb (10000.00), depois tecle [ENTER]. Repare que o volume mudou de nome, agora é "LOGICAL LINUX", agora vá até a opção "TYPE" novamente e [ENTER], você cairá de novo naquela tela com vários itens, basta teclar qualquer tecla, digitar o número [83] e [ENTER].

Com isso você voltará para a tela do "CFDISK 2.12" e escolha a opção "WRITE", [ENTER] e digite a palavra "yes", depois [ENTER]. Feito isso sua partição Linux estará criada. Agora vá até a opção "QUIT" com as setas direcionais (direito/esquerdo) e [ENTER]. Você voltará na janela do "prompt de comando com a seguinte linha:

root@slackware:/#

Digite a palavra "setup" (sem aspas) e [ENTER].

8) Você cairá na tela "esverdeada" novamente com o nome de "SLACKWARE LINUX SETUP". Escolha a opção "ADD SWAP", depois tecle [ENTER]. Com isso ele reconhecerá sua partição "swap", que no caso é "/dev/hda1" de "512KB", basta teclar [ENTER] e ele formatará sua partição. Tecle [ENTER] novamente na janela "SWAP SPACE CONFIGURED".

9) Agora você estará na janela com o nome de "SELECT LINUX INSTALLATION PARTITION". A opção "/dev/hda5" já estará selecionada, basta teclar [ENTER] para você cair na janela "FORMATPARTITION /dev/hda5". Selecione a opção "Format" "Quick Format with no bad block checking" e em seguida [ENTER].

10) Com isso você cairá em uma janela chamada "SELECT FILE SYSTEM". Nesta janela você escolhe qual o tipo de arquivos que seu sistema terá, eu prefiro o escolher a opção "ReiserFs" "Hans Reiserf's Journaling Filesystem", que é o padrão do Slackware. Depois tecle [ENTER] em "OK", com isso ele formatará sua partição "/dev/hd5".

11) Neste item você cairá em uma janela com o nome de "DONE ADDING LINUX PARTITION TO /etc/fstab", basta teclar [ENTER].

12) Agora você estará em uma janela com o nome de "SOURCE MEDIA SELECTION". Escolha a primeira opção " 1 Install from a Slackware CD or DVD" depois em "OK" e [ENTER].

13) Na próxima tela terá o nome de "SCANNING FOR CD OR DVD DRIVE", escolha a opção "auto" "Scan for the CD or DVD drive (recommended)", depois em "OK" e [ENTER].

14) Feito isso você cairá em uma janela "PACKPAGE SERIES SELECTION". Todas as opções estarão marcadas, menos a "KDEI". Esta opção é recomendada para quem quer instalar suporte a língua portuguesa ou outra língua. Para marcar está opção basta selecionar com as setas direcionais (sobe/desce) e teclar a barra do [SPACE] para selecionar. Depois vá em "OK" e [ENTER].

15) Com isso você cairá em uma janela com o nome de "SELECT PROPTING MODE". Se for sua primeira vez instalando um sistema Linux, escolha a opção (FULL), agora se você já usa alguma distribuição Linux eu recomendo a opção (expert). Como este artigo é voltado para as pessoas iniciantes, vamos escolher a opção (FULL). Agora em "OK" e [ENTER].

16) Agora vá jogar um game, tomar um café, porque demora um pouquinho para instalar o Slackware, só fique esperto pois ele irá pedir o CD 2 de instalação.

17) Pronto! Depois que acabar de instalar tudo, você cairá em uma janela com o nome de " INSTALL LINUX KERNEL". Escolha a opção "CDROM", depois "OK" e [ENTER]. O sistema irá solicitar o CD 1 de instalação, troque e [ENTER] novamente.

Com isso você irá para outra janela chamada "CHOOSE LINUX KERNEL", escolha a opção:

/cdrom/kernels/bare.i/bz.Image

Depois vá em "OK" e [ENTER]. Com isso ele copiará o "kernel" do CDROM para o seu computador.

19) A próxima janela terá o nome de "MAKE BOOTDISK", esta opção é para quem tem dois sistemas operacionais, como não é nosso caso, escolha a opção "Skip" depois "OK" e [ENTER].

20) Nesta próxima fase você estará na janela "MODEM CONFIGURATION", como eu uso conexão ADSL, vou marcar a opção "CANCEL" e [ENTER].

21) A próxima janela será "ENABLE HOTPLUG SUBSYSTEM AT BOOT" , esta opção serve para detectar seu hardware USB automaticamente, como scanners, mouse, etc. Eu recomendo que marque está opção. Então vá em "YES" e [ENTER].

22) A próxima janela será para configurar o LILO com o nome de "INSTALL LILO". Para quem não sabe o "LILO" é o gerenciador de BOOT do seu computador, no caso se você tiver o Windows instalado no seu sistema ele irá perguntar toda vez que você ligar o computador "qual sistema você quer utilizar", Windows ou Linux. Como não é nosso caso, escolha a opção "Skip", "OK" [ENTER].

23) A próxima fase será a configuração do seu mouse - MOUSE CONFIGURATION -, escolha o tipo do seu mouse. No meu caso, como é um USB, vou escolher esta opção, "OK" e [ENTER].

Aparecerá uma janela com o nome de "GPM CONFIGURATION", basta escolher a opção "YES" e [ENTER].

24) Na próxima janela é a configuração da internet "CONFIGURE NETWORK", escolha a opção "YES" e [ENTER]. Ele vai pedir para digitar o "HOST NAME", coloque qualquer coisa, pois este será o nome que sua máquina terá, mas pense em alguma coisa criativa! :-P.

25) A próxima tela terá o nome de "ENTER DOMAIN FOR ...", coloque qualquer nome e [ENTER].

26) Nesta fase a janela terá o nome de "SETUP IP ADDRESS FOR ....". Se você usa um modem tipo roteador, escolha a opção "DHCP", mas como eu uso... a minha conexão de internet requer senha e login, vou direto na opção "CANCEL" e [ENTER].

27) Na próxima tela terá o nome de "CONFIRM STARTUP SERVICES TO RUN". Esta opção eu só marco o item "rc.cups" para poder instalar minha impressora sem problemas mais tarde, agora se você quer montar um servidor de DNS por exemplo, marque a opção "rc.bind". Escolhidas as opções vá em "OK" e [ENTER].

28) No próximo item o sistema irá perguntar se você quer trocar as fontes do console (prompt de comandos) na janela "CONSOLE FONT CONFIGURATION". Eu marco a opção "NO" e depois [ENTER], mas se você tiver a necessidade...

29) Nessa fase o sistema irá perguntar se você quer acertar o fuso horário do seu micro, como eu moro no Japão, seleciono a opção "YES", depois "OK" e [ENTER]. Irá em outra janela com o nome de "TIME ZONE CONFIGURATION", selecione seu país, depois "OK" e [ENTER].

30) Na próxima janela o sistema irá perguntar qual gerenciador de janelas você quer como padrão, "SELECT DEFAULT WINDOW MANAGER FOR X", eu particularmente prefiro o Fluxbox, mas se você está começando agora a mexer com o Linux, recomendo a opção:

"xinitrc.kde" "KDE: K Desktop Enviroment"

Marque esta opção e vá em "OK" e [ENTER].

31) Nesta fase o sistema estará lhe informando que o seu Slackware não tem uma senha de "root".

PS: O "root" no sistema Linux é o "manda-chuva", só ele pode instalar, deletar, dar permissões, etc.

Então recomendo criar a senha, para isso marque a opção "YES" e [ENTER]. Você irá cair no prompt de comando novamente, no final da tela terá uma linha assim:

New password:

Coloque a senha que você desejar, contando que não esqueça ;-P. O sistema mandará você redigitar a senha.

Re-enter password:

Digite sua senha novamente e tecle [ENTER] 2 vezes.

32) Agora o sistema lhe informará que o seu Slackware está instalado, basta teclar [ENTER].

33) Nesta fase você irá para a primeira tela do item "8" do artigo, basta selecionar a opção:

"EXIT    Exit Slackware Setup"

Depois em "OK" e [ENTER], feito isso sua gaveta do CDROM irá abrir, retire o CD de instalação e reinicie a máquina com as famosas teclas "Ctrl + Alt + Del".

34) Seu sistema irá reiniciar e cairá na seguinte linha de comando:

login:

Digite a palavra "root" (sem aspas) e [ENTER]. Feito isso aparecerá a seguinte linha:

password:

Digite a sua senha do item "31" do artigo, o sistema irá mandar digitar a sua senha novamente e tecle [ENTER]. Com isso você já vai direto para o sistema.

root@nome_da_máquina:/#

35) Se tudo ocorreu bem na hora da instalação, basta digitar o comando:

# startx

Para você começar a usar o Linux no modo gráfico. Caso dê algum erro, o seu hardware não foi reconhecido. Calma... não se desespere! É só digitar o comando:

# xorgcfg -textmode

Para poder configurar todo o seu sistema. Neste aplicativo não se esqueça de salvar sua configurações antes de sair ok?!

PS 1: Nesta parte eu não posso te ajudar, pois cada máquina tem suas peças, diferentes umas das outras ok? Perguntas sobre o hardware, poste na seção de perguntas.

PS 2: Se você tem o Windows instalado em seu sistema você precisará de um aplicativo para liberar espaço no HD para fazer a instalação do Slackware Linux. As mais conhecidas são:
  • QTParted - que se encontra no CD do Kurumin Linux;
  • DiskDrake - que se encontra no CD do Mandrake Linux;
  • Partition Magic - usado somente em sistemas Windows.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Um pouco do Slackware
   2. Adquirindo o Slackware 10.1
   3. Instalando o Slackware 10.1
   4. Sites relacionados ao Slackware Linux
   5. Artigos e dicas aqui no VOL
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor

GoblinX: Mais um filho do Slackware

Slax - O seu Slackware de bolso

Atributos de arquivos no Linux

Pós-instalação no Slackware 10

Repartindo o HD e instalando o Mandrake 10

Leitura recomendada

Formatar para Linux

Introdução ao gEDA - Suíte de eletrônica

Tumbleweed, o openSUSE Rolling Release

Como resolver problemas com o pkg-config

Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Grejaooo em 07/06/2005 - 09:49h

Desculpe amigo, mas o Slackware não foi o primeiro linux a ser lançado no mundo, o que acontece é que o Slackware é a distribuição Mais antiga ainda em andamento, ou seja, a mais antiga que ainda tem continuidade do projeto.

[2] Comentário enviado por Grejaooo em 07/06/2005 - 09:49h

Desculpe amigo, mas o Slackware não foi o primeiro linux a ser lançado no mundo, o que acontece é que o Slackware é a distribuição Mais antiga ainda em andamento, ou seja, a mais antiga que ainda tem continuidade do projeto. Vejo que sempre escreve artigos de slackware, por sinal todos muito bons :)

att
Renato Greggio
Slacklife Group
www.slacklife.com.br

[3] Comentário enviado por removido em 07/06/2005 - 10:31h

como eu sempre digo : slackware comanda ...
a propósito , antes de eu ser usuário de slack , também era adepto
do mandrake , o slackware foi a única distribuição que me fez largar
o mandrake ...
:0)

[4] Comentário enviado por Pandegas em 07/06/2005 - 10:51h

Cara eu configurei mas deu um problema, quando eu rodo o #alsaconf ele acha minha placa de som (on-board), mas quando rodo o #alsamixer ele diz que não existe mixer, mas com o #alsamixer -c 1 ele abre, mas nao adianta tirar do mudo pq n roda som.

Alguem sabe o que pode ser?

[5] Comentário enviado por Pandegas em 07/06/2005 - 10:54h

Cara eu configurei o som mas deu um problema, quando eu rodo o #alsaconf ele acha minha placa de som (on-board), mas quando rodo o #alsamixer ele diz que não existe mixer, mas com o #alsamixer -c 1 ele abre, mas nao adianta tirar do mudo pq n roda som.

Alguem sabe o que pode ser?

[6] Comentário enviado por hellnux em 07/06/2005 - 10:55h

E ae......

Parabéns!!! mandando bem no Slack, artigo muito bom, vou indicar esse artigo aos meus amigos, um guia completo para usuários do Slack ;)

Abraços.......
Até.

[7] Comentário enviado por beetle_juice em 07/06/2005 - 11:17h

<grejaooo>
Valeu pelo comentário... mas, seria legal então, você também colocar aqui qual foi a primeira distribuição Linux lançada no mundo! Blz? Estou esperando resposta e abraços!!

<megatron>
E aí megatron blz? pela primeira vez eu vejo um comentário seu em alguma coisa que publiquei... ainda bem, que você não criticou rs... Valeu Magatron...

<pandegas>
Dah uma olhada nesse artigo que eu postei também sobre o Slackware deve te ajudar... segue o link aí:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2592

Espero ter ajudado...

<hellnux>
Você melhor que ninguém sabe o que eu comentei no meu artigo anterior... "sobre dar preferência pra quem tem dificuldade com o Linux", acho que esse é o meu papel nas minhas contribuições para o v.o.l, pois como eu também disse nesse artigo... "eu penei pra caramba!!".
E também queria agradecer a sua confiaça em mandarem seus amigos seguirem o meu artigo! Fico muito feliz e gratificado!

Valeu galera! =]
[]'s
beetle_juice.

[8] Comentário enviado por Grejaooo em 07/06/2005 - 11:24h

Beetle_juice ,,, não foi uma critica, foi apenas um comentario, inclusive ainda elogiei seus artigos, Me desculpe se lhe ofendi.
Quanto à primeira distribuição linux existente, eu realmente não sei, ja vi a muito tempo atras o nome das primeiras, mas realmente não gravei, afinal, eu so gravo o que é bom, como o slackware :) .

Quanto a seus artigos, gostaria muito de tê-los em meu site, afinal, como disse, são sempre de excelente qualidade :) ...

att
Renato Greggio
Slacklife Group
http://www.slacklife.com.br

[9] Comentário enviado por paulinholinux em 07/06/2005 - 11:34h

Ai cara legal o artigo, ajuda muita gente que ta começando agora ....

com certeza o slackware é uma das melhores distribuições pra aprendizado .... ou vc aprende e usa ou senta e chora ;)

vo mandar aqui um link de um artigo que é de grande ajuda pra quem é iniciante e usa modem dial-up

bom cara ai vai o link de um artigo que escrevi sei que nao tem muita gente que usa modem dial-up mas com certeza existem alguns que ainda nao são beneficiados por uma ADSL ou uma conexão Wi-fi, entao ai pro pessoal que curte o slackware e ainda usa modem ta aqui uma dica de como instalar um modem lucent no slackware, serve tanto pro 9 ou 10 ou pro 10.1 ...........

Instalando Lucent WinModem no Slackware10 sem complicações
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1639

e novamente

parabéns pelo artigo !!!

Paulinho
<<-_->>

[10] Comentário enviado por beetle_juice em 07/06/2005 - 11:37h

<grejaooo>
Por favor não entenda mal! Só gostaria de saber qual a primeira distribuição! Por favor... todos sabem aqui que eu sou um cara que não ofendi ninguém... Quando eu não gosto de um comentário, eu simplismente "IGNORO" totalmente o comentário, que foi o caso do artigo anterior, segue o link:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2592

Deu pra perceber a difença quando eu não gosto de um comentário? Não sou de ficar respondendo comentários de pessoas que não gostaram do meu artigo ou dica! E mais uma vez peço desculpas... se eu me expressei mal com minha palavras...
Agora em relação a publicação dos meu artigos, com certeza você pode publicar sem problemas no seu site! Fico feliz e gratificado com o seu gesto...
Torno a dizer novamente... me desculpe mas, não foi minha intenção!
Um grande abraço
Eduardo Takeshita (beetle_juice)

<yabadabadoo>
Valeu pelo comentários... gostei da parte ".... ou vc aprende e usa ou senta e chora ;)" Espero que essa sua dica também ajude muitos usuários que estão tendo dificuldades de instalar um modem como esse...
t+
[]'s
beetle_juice.

[11] Comentário enviado por Grejaooo em 07/06/2005 - 11:39h

Beetle_juice Desculpe se lhe ofendi, não era esta a minha intensão pelo contrario, so queria corrigir uma informação que não esta correta, mas que não agrava em nada a qualidade de seu artigo, tanto não era intensão criticar que ainda elogiei seus artigos.

Não sei qual foi a primeira distribuição de linux que teve, so o que sei é que Slackware não foi a primeira, é sim uma das mais antigas e a mais antiga com o projeito ainda em continuidade, mas não a primeira, ja vi uma vez um artigo falando das primeiras distribuições, mas nao gravei nome. Se pesquisarmos conseguimos descobrir isso.

gosto tanto de seus artigos que gostaria ate que publicasse eles em meu site também, assim como tenho alguns que postei pegando aqui no VOL.

Renato Greggio
Slacklife Group
http://www.slacklife.com.br

[12] Comentário enviado por beetle_juice em 07/06/2005 - 11:47h

<grejavooo>
Com disse meu grande brother! Você está livre!!! Pode fazer o que quiser com tanto que coloque meu nome e meu nick no artigo =]... Acho que não é pedir de mais é? Desculpe a confusão...
Espero que seja de boa utilidade meus artigos em seu site!
t+
[]'s
beetle_juice.

[13] Comentário enviado por Grobsch em 07/06/2005 - 12:18h

Fala confrade!!! Falando de Slackware... A maior, a primeira e única... hehehe
Acho que o Slackware tem características fundamentais, imbatíveis, que outras distros costumam não ter, mas muitos usuários acabam sentindo falta quando vem para o Slack...
Fundamental a pasta /opt para o Kde separada, fundamental o uso do esquema BSD no boot... EU ODEIO aquela tal pasta /etc/init.d... e segue por este caminho...
Os pacotes do Slackware também estão entre os melhores, mesmo quando alguns recursos faltam... é melhor um programa funcionar direito do que ser instável...
Em resumo, é uma distro fabulosa, por isso serve de base para meu projeto... e espero que fique assim para sempre...

Abs

Flavio [Grobsch]
http://www.goblinx.com.br


[14] Comentário enviado por beetle_juice em 07/06/2005 - 12:35h

<Grobsch>

E aí brother! Tá meio sumido... O que aconteceu? Bom mas, mudando de assunto... com certeza o Slackware é uma fonte de apreendizado para quem está começando, pra quem usa a muito tempo, fico encantado como um OS pode ser tão robusto mas, ao mesmo tempo tão estável e seguro!
Com certeza o Slack não vai sujar sua grande fama por causa de um "beta" melhor dizendo...
Ele é tão bom que já lhe deu muitos filhos com o mesmo pontencial... como o GobliX, Slax, Litrix, etc...
Bom cumpadi obrigado por ter passado por aí e você deve continuar com o seu projeto!
Ps: Desculpe responder meio de qualquer jeito mas, é que estou morrendo de sono! Afinal aqui é de madrugada! rs...
t+
[]'s
Eduardo Takeshita (beetle_juice)

[15] Comentário enviado por andre_asn em 07/06/2005 - 14:02h

Boas tarde amigo, muito bom seu artigo mas tive uma grande decepção.... quando instalei o Slack aqui em meu micro um k6 2 500 com 256 de ram
fiz tudo o que tem no seu esquema mas aconteceu na ultima faze da instalação quando ele reinicio depois de os dois cds ja terem sido gravados no hd ele pede uma senha ..... mas a senha colocada no item 31 não funciona a que é colocada no inicio da instalação não funciona ou seja todas as senhas que coloque no processo simplesmente não abrem o programa do Slack tenho a versão da revista Digirat e uma versão que puxei pela internet mas em ambos os casos ocorre o mesmo... como precisava entregar um serviço de emergencia, e meu windows não estava a disposição recorri ao Kurumin ( a que uso até hoje ) mas gostaria de saber o que pode ter ocorrido pois tentei varias vezes instalar mas sempre sem sussesso

[16] Comentário enviado por limasala em 07/06/2005 - 19:38h

Beleza pinguin

Mandando ver mas uma vez quem sabe sabe
Quando limpar minha maquina eu vou colocar o slackware pena que ainda estou com o 10.0 e não tenho 52 mb de velocidade ahuahuahua
Ei brasil
Estou contente por ter se recuperado e voltado a trampar
Desejo melhoras
Um abraço para voçe e sua familia

Gilson César de Lima----------------- limasala

eta liberdade uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

[17] Comentário enviado por naoexistemais em 07/06/2005 - 22:15h

Primeiramente como citaram acima o Slackware não foi o primeiro Linux, e sim é uma das distribuições mais antigas. Que segue o padrão BSD.

Mas este artigo faltou você relatar sobre o usuário que tenha o windows instalado no mesmo hd, sendo que você citou sobre a dificuldade que os mesmo tem em instalar o Slackware e o artigo foca o usuário novato.

E outro ponto que o Slackware não mudou nada na sua instalação desde 8.X, 9.X e 10. Então nem seria um artigo atualizado e sim mais um de vários que existem e faltou os screenshots.

Mas parabens pela iniciativa.

[18] Comentário enviado por p0ng em 07/06/2005 - 23:36h

Bom artigo. Mas a parte que fala da partição swap como sendo 'o dobro da memória ram', só se aplica aos usuários que tem 128mb de memória ram ou menos. Quem tem 256mb de ram não precisa usar uma partição swap de 512mb. Existem pessoas que usam uma partição pequena para o Linux.

Mas o resto está muito legal. Parabéns.

[19] Comentário enviado por beetle_juice em 08/06/2005 - 08:17h

<andreasn>
Cara sinceramente eu nunca vi isso... se você está fazendo tudo certinho com certeza era para entrar no sisitema! Nessa vou ficar devendo...

<limasala>
Blz! Obrigado pelo comentário, com certeza estou torcendo para que logo, logo você troque de pinguim... agora não tem mais desculpas hein!?
Cara melhorei sim do meu problema de saúde Graças ao bom e velho Deus! Estou quase 100% =]...
Blz limasala se cuida e um grande abraço a sua família também!
t+
[]'s
beetle_juice.

<p0ng>
Cara muito obrigado pela dica...

[20] Comentário enviado por blackalien em 08/06/2005 - 21:55h

Bom... muito bom mesmo, pena q ainda é tam dificil instalar os drivers como modem e audio... eu mesmo to apanhando pra instalar o modem..

[21] Comentário enviado por pezt em 09/06/2005 - 00:28h

cara, achei muito bom teu artigo, tanto é que, baixei e instalei o dito cujo. tenho muitas duvidas ainda, se puder me ajudar (ou qualquer um com disposição), eu ficaria grato.

icq => 114705467
(icq eh rootz tbem)
haha

parabens pelo artigo

[22] Comentário enviado por iescodeiro em 13/06/2005 - 21:58h

Fala irmão katatau, dei uma olhada por cima, pois o tempo não deixa vc entende certo? Bom pelos comentários esta realmente um ótimo artigo, fez surgir criticas e elogios ao mesmo tempo isso é bom...Nada se torna o melhor se não for digno de criticas certo? Grande abraços..

[23] Comentário enviado por removido em 03/11/2005 - 11:46h

É isso aí, minha primeira distro, foi o redhat, depois veio o conectiva (redhat brasileiro), então depois de muito tempo, o fedora, mas daí eu já tinha um noção boa do linux, e achei muito restritas, " pouco configuráveis", mas então vei o Slack, enfim livre, é e será sempre o meu sistema operacional!

valeu pelo artigo!

[24] Comentário enviado por saiden em 10/03/2006 - 10:32h

Tendo em vista a discussão sobre qual a primeira distro lançada, dei uma procurada sobre o assunto, e achei no Wikipédia o seguinte:

Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, ele apenas disponibilizava o núcleo com alguns comandos básicos. O próprio usuário devia encontrar os outros programas, compilá-los e configurá-los e, talvez por isso, o Linux tenha carregado consigo a etiqueta de sistema operativo apenas para técnicos. Foi neste ambiente que surgiu a MCC (Manchester Computer Centre), a primeira distribuição Linux, feita pela Universidade de Manchester, na tentativa de poupar algum esforço na instalação do Linux.

E outra, tem vários sites na internet que afirmam que o slack foi a primeira distribuição.

[25] Comentário enviado por rf_monteiro em 08/08/2006 - 14:01h

Fiz exatamente como está no artigo e deu tudo certo durante a instalação, mas quando reinicio o micro ele simplesmente não dá boot, ele não acha uma partição ativa para iniciar o slackware,

Gostaria de uma ajuda !

[26] Comentário enviado por lscorrearj em 24/02/2007 - 00:38h

aí... vlw pelo artido.... foi de grande agrado!!!!

[27] Comentário enviado por mreng_comp em 02/09/2007 - 11:41h

parebéns pelo artigo. ele é mto fácil e prático! só q stou tendo problemas na instalação. Consigo chegar apenas no ítem 16 (qdo ocorre a instalação). ja tentei 2 vezes. na 1ª deu erro no pacote x11 e na 2ª, no telnex (ou telnet, se não m engano). stou desconfiado q o cd ta zuado....
o q vcs acham??

vlw
abraços!

[28] Comentário enviado por tiagogto2 em 08/11/2007 - 19:13h

ola galera
to tentando instalar o slackware10,0
e na hora de criar a partição primaria, o pc nao ta aceitando.
ele acusa que tem espaço um livre de 682,70mb,
enbora meu Hd é de 80Gb "sata", e tenho o xp sp2 instalado, mas tambem tenho uma partição NTFS criada com 20Gb pro linux, e na hora de modifica-la no slack nao ta a achando. alguem ae pode me ajudar a esclarecer oque ta acontecendo??????

[29] Comentário enviado por R1c0 em 25/10/2008 - 15:29h

Muito obrigado meu caro.
Eu que já estava baixando o Slack, como já tinha uma idéia de partições pelo Linux vi isto só para tirar curiosidades, e vejo que não tem mistério :D
muito obrigado isto só me tirou a dúvida se eu deveria ou não instalar o slack, e isto, me deu mais vontade ainda ;)

[30] Comentário enviado por sharknet em 09/08/2009 - 00:34h

ola e minha primeira vez aqui neste forum ja faço parte de outro mas nao vou falar o nome pois nao sei se tem problemas..

o meu problema e o seguinte eu segi o tutorial todo como manda o figurino mas meu pc nao da o boot sem o cd como eu faço


se alguem puder me ajudar eu fico muito grato pois nunca usei o linux mas quero migra so que esta sendo muito dificil ja instalei o slakware 10 4 vezes pensando que eu teria instalado errado ........



muito obrigado desde ja!!!!!!!!!!!!

[31] Comentário enviado por qsl.apollo11 em 09/08/2009 - 13:03h

blz, sou iniciante no linux, kamarada ja esta iniciando inst. segundo os passo a passos.
Deus abencoe a vc e a todos que estão lendo este texto. Agora depois que funfar tudo
quero aprender configurar meu pc para servidor. com cache. se alguem precisar de algo que eu possa tmbm ajudar me havise, estou int s.p , vendo equip wireless. qsl.apollo11@ig.... Viva o Linux e seus Cooperadores.

[32] Comentário enviado por qsl.apollo11 em 09/08/2009 - 16:47h

amigo instalei, naum sei onde comi bronha, naum esta dando boot, na real estou inst v. 11 que são parecida, e meu sitema uso hd ide

[33] Comentário enviado por sharknet em 10/08/2009 - 00:25h

o cara eu tambem nao consegui mas eu entrei em setup depois de intalado e coloquei a partiçao primaria swap para dar boot e fui em wait agora aparece ide....ok mas so passa disso quando coloco o maidito cd ai os comandos do tutorial nao serve de nada passa , se alguma alma aqui poder ajudar eu agradeço muito de coraçao



beleza

Comentário enviado por qsl.apollo11 em 09/08/2009 - 13:03h:

blz, sou iniciante no linux, kamarada ja esta iniciando inst. segundo os passo a passos.
Deus abencoe a vc e a todos que estão lendo este texto. Agora depois que funfar tudo
quero aprender configurar meu pc para servidor. com cache. se alguem precisar de algo que eu possa tmbm ajudar me havise, estou int s.p , vendo equip wireless. qsl.apollo11@ig.... Viva o Linux e seus Cooperadores.




passa seu msn ai po

[34] Comentário enviado por kinderjoy em 06/03/2013 - 16:46h


[33] Comentário enviado por sharknet em 10/08/2009 - 00:25h:

o cara eu tambem nao consegui mas eu entrei em setup depois de intalado e coloquei a partiçao primaria swap para dar boot e fui em wait agora aparece ide....ok mas so passa disso quando coloco o maidito cd ai os comandos do tutorial nao serve de nada passa , se alguma alma aqui poder ajudar eu agradeço muito de coraçao



beleza

Comentário enviado por qsl.apollo11 em 09/08/2009 - 13:03h:

blz, sou iniciante no linux, kamarada ja esta iniciando inst. segundo os passo a passos.
Deus abencoe a vc e a todos que estão lendo este texto. Agora depois que funfar tudo
quero aprender configurar meu pc para servidor. com cache. se alguem precisar de algo que eu possa tmbm ajudar me havise, estou int s.p , vendo equip wireless. qsl.apollo11@ig.... Viva o Linux e seus Cooperadores.


passa seu msn ai po


Olá ..boa tarde...eu segui esse tutorial ou artigo até o fim...tudo suse..mais quando reiniciou não pareceu nada..como se tudo que eu tinha feito não tinha gravado! alguem pode me ajudar??? :(


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts