Instalando Servidor RackTables para Documentação de Rede

Este artigo pretende demonstrar a instalação de um servidor RackTables, montado a partir de um servidor Ubuntu 12.04 LTS. Este artigo é direcionado para Administradores de Redes, caso faça controle dos seus racks, densidade de portas em planilhas, diagramas etc. O Racktables é uma boa solução para centralizar toda a sua gerência.

[ Hits: 1.973 ]

Por: Marcelo Ruan em 04/10/2017 | Blog: https://sites.google.com/site/marceloruanmoura/


Introdução



Muitos administradores de sistemas e rede, chegam ao ponto em que precisam manter uma documentação bastante complexa dos racks, dispositivos, links e recursos de rede que eles têm no controle. A maioria deles acaba colocando todas essas informações em algum tipo de planilha e as atualiza sempre que mudam.

Isso pode ser mais ou menos aceitável, até que mais de uma pessoa esteja fazendo o trabalho. Depois disso, ele se transforma em um pesadelo e a maioria das pessoas acha extremamente irritante.

Este projeto visa fornecer uma solução completa para esse problema. Os autores deste projeto são administradores de sistemas e rede que uma vez tiveram que executar um sistema de centenas de servidores, cerca de 50 racks, milhares de endereços IP, muitos equipamentos de rede e outras coisas úteis espalhadas pelos datacenters e escritórios da empresa Eles trabalharam.

E, como todos os outros, estávamos tentando manter várias documentações em planilhas e, eventualmente, não conseguimos mantê-la bem. Em seguida, começamos a pensar em uma solução.

Havia e agora existem, é claro, aplicações que podem fazer o trabalho parcialmente, mas naquela época não conseguimos encontrar uma que lidar com toda essa bagunça completamente, quer porque não estivéssemos olhando completamente, ou lá apenas não era aquele que apenas caberia.

De uma maneira ou outra, nós escrevemos uma pequena aplicação em PHP que apenas armazenaria uma lista de racks e objetos, então, começou a adicionar novos recursos aqui e aí e acabaria com essa aplicação que ainda use e ache-o extremamente útil.

Ao nos comunicar com nossos colegas em outros lugares, em todo o mundo, descobrimos que poderíamos compartilhar nossas experiências e isso seria para benefício de todos. Estamos orgulhosos de apresentar RackTables.

É distribuído sob licença GPL, então vá em frente, baixe e tente. Deixe-nos uma linha se tiver alguma dúvida ou comentário, ou se quiser expressar como gosta deste produto ou mesmo como odeia isso. Nós sempre gostamos de conhecer a opinião de outras pessoas.

P.S.: o nome RackTables vem do fato de que a motivação original para este software era substituir um conjunto de diagramas de rack preexistentes. Os diagramas foram mantidos manualmente como tabelas dentro de uma página wiki - uma tabela por rack.

Quando renderizado, a página do wiki parecia muito remotamente semelhante à atual da RackTables atual que mostra os diagramas de rack. Como a finalidade do primeiro script era gerar para os mesmos bastidores as mesmas tabelas HTML a partir de algumas tabelas em um banco de dados MySQL, era bastante natural que "RackTables" fosse o nome desse primeiro script, e então, apenas permaneceu

Pré-requisito

Antes de começar a instalação, sugiro já para instalar o LAMP no momento da formatação do servidor, como mostrado na primeira figura:
Linux: Instalando um Servidor RackTables para Documentação de Rede

Baixando o Servidor

Baixe o servidor:

wget --no-check-certificate https://sourceforge.net/projects/racktables/files/RackTables-0.20.13.tar.gz

A opção "--no-check-certificate" é devido ser um HTTPS (sigla em inglês de: Hyper Text Transfer Protocol Secure) no servidor 12.04, isso não vem instalado previamente, porém, caso queira poderá configurar para verificar certificado do site.

Após baixar, ficará compactado como demonstrado no arquivo em vermelho:
Linux: Instalando um Servidor RackTables para Documentação de Rede

Descompactando

Descompacte:

tar -zxvf RackTables-0.20.13.tar.gz

Se descompactou com sucesso, irá aparecer em azul como a figura acima em Anexo. Perceba que esse comando irá mudar de acordo com as versões que virão.

Copie para o Servidor Apache:

# cp -r RackTables-0.20.13.tar.gz/wwwroot/ /var/www/racktables

Note que é necessário permissão de super usuário para isso.

Criando o Banco de Dados

Crie o Banco de Dados:

# mysql -u root -p

> create database racktables;
> grant all on racktables.* to root;
> grant all on racktables.* to root@localhost;
> grant all on racktables.* to rackuser;
> grant all on racktables.* to rackuser@localhost;
> set password for rackuser@localhost=password(rackpw);
> exit

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Passos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

icinga no Ubuntu 13.10 - Instalação e configuração

PPoE Mikrotik - QoS Dinâmico e Individual

FreeRadius 3 + iODBC + Base de Dados em MS SQL Server 2008 no Ubuntu Server - Guia definitivo

Análise de Desempenho: Web API

Servidor de logs para Routers e Switches Cisco

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts