Convertendo arquivo de vídeo em áudio via ffmpeg (incluindo metadados)

Este artigo mostra como converter um arquivo de vídeo (mp4, webm etc) em arquivo de áudio (mp3, ogg etc) e já incluir, na mesma operação, os metadados do mesmo (título, nome de artista, álbum etc), utilizando o ffmepg.

[ Hits: 1.268 ]

Por: andre uebe em 28/11/2018 | Blog: http://resa.net.br


Visão Geral



CDs e DVDs não duram para sempre. Muitas vezes é de seu desejo copiar o conteúdo destas mídias para outra mídia, como um HD ou pendrive. Se você possui a mídia original e não pretende utilizar a cópia para fins comerciais, fique tranquilo, isto não é pirataria!

Agora vamos a uma outra situação. Gostei muito de uma trilha sonora ou de um trecho deste arquivo de mídia que está, por exemplo, no formato mp4 ou ogv (não entrarei em detalhes de como esta extração do CD ou DVD acontece pois, além de não ser o propósito do presente artigo, há diversos artigos na internet que explicam isso), e desejo extrair apenas o áudio deste (ou converter o vídeo em áudio).

Usualmente adotada por mim, a solução seria abrir o arquivo de vídeo (mp4) no Audacity (editor de áudio) e salvar como mp3, inserindo os metadados (nome da faixa, artista, álbum etc) no momento de salvar o arquivo. Esta operação é trabalhosa e demorada (pois exige a abertura de várias telas em modo gráfico), o que me levou a pesquisar como converter o vídeo (mp4) em áudio (mp3) e, na mesma operação, incluir os metadados no arquivo de áudio gerado.
Para isto descobri que o programa ffmpeg para gerenciamento de streaming faz as duas coisas. Então, mãos na massa! Na seções seguintes, veremos como instalar o programa e bibliotecas necessárias e, em seguida, como executar os comandos necessários para realizar o pretendido.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Visão Geral
   2. Instalações
   3. Procedimentos com o ffmepg
Outros artigos deste autor

Como assistir Vídeos e Filmes diretamente do Linux para seu Chromecast via Stream2chromecast

Instalando o Scanner Scanjet 2300c no Kurumin

Lendo formatos EPUB no Kindle com o Calibre

Velox: Como configurar sua conexão após a mudança

Kindle com agregador RSS através do Calibre

Leitura recomendada

Instalação do Jack Audio Connection Kit

Áudio Profissional no GNU/Linux

FFMPEG para conversão em MP4 - Uso básico

Criar um Servidor TeamSpeak no Ubuntu Server

Rakarrack - Uma pedaleira virtual no Fedora 21

  
Comentários
[1] Comentário enviado por farayato em 18/12/2018 - 23:33h

Opa, gostei bastante do artigo. Como estou aprendendo shell script eu tentei automatizar esse processo e ficou bem legal! Obrigado!


Contribuir com comentário