Colocando novos ícones no "Acer Desktop" (Acer Aspire One)

A ideia aqui é personalizar mais um pouco o Linpus Linux Lite, colocando novos ícones (aplicações) nos grupos em que o "Acer Desktop", ou "Acer Launcher", é dividido. Isso é possível editando o arquivo (formato "xml") original de configuração.

[ Hits: 19.830 ]

Por: Andre (pinduvoz) em 12/03/2009 | Blog: http://casadopinduvoz.wordpress.com/


Introdução



O desktop do Acer Aspire One foi personalizado pela Acer para possibilitar o acesso às aplicações mais utilizadas, ou em outras palavras, para possibilitar o acesso apenas às aplicações que a Acer acha que merecem ser utilizadas, pois na versão padrão não temos sequer acesso ao menu do XFCE.

No artigo Truques e dicas para o Acer Aspire One e o Linpus Linux Lite, publicado aqui, ensinei como ter acesso ao menu do XFCE. Já na dica Adicionando um menu à barra de tarefas do Acer Aspire One, também publicada aqui, ensinei como colocar o ícone de acesso ao menu do XFCE diretamente no painel. Portanto o acesso ao menu é tema superado, restando tratar do acesso aos ícones da interface, para lá colocarmos o que queremos acessar regularmente.

Já que também foi publicado o artigo Instalando o Songbird no Linpus Linux Lite (Acer Aspire One), vou supor que esse programa já foi instalado no "One" e que o usuário quer que o ícone dele fique no "Acer Desktop", na aba "Diversão".

O arquivo de configuração

O arquivo de configuração do "Acer Desktop" é este: /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml

É nele que temos a divisão em quatro grupos (Ligar, Trabalho, Diversão e Ficheiros) para as aplicações (ícones). Por isso é preciso editá-lo para que os "nossos" ícones façam parte de um ou mais grupos de aplicações.

Isso, em princípio, pode parecer muito complicado, mas na verdade não é.

Basta atenção e boa-vontade.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Onde editar
   3. Editando o arquivo
Outros artigos deste autor

UNR (Ubuntu Netbook Remix) 9.04 no Acer Aspire One (AA1)

Vamos testar esse tal de Linux?

Instalando o GNU/Linux numa máquina virtual (e aprendendo sem correr riscos)

Distribuições GNU/Linux em computadores limitados ou antigos

O "Synaptic"

Leitura recomendada

Recebendo notificações de seus servidores no seu celular e e-mail

Instalação da Broadcom 1390 no Debian Etch

Montar dispositivos com haldaemon em usuários NIS

Configurando internet banda larga no Linux (Slackware 10.1)

Raid 1 em 5 minutos e descanso por 3 meses

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 13/03/2009 - 14:02h

Prezado André, tenho acompanhado suas instruções (aulas) acerca do Linpus no Aspire One. Obrigado, por que sou novato no contato com Linux e seguindo seus passo a passo tenho conseguido melhoras no uso do sistema deste netbook.

Agora, preciso de sua ajuda para 2 assuntos: (1) Configuração do Acer Desktop e (2) Ajustes no Thunderbird quanto as fontes do programa para que fiquem melhor visualizadas nesta pequena tela.

(1) Como faço para acessar o arquivo: /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml e poder seguir suas instruções.

(2) Gostaria de um passo a passo sobre como ajustar as fontes do Thunderbird para esta tela pequena. No seu artigo a respeito, se bem entendi, há um link para baixar as fontes mas, sinceramente, não consegui entender bem o que fazer. E também não consegui acessar este arquivo de fontes.

Se possível, continue, o mais didático possível. Creio que como eu outros leitores devem precisar de instruções bem detalhadas sobre coisas bem simples como o assunto (1) deste comentário.

Muito obrigado mesmo!

Acdlima

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 13/03/2009 - 18:18h

O comando para editar o arquivo é este:

mousepad /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml

Graficamente, abra "Meus Ficheiros", use "Ctrl + h" para mostrar os arquivos ocultos e abra as pastas que fazem parte do caminho:

1) .config (o ponto na frente oculta o arquivo ou pasta)

2) xfce4

3) desktop

-----

O arquivo das fontes da MS que está no primeiro artigo ("Truques e Dicas...") é um pacote rpm que pode ser instalado simplesmente clicando duas vezes nele (isso abre o instalador).

O instalador vai pedir sua senha e instalar o pacote, que já pode ser baixado no link que está no artigo (veja a msg que deixei lá).

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 13/03/2009 - 18:55h

Ah, já ia esquecendo:

obrigado pelo comentário!

A minha intenção em escrever aqui sobre o "One " e o "Linpus" é exatamente a de ajudar os usuários novatos que, por suas frustrações com o Linux, instalariam um XP pirata.

E com o XP, pirata ou original, no SSD (a versão com HD comum é "outra coisa"), a frustração seria ainda maior, como eu descobri (é, já o testei no "One" porque recebi o meu com ele, já que quem me vendeu achou que seria mais fácil vender com XP do que com Linux).

Com o XP instalado no SSD, o "One" demora cerca de 4 min após ligado para ficar "utilizável", pois ele escreve e lê o arquivo de troca do Windows a cada boot. E remover o arquivo de troca causa outros problemas, que não vou comentar aqui para não alongar mais esta mensagem.


[5] Comentário enviado por Vex em 22/03/2009 - 15:24h

Muito legal cara... parabens!

[6] Comentário enviado por pinduvoz em 23/03/2009 - 02:25h

Obrigado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts