Documentação para a função de carregamento saudável da bateria do notebook Acer Aspire 5 no Linux

Neste artigo mostrou-se como configurar a função de carregamento saudável da bateria do notebook Acer Aspire 5 no Linux, desde a compilação do necessário módulo no kernel até o uso simples da função através de extensão do Gnome Shell. Por fim mostrou-se como fazer a manutenção do funcionamento quando houverem atualizações de kernel da distribuição. Testado e comprovado no Ubuntu 23.10.

[ Hits: 1.888 ]

Por: Raul Lopes S. Grangeiro em 11/07/2024


Introdução



A função de carregamento saudável da bateria do notebook Acer Aspire 5 está disponível no Windows através do software Acer Sense que pode ser instalado no sistema através de download do site oficial da Acer. Essa função permite alternar entre dois modos de bateria: Carregamento Completo, com a bateria em 100% de sua capacidade, e um modo de Aumento de Vida Útil da Bateria, com a mesma chegando em 80% de capacidade e parando o carregamento ali. Essa função, quando configurada, funciona mesmo que você mude de sistema operacional, ou seja, se for configurado no Windows para o Modo de Vida Útil da Bateria e você reiniciar em uma distribuição Linux (dual boot) vai continuar nesse modo. O problema é que você não tem como alternar os modos no Linux, a não ser que siga os procedimentos deste artigo e terá a função facilmente acessível na sua distribuição Linux.

O notebook em que todo esse procedimento foi criado e testado é o Acer Aspire 5 A515-45-R6BL com a seguinte configuração: Processador AMD Ryzen 7 5700U, GPU AMD Radeon RX Vega 8, 20GB RAM, SSD 512 GB M.2. O notebook tem um dual boot de sistemas operacionais: Windows 11 Pro e Ubuntu 23.10, portanto o procedimento aqui descrito foi testado e comprovado seu funcionamento nesta distribuição Linux, mas deve funcionar sem problemas na maiorias das outras distribuições pois o procedimento não é específico de um sistema operacional.

Apesar disso atente-se que uma parte do procedimento é feito em cima do Gnome Shell, portanto se você utiliza KDE ou algum outro Desktop Environment terá de pesquisar por métodos de uso para eles por interface gráfica. A instalação do módulo de controle desta função no kernel funcionará normalmente em sua distribuição com outras interfaces gráficas, mas você precisará buscar uma extensão ou software que faça uso dela. Neste artigo usamos o Gnome Shell com uma extensão que fará uso do módulo.

Buscou-se ao máximo ser simples quanto ao procedimento, então o que puder ser feito por interface gráfica será, apesar de que uma parte do procedimento incluirá o terminal e seus comandos, mas não se preocupe, será tudo bem explicado.

Bem, vamos começar...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando A Extensão Para Controle Gráfico e Instalando O Módulo Para O Kernel
   3. Iniciando O Módulo Com O Sistema
   4. Reinstalando O Módulo Quando Atualizar O Kernel Do Sistema
   5. Agradecimentos Finais e Referências
Outros artigos deste autor

Mamãe mandou eu escolher esse daqui... será?

Rakarrack - Uma pedaleira virtual no Fedora 21

Torne o Ubuntu o seu principal sistema operacional

Qual distribuição Linux devo escolher?

Instalei o Ubuntu! E agora?

Leitura recomendada

Instruções simples para instalar os drivers da nVidia para XFree86 no Debian

Instalar Slackware 12.2 no Dell Inspiron 1525

Instalando e configurando o Nagios com e sem MySQL

Instalando um servidor LAMP no Linux Ubuntu 7.10

Configurando conexão ADSL com Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 20/07/2024 - 17:37h

Bem completo.
______________________________________________________________________
Inscreva-se no meu Canal: https://www.youtube.com/@LinuxDicasPro
Repositório GitHub do Canal: https://github.com/LinuxDicasPro
Grupo do Telegram: https://t.me/LinuxDicasPro
Meu GitHub Pessoal: https://github.com/mxnt10

[2] Comentário enviado por robsonpc em 21/07/2024 - 11:44h

Gostei demais, tenho um nitro v15 com o nitro sense e estou a procura de algo parecido. Única diferença é que uso o Linux mint e ficaria sem a extensão. Caso alguém saiba de uma alternativa pro Cinnamon será bem vindo.

[3] Comentário enviado por raulgrangeiro em 22/07/2024 - 14:56h


[2] Comentário enviado por robsonpc em 21/07/2024 - 11:44h

Gostei demais, tenho um nitro v15 com o nitro sense e estou a procura de algo parecido. Única diferença é que uso o Linux mint e ficaria sem a extensão. Caso alguém saiba de uma alternativa pro Cinnamon será bem vindo.


Realmente não sei se há uma extensão parecida com essa do Gnome para o Cinnamon, mas na documentação do módulo wmi-battery para o acer ele ensina como habilitar os modos por linha de comando. Veja nesse link: https://maniacx.github.io/Battery-Health-Charging/device-compatibility/acer

Apesar disso seria bom pesquisar e ver se acha uma ferramenta gráfica para o Cinnamon.


Creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts