Hyperic HQ: monitore sua rede like a boss

O Hyperic HQ é uma solução de monitoramento, administração e controle de infraestrutura de Data Centers. Trata-se de um Software Livre, disponibilizado sob a licença GNU GPL v2, com o código-fonte hospedado no SourceForge.net e conta com um versão comercial disponível com recursos adicionais de automação, administração e controle.

[ Hits: 44.990 ]

Por: Davidson Rodrigues Paulo em 01/11/2012 | Blog: http://davidsonpaulo.com/


Sobre o Hyperic HQ



O Hyperic HQ é uma solução de monitoramento, administração e controle de infraestrutura de Data Centers. Trata-se de um Software Livre, disponibilizado sob a licença GNU GPL v2, com o código-fonte hospedado no SourceForge.net, que conta com um versão comercial disponível com recursos adicionais de automação, administração e controle.

Foi desenvolvido pela empresa americana Hyperic, sediada em São Francisco. Em 2009, a história da empresa mudaria radicalmente. Em maio, ela seria adquirida pela SpringSource e, em Agosto, a própria SpringSource seria adquirida pela gigante VMware.

Hoje, a versão para empresas do Hyperic HQ é comercializada com o nome de VMware vFabric Hyperic.

Conheci o Hyperic em 2007, quando trabalhava na Unimed Leste Fluminense, em Niterói/RJ, e recebi a missão de configurar um sistema de monitoramento na rede da empresa.

Avaliei algumas soluções, como Nagios, Cacti e Zenoss. Embora funcionassem, me incomodava a complexidade para configurar monitoramento e alarmes em cada uma destas soluções (não era necessariamente difícil, mas, ou exigia uma quantidade incontável de passos manuais, como instalação de componentes, edição de arquivos de texto, e/ou cliques e mais cliques de mouse).
   
Então, descobri o Hyperic HQ, que caiu como uma luva: além de ser um Software Livre, com código-fonte aberto, possuía:
  • Recursos de descobrimento automático de novos recursos;
  • Gerava gráficos automaticamente;
  • Permitia criar alarmes sofisticados com suporte a escalation;
  • Notificações por SMS;
  • Análise de logs;
  • Histórico de incidentes.

E o melhor: tudo empacotado adequadamente e acompanhado de uma excelente documentação que tornava o processo de instalação e configuração da solução uma tarefa extremamente simples.

Desde então, o Hyperic HQ é minha solução de monitoramento favorita.

Arquitetura

O Hyperic HQ é constituído de dois componentes: o servidor e o agente. Que comunicam-se de acordo com o diagrama mostrado no diagrama abaixo.
O servidor é instalado em uma única máquina. Ele é responsável por receber todos os dados de monitoramento, processá-los e gerar gráficos, alertas e relatórios, mantendo histórico dos eventos.

O agente, por sua vez, é responsável por varrer a máquina onde ele está instalado, detectando os componentes que estão instalados, coletando suas métricas e enviando-as ao servidor.

Todos os dados coletados ficam armazenados localmente e enviados ao servidor em intervalos regulares. Com isso, mesmo que o servidor Hyperic fique fora do ar, nenhuma informação de monitoramento é perdida, pois fica armazenada localmente nos agentes, até que estes possam enviá-la para o servidor.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre o Hyperic HQ
   2. Instalação do servidor Hyperic HQ
   3. Configuração do agente Hyperic HQ
   4. Monitoramento e visualização
   5. Configurando novos monitoramentos manualmente
   6. Definindo um alerta
   7. Dicas valiosas
Outros artigos deste autor

Criando um repositório local do Fedora

Passo a passo: Fedora autenticando usuários no Active Directory

Fundamentos do sistema Linux - Permissões

Fundamentos do sistema Linux - Gerenciadores de inicialização

Instalação e utilização do Qemu no Fedora Core

Leitura recomendada

Utilizando o aLink Creator do aMule

Atualizando o Slackware com SlackGrade

Portugol IDE

Configurando o Lopster

Visualização do status das contas no GAIM

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ismael_farias em 01/11/2012 - 16:28h

Excelente artigo, parabéns Davidson... Mais uma ótima ferramenta de monitoramento!

Att,
Ismael Farias

[2] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 01/11/2012 - 17:34h

Cara você é muito [email protected]%$, muito legal esse Hyperic, já sei como monitorar meus servers agora, sensacional +10.

Valeu

[3] Comentário enviado por removido em 01/11/2012 - 18:54h

Muito bacana!

[4] Comentário enviado por alexhctp em 06/11/2012 - 17:41h

Parabéns pelo artigo. Acabo de adiciona-lo a minha lista de Favoritos.

Assim que tiver uma oportunidade, vou colocar em produção nos meus servers.

Abraço!

[5] Comentário enviado por dolivervl em 08/11/2012 - 11:18h

Parabéns pelo artigo !!!
Uma dúvida, vc tem como compara-lo com o Zabbix ?

[6] Comentário enviado por davidsonpaulo em 08/11/2012 - 11:40h

Olá dolivervl, eu já tive contato com o Zabbix, vi um pouco como ele funciona. Eu sei que o Zabbix faz quase tudo que o Hyperic faz (com relação às notificações, não sei se o Zabbix suporta escalation), a diferença principal é que no Zabbix dá mais trabalho configurar os monitoramentos, pela falta da detecção automática. Você precisa se preocupar em configurar monitoramentos, gráficos, criar templates e tal, coisa que no Hyperic é bem mais simples. Agora, uma coisa que no Hyperic definitivamente é mais complexa é criar seu próprio plugin de monitoramento, pois isso requer a criação de um arquivo XML que leva um pouquinho de tempo pra entender, mas não é nada do outro mundo.

[7] Comentário enviado por falcomer em 16/01/2013 - 13:14h

Olá, fui tentar fazer a instalação do mesmo no red hat 6.3 com java 7. Ocorreu esses erros:

An ERROR occurred, the installation cannot continue.
FATAL EXCEPTION at /opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup.xml:523: : The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup.xml:532: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup.xml:777: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup-db-PostgreSQL.xml:156: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup-db-PostgreSQL.xml:197: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/server.xml:125: exec returned: 126

Você já teve algum problema assim?

[8] Comentário enviado por davidsonpaulo em 16/01/2013 - 13:42h

falcomer, nunca tive esse problema, e com essas informações não consigo imaginar qual possa ser a raiz do problema. Analise as linhas dos arquivos conforme exibido nas mensagens de erro para tentar descobrir o que o instalador está tentando executar quando o erro ocorre. Se não conseguir descobrir, experimente postar sua dúvida nos fóruns do Hyperic HQ, anexando o log de instalação. Um abraço!

[9] Comentário enviado por falcomer em 16/01/2013 - 15:59h

Eu vou tentar em um outro servidor do 0. Preciso instalar algum pacote antes de rodar o setup.sh?

Com o servidor do 0, ele fica me pedindo o JAVA_HOME? Qual java que você instalou?

[10] Comentário enviado por carlos paulo em 24/06/2014 - 10:22h

Amigo. Como seria a configuração pra enviar sms via modem 3g? Eu já tenho o gammu instalado no meu servidor e está totalmente configurado e enviado mensagem. Você saberia como se configura esta parte?


Contribuir com comentário