Dúvidas sobre a primeira instalação

mjs

Visto a sempre existência de dúvidas comuns para os novos usuários Linux que querem saber mais sobre este sistema, resolvi escrever esta matéria. Ela poderá não esclarecer todas as suas dúvidas, muito menos falar se você deve ou não instalar o Linux, mas com certeza irá suprir grande parte das dúvidas básicas de um usuário que pretende experimentar o pinguim.

[ Hits: 18.045 ]

Por: Marcos José Setim em 26/02/2004


Introdução



Olá pessoal, visto a sempre existência de dúvidas comuns para os novos usuários Linux, que querem saber mais sobre este sistema, resolvi escrever esta matéria. Ela não poderá esclarecer todas as suas dúvidas, muito menos falar se você deve ou não instalar o Linux, mas com certeza irá suprir grande parte das dúvidas básicas de um usuário que pretende instalar Linux, além de apresentar locais onde você poderá obter mais informações sobre o sistema.

Será tratado aqui:
  • O que é Linux?
  • Software livre?
  • Quais as vantagens e desvantagens de instalar o Linux?
  • O Linux trava?
  • Qual a melhor distribuição?
  • Linux é difícil?
  • Windows x Linux
  • Posso instalar o Linux com o Windows?
  • Adendo
  • Onde obter informação?


O que é Linux?


Podemos tratar o Linux de dois modos: um é Linux base, o KERNEL, o outro a construção em cima da base, as DISTROS, na verdade o Linux mesmo é o kernel, que é a parte principal de qualquer sistema operacional. Ele é mantido apenas pelo Linus Torvalds e sua equipe, ele é a base e é o que manda na estabilidade geral do sistema operacional.

O kernel do Linux é rápido e estável, raramente apresenta algum problema. Para saber os kernels estáveis basta verificar as versões, terminadas em número par já indica que é estável, 2.2, 2.4, 2.6, já as com números ímpares ainda podem não estar totalmente estáveis e ainda estão em desenvolvimento para versão estável, 2.1, 2.3, 2.5.

Apenas o KERNEL não é suficiente para se usar o Linux, aí vem as distribuições, que com o KERNEL lançado montam a distro. É nessa fase que o Linux ganha a sua "cara", com programas, forma, etc. Existem diversas distros que você provavelmente já ouviu falar, como Mandrake, Red Hat, Conectiva, SUSE, Slackware, Debian, Kurumin, entre outras (mais em: LinuxHard - Distribuições).

Então basta apenas você escolher a sua distribuição, cada uma vem com seu diferencial, no link acima você pode saber um pouco sobre essas diferenças e mais informações serão tratadas ainda neste texto ;).

Mais Informações:

Software livre?


Você vai ouvir muito software livre em relação ao Linux, pois ele é um software livre, quer dizer, é free, é um software GNU. Para você entender melhor isto vou lhe indicar um link, achei ótimo o texto que o Tiago Cruz do Linux Rápido citou:

Quais as vantagens e desvantagens de instalar o Linux?


Nessa questão vou ser bem direto, pois existe muita coisa técnica que poderia ser citada aqui.

Vantagens:
  • É GNU (free software) - quer dizer, não há necessidade de pagar pelo seu uso.
  • Sistema é rápido, robusto e estável.
  • Oferece uma gama de programas enorme, que geralmente também são GNU.
  • Mais seguro.
  • Não há praticamente vírus desenvolvido para ele.
  • Possui diversas comunidades na internet - Veja os links abaixo ;)
  • Na internet há muita documentação sobre ele, oferecendo toda informação necessária para usuários de todos os níveis.
  • Versátil, o seu Linux dificilmente será igual ao de outro usuário.
Desvantagens:

Até hoje só encontrei esses dois pontos fracos nele, mas que já estão quase deixando de ser desvantagens, pois o suporte a eles está cada vez melhor.
  • Jogos - ainda há muito pouca variedade.
  • winmodens - apesar da grande maioria já ser suportado, ainda exigem configuração manual (nada de assustador, geralmente nos sites tem passo-a-passo).


O Linux trava?


Entre as dúvidas de quem pretende instalar o Linux, está sempre está lá, às vezes é o principal fator para a mudança do sistema, a resposta é, não, o Linux tem um kernel robusto, o que garante total estabilidade ao sistema.

Tá, o linux não trava, mas eu o instalei e meu navegador, fica congelando, e agora? Bom, o Linux não é responsável pelos programas que rodam nele, se o navegador está com problemas, você pode optar por atualizar ele ou então, verificar no site oficial se ele já tem alguma versão mais recente para corrigir esse bug do programa.

Mas então, ele trava? Não, mas os programas que rodam nele podem travar, porém por ser robusto ele não atinge a base (kernel) o que permite a você acabar com o programa malicioso sem reiniciar ou ficar com o micro inteiro congelado. Como o Linux tem como principal uso em servidores, isso é de vital importância, um servidor não pode parar e neste aspecto o Linux tem uma grande vantagem.

Raramente algumas exceções de bugs muito fortes em programas que rodam no kernel pode não conseguir manter-se estável! Como o relatado pelo usuário domus do Guia do Hardware:

"...o kernel já travou comigo diversas vezes, falo de você estar usando e o bicho dá panic mesmo na maioria das vezes, o culpado foi o nmbd do samba 2.2.8, ele consegue disparar milhares de PIDs no seu sistema em poucos segundos, obrigando o kernel a matar todos os processos e por fim consumindo até a ultima "gota" da sua RAM, e finalmente vem o panic, o teclado começa a piscar e algumas vezes costuma apitar também..."

Citado neste tópico:

No caso citado acima foi o nmdb que fez o kernel travar, uma atualização no programa ou uma versão mais recente do kernel pode resolver ;), como é pela licença GNU, basta baixar a atualização e instalar.

Qual a melhor distribuição?


Essa é uma questão delicada, distribuição para muitos usuários Linux é quase que como uma religião, cada um tem a sua e a defende da sua forma. Se eu fosse falar sobre este assunto a fundo, poderíamos criar outra matéria apenas para este fim.

A dica que dou é a que a maioria dá aos novos usuários Linux: Experimenta! Não tenha medo de pegar 5 distros diferentes e instalar uma por semana e ir testando, garanto que é o meio mais fácil de você descobrir qual distro se adapta melhor a você!

Tire da cabeça o medo que muitos tem de formatar ou experimentar, lembre-se que está vendo algo novo e diferente, que necessita de novo pensamento, instale todas as distros que tiver curiosidade de conhecer.

O que eu recomendo? Inicialmente use uma das distros que rodam em CD, isso mesmo! Em CD não precisa instalar no HD, assim você poderá se familiarizar com o Linux. Recomendo o Kurumin, que é uma distro brasileira e que está crescendo cada vês mais, você pode ver mais sobre ela na área Guia do Hardware.

Linux é difícil?


Não, tudo é uma questão de adaptação, pois tudo é novo: é um sistema novo, ferramentas novas, modos de operação novos, quer dizer, é normal ter uma dificuldade inicial, pois a mente humana é muito "preguiçosa", ela tende a querer fazer como se fazia antes e rejeitar o novo, só vai depender da sua vontade em utilizar o Linux.

Como recomendado acima, adapte-se ao Linux! Não adianta instalar ele e já achar que vai poder usá-lo normalmente, pois não vai, terá que adaptar-se à ele.

Mas então, o Linux é difícil? Não, hoje em dia as distros mais novas como Mandrake e Red Hat fazem praticamente tudo por você, se tiver um micro totalmente suportado pelo Linux, você pode usá-lo sem precisar de um terminal. Contudo, com o tempo você aprende a usar o terminal junto com o modo gráfico ao seu favor!

Windows x Linux


Apenas coloquei isso, para falar, esqueça isso, por favor :) É uma discussão sem fim, cada um vai defender o seu sistema da sua forma, é a mesma coisa que colocar dois torcedores de times rivais para discutir, eles vão passar o ano inteiro discutindo e nenhum vai mudar de idéia.

Então, se resolver participar de algum grupo de discussão, fórum ou algo do gênero, evite perguntas como estas, OK :)

Posso instalar o Linux com o Windows?


Sim, pode. É o mais recomendado até você se familiarizar com o Linux. Esse tópico também poderia ser retirado, pois se continuar explicando poderá fugir ao tema principal, contudo resolvi colocar para que você possa saber que o Linux oferece essa flexibilidade.

Adendo


Experimente o Linux por sua vontade, se alguém recomendou ele ou se esta matéria te levou a decidir por experimentar o Linux, tudo bem, isso é bom e legal, porém também tenha vontade de experimentar, não se sinta na obrigação ou algo do gênero, senão você pode ter uma experiência frustrante, que já vi acontecer com alguns usuários.

Isso é culpa do Linux? Não, isso provavelmente ocorreu por causa do modo com que fez a pessoa foi experimentar o sistema, então antes de tudo você deve também querer conhecer esse ótimo sistema operacional.

Onde obter informação?


Se quiser mais informações podem consultar diversos sites existentes sobre Linux, vou citar alguns abaixo:

www.linuxconf.com.br
www.vivaolinux.com.br
www.guiadohardware.net
www.linux.trix.net
www.linuxbsd.com.br
www.linuxdicas.com.br
www.underlinux.com.br
www.opencode.com.br


(c) 2003 Marcos José Setim ([email protected]). É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation, sem seções invariantes.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Instalando e desmistificando o Debian

Leitura recomendada

Torne o Ubuntu o seu principal sistema operacional

Comandos básicos do Linux

Usando cron e crontab para agendar tarefas

Linux: kernel e distribuições

Como escolher sua distro (de forma imparcial)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 26/02/2004 - 04:36h

Muito bom o artigo Marcos, com certeza os tópicos aqui citados irá nos poupar dezenas de perguntas em nossa sessão de Perguntas & Respostas. :)

[2] Comentário enviado por rfmartins1 em 01/03/2004 - 17:04h

instalei o linux red hat 8 , quando fui configurar o named, descobri que o serviço não esta instalado. Como faço para instalar o serviço.

[3] Comentário enviado por mjs em 02/03/2004 - 19:02h

Se não me engano o gerenciador de pacotes do Red Hat é o rpmdrake pelo que lembro... ou então navegue pelo cd da distro e procure o pacote e use o comando: rpm -iVh nomedopacote.rpm para instala-lo.

[4] Comentário enviado por Zurk em 26/05/2004 - 20:06h

Muito bom, gostei. Acho que isso vai me ajudar, vai me dar mais confiança para que eu possa entrar de vez no SO(Sistema Operacional) Linux. Com certeza não tirou todas as dúvidas, mas com certeza esclareceu várias. Parabens!

[5] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 16/07/2006 - 12:37h

muito bom!!! devia ter um link no menu para iniciantes com esse artigo.

[6] Comentário enviado por gustavozabulon em 12/08/2006 - 15:16h

fiz uma compra as americanas.com de uma CPU no dia 30/07/2006. ao tentar iniciar o sistema operacional Insigne GNU/Linux por meio do CD-ROM não obtive êxito no processo. gostaria me informassem como proceder.

Quando coloco o CD-ROM no drive o sistema inicia. pede para colocar as chaves de ativação. também há 3 opções: - excluir/home; - liberar espaço em disco; - recuperar gerenciador de Boot. quais devem ser selecionadas?? quando seleciono 1, 2 ou as 3 opções vou ao ícone restaurar. logo surge uma messagem:

Parabens!!!!
Intalação sendo finalizada....
A instalação está sendo finalizada, aguarde o CD-ROM ser ejetado e clique no botão abaixo (Reiniciar).
Após o clique, seu equipamento será reiniciado automaticamente.
Aguarde o CD-ROM ser ejatado e clique no botão abaixo (Reiniciar).

devo deixar o CD-ROM na bandeja ou retirá-lo?
quando retiro o CD-ROM aparece a seguinte mensagem: Reboot and select proper boot device or insert Boot media in selected Boot device e press a key.
quando deixo o CD-ROM o processo de instalação começa tudo novamente. o que devo fazer???
tentei instalar o Windows 98 mas não foi possível pois consta que não há HD ou não está detectando o HD. me ajude... obrigado. antônio gustavo zabulon de arújo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts