Instalação Minimalista do Void Linux

Neste artigo ensino como instalar a distribuição Void Linux de maneira manual e bastante enxuta. Podendo ser feita utilizando qualquer outra distribuição em um pendrive.

[ Hits: 1.081 ]

Por: Cristhyano de Paula em 19/10/2020 | Blog: https://crdpa.net/


Introdução



Este guia é um passo a passo, sobre como instalar a distribuição Void Linux de maneira manual e bastante enxuta. É um meio alternativo sobre como instalar e selecionar a dedo cada componente que fará parte do seu sistema.

Quando me aventurei no Linux pela primeira vez, com o Mandrake, sempre tive a sensação de que o sistema era um pouco cheio de pacotes e softwares redundantes. Isso vem da época que as distribuições vinham em vários CDs. Até que um dia me deparei com Slackware e comecei a entender como tudo funcionava por baixo dos panos.

Anos se passaram e com toda a experiência adquirida, finalmente achei meu lar na distribuição Gentoo. Como vocês devem saber, o Gentoo dá um bocado de trabalho pra instalar e manter, mas depois que se pega o jeito, você acaba até adquirindo certo apego, pois conhece tudo no seu sistema e sabe exatamente como e porque as coisas funcionam.

Um belo dia, acabei formatando sem querer a partição onde o Gentoo estava instalado e não tinha backup. A ideia de começar tudo do zero, configurar e recompilar o Kernel, me deixou extremamente desanimado.

Foi aí que me deparei com o Void Linux. Simples, minimalista, rápido e sem necessidade de configurar o próprio kernel. Depois de instalado, não senti a mínima vontade de voltar para o Gentoo, apesar de ainda me passar pela cabeça uma ou duas vezes ao ano.

Eu pensei até que estaria aos poucos abandonando essa ideia de ter um sistema minimalista e simplificado. Então, tentei algumas vezes migrar para distribuições mais automatizadas, como Manjaro ou Fedora, mas é só utilizar por uma ou duas semanas que acabo voltando pro Void.

Eu sempre fico com aquela sensação de falta de controle das coisas. Onde tudo acontece nos bastidores, um monte de pacote e software desnecessário instalados, serviços demais rodando, pra fazer exatamente a mesma coisa que eu fazia no Void (ou Gentoo) de maneira mais rápida e utilizando menos recursos.

Já ficou claro que esse é um texto/guia bem particular. Não significa que essa seja a maneira certa de manter um computador e sistema operacional e que utilizar Fedora, ou Ubuntu, ou Manjaro, signifique que você não tenha controle do seu sistema.

Pelo contrário, acredito que a maioria dos administradores de sistemas Linux utilizam esse tipo de distribuição. Essa é só a maneira como cresci e me envolvi com Linux e o jeito que prefiro lidar com o sistema e o meu computador.

Caso você prefira instalar rapidamente e já ter tudo pronto pra utilizar, esse guia não é para você. Esse guia assume que você tem alguns conhecimentos básicos de Linux.
Linux: Instalação Minimalista do Void Linux
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
Outros artigos deste autor

Configurando bspwm e dois monitores

Leitura recomendada

Configurando o Arch Linux

Fedorinha, fedorão: comandinhos de montão

Instalando Zabbix no Debian Lenny

Tocando arquivos MP3 no SuSE Linux

Ubuntu 18.04 LTS - LAMP - Linux, Apache, MySQL ou MariaDB, PHP 7.2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por xerxeslins em 20/10/2020 - 14:23h

Experimentei o Void Linux por um tempo e gostei bastante. Em termos de uso profissional eu senti falta de alguns pacotes, se não me engano um deles foi um módulo para o NetworkManager. Mas abri um "Package Request" e resolveram rapidamente. É uma distro simples, rápida e leve.

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 21/10/2020 - 09:23h


Muito bom. Legal.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[3] Comentário enviado por crdpa em 22/10/2020 - 12:42h


[1] Comentário enviado por xerxeslins em 20/10/2020 - 14:23h

Experimentei o Void Linux por um tempo e gostei bastante. Em termos de uso profissional eu senti falta de alguns pacotes, se não me engano um deles foi um módulo para o NetworkManager. Mas abri um "Package Request" e resolveram rapidamente. É uma distro simples, rápida e leve.


A comunidade é bem bacana mesmo. Esses tempos falei sobre um pacote desatualizado e resolveram rapidinho.
Pessoal do IRC é bem prestativo também.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts