Chromecast - Upgrade de sua TV LED sem Wi-Fi

Chromecast dará novas utilidades de uso para a sua TV LED sem Wi-Fi, fazendo um upgrade barato sem precisar comprar uma nova TV.

[ Hits: 16.835 ]

Por: Fernando T. Da Silva em 19/09/2014 | Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/


Chromecast



Para quem não tem uma Smart TV e não quer gastar muito adquirindo outra TV, apenas pra assistir filmes da internet de vez em quando, ou enviar vídeos e fotos via Wi-Fi para a mesma, desde que possua uma TV LED com entrada HDMI, uma solução barata é o Chromecast.

O Chromecast já pode ser adquirindo no Brasil em algumas poucas lojas físicas e em outras somente pela internet.

Sua instalação é bem simples, podendo utilizar um smartphone ou tablet com Android, ou computador com Windows 7 ou superior (desde que use o navegador Google Chrome e acesse aqui, no qual será necessário baixar um arquivo para instalação no computador), sendo que a instalação pelo GNU/Linux não é suportada.

Instalação pelo Smartphone

No Google Play baixe o APP: Chromecast

Plugue o cabo USB ao Chromecast e depois conecte ambos na entrada HDMI e USB da sua TV.

Caso sua TV não tenha entrada USB, conecte o cabo ao adaptador de tomada pra fornecer energia ao Chromecast. Ligue a TV e no controle remoto pressione "INPUT" e escolha a porta HDMI que está conectada ao Chromecast.

Configurando o Chromecast

1. No smartphone, execute o APP Chromecast, onde o mesmo localizará o seu Chromecast que estiver na mesma rede, toque em: Configurar

2. Selecione o seu país e aguarde. Na tela seguinte, olhe para a TV, na qual uma imagem mostrando uma combinação de letras e números aparecerá (o código exibido na TV e no instalador devem ser iguais). Para avançar, toque em: Estou vendo o código

3. Digite um nome para o seu Chromecast e clique em: Definir

4. Agora, na parte da conexão, digite a senha da sua rede Wi-Fi e clique em: Definir rede

Pronto.
Linux: 
Chromecast - Upgrade de sua TV LED sem Wi-Fi

Notas:
  • A instalação pelo tablet é feita de forma idêntica.
  • Instale o APP Chromecast em todos os celulares e tablets da sua casa para utilizar os mesmos com a sua TV, sendo que não será mais necessário configurar o Chromecast nos outros dispositivos, pois isto é feito somente uma vez, servindo apenas para adicionar o botão Cast automaticamente nos APPs já existente (versões recentes), que estejam instalados e que possuem suporte ao Chromecast e também para integrar o seu dispositivo ao Chromecast.
  • Com a instalação do APP Chromecast, alguns APPs como o YouTube e o Crackle, vão ganhar o botão Cast sem precisar fazer nenhuma atualização para isto.

O que assistir no Chromecast?

Você poderá reproduzir vídeos e filmes online do YouTube, dramas e shows do Viki e filmes do Crackle gratuitamente, desde que tenha os respectivos APPs instalados em smartphone ou tablet.

Possuindo o APP do Netflix e Google Play Filmes e tendo uma assinatura dos mesmos, poderá assistir a filmes online.

Lista completa de APPs suportados pelo Chromecast:

Assistir a vídeos e filmes online

O seu smartphone ou tablet servirá como controle remoto, podendo aumentar ou diminuir o volume de som, avançar ou retroceder e pausar a reprodução, mas devendo estar sempre com o Wi-Fi do mesmo ligado e com o APP em execução para isto. Você poderá pausar o vídeo ou filme mesmo com o celular bloqueado. O volume também pode ser controlado pelo controle remoto da TV.

Execute o APP desejado e localize primeiro o que deseja assistir, depois clique no botão Cast (Transmitir). E só clicar no vídeo ou filme desejado, que a reprodução será enviada para a TV.

Notas:
  • O celular repassará a reprodução do vídeo ou filme e todo processamento pesado será feito no Chromecast, sendo que no celular o vídeo ou filme, ficará parado na primeira cena inicial.
  • O consumo da bateria ligando o Wi-Fi do celular, exclusivamente para assistir a um filme online com 1 hora e 15 minutos de duração é no máximo 3%, no qual foi testado este consumo com alguns filmes assistidos e usando dois modelos de celulares diferentes. E desde que o celular não seja utilizado para outras funções durante a exibição do filme.
  • Durante a reprodução do filme, você pode acessar outros APPs do celular, ligar e receber chamadas normalmente.
  • Querendo economizar bateria, você até pode finalizar o APP utilizado para assistir ao filme e desligar o Wi-Fi do celular, que o filme continuará sendo reproduzido na TV, somente não pode clicar novamente no botão Cast (Transmitir) deste APP, pois neste caso você estará encerrado a transmissão para a TV.

Diversão

No Google play, instale:
  • Tic Tac Toe for Chromecast :: famoso jogo da velha em modo multiplayer, sendo necessário utilizar dois dispositivos para jogar usando um smartphone ou tablet, e aparecendo na TV e no dispositivo a jogada de cada jogador.
  • EduKids for Chromecast :: games educativos para os pais interagirem com crianças menores de 6 anos. Para adultos, a parte interessante é o jogo da memória representada pela figura do elefante.

Vídeos, MP3 e fotos do dispositivo para a TV

Os arquivos que estiverem armazenados localmente no seu smartphone ou tablet, poderão ser reproduzidos na sua TV, instalando diversos APPs para esta finalidade. E alguns permitem também a exibição do seu conteúdo que estiver nas nuvens.

O melhor APP para isto é o Direct Cast Lite, que além de enviar a reprodução, permite fazer zoom do vídeo mesmo que sua TV não tenha este recurso nativamente.

Permite reproduzir os formatos suportados que estiverem em uma pasta compartilhada Windows ou Samba de um computador da sua rede local, basta apenas fornecer o nome (hostname) do computador.

Reproduzindo arquivos que estiverem em nuvem

Outros bons APPs para a mesma finalidade, são: Gallery Cast Free e Local Cast, experimente o que mais lhe agradar. Cada um tem algo diferente que não tem no outro ou uma maneira melhor de interagir.

Nota: o formato de vídeo suportado para streaming pelos APPs é somente nos formatos MP4 e WebM.

Enviando arquivos de um computador para a TV

Para isto você deve instalar primeiro a extensão Chromecast no navegador Google Chrome para Windows ou GNU/Linux.

Reprodução de vídeos e MP3

Utilizando um computador Desktop ou Notebook, instale a extensão Videostream for Google Chromecast no navegador Google Chrome para reproduzir vídeos e MP3 do seu computador na TV.

A extensão Videostream suporta os seguintes formatos que foram testados: vídeos RMVB, FLV, MP4, AVI (XviD) e WMV, sendo todos eles reproduzidos na TV.

Importante: o Firewall deve estar desativado, pois caso contrário, o streaming do vídeo e do MP3 para a TV não funcionarão.

Enviando fotos

No navegador Google Chrome, instale a extensão Local Image Viewer, depois acesse no navegador:
  • Configurações → Extensões
  • E marque a opção: Permitir acesso ao URLs do arquivo desta extensão.

Agora, no Google Chrome, basta digitar um endereço local do seu computador (como /media/fotos) e clicar em uma foto para a mesma ser exibida no navegador, para ir para a próxima foto ou voltar para a foto anterior; leve o mouse até a parte inferior do navegador onde aparecerá as setas para esquerda ou para a direita.

Para as fotos serem visualizadas na TV, clique no botão Cast (botão Transmitir) do navegador.

Enviando qualquer arquivo para a TV

Qualquer tipo de arquivo suportado nativamente pelo navegador sem instalar extensão nenhuma, como vídeos MP4, MP3, fotos, TXT, HTML e outros formatos, podem ser visualizados ou reproduzidos na TV, bem como as páginas da internet abertas, basta clicar no botão Cast do navegador.

Dica: nos sites que não existem ainda APP para Android, como a aba do navegador, podem ser enviados para a TV. Se você costuma assistir a filmes online pelo computador, você pode enviar para a TV a reprodução deste filme, clique no botão Cast e depois clique no botão tela cheia do player do filme.

   

Páginas do artigo
   1. Chromecast
Outros artigos deste autor

Slackware 14.2 - Configuração pós-instalação

Instalando o MEO Cloud em qualquer distro GNU/Linux

Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung

Recuperando o seu sistema Salix

Cryptkeeper - Transportando arquivos com segurança no pendrive

Leitura recomendada

Genymotion - Emulando Android no GNU/Linux

Conheça o Viva o Android, site coirmão do VOL

Transforme o seu celular Android em webcam sem fio na plataforma Linux

Debian no Android "from scratch"

Tranferência rápida de arquivos do Android para PC via FTP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wind0wsm4n em 19/09/2014 - 07:44h

Eu tenho o meu há uns três meses. Adoro!

Uso com Linux, Windows 7 e 8.1 e Android, este no tablet (4.1) ou no celular (4.4).

A extensão Videostream for Google Chromecast engasga um pouco com RMVB, mas roda bem a maioria dos meus videos locais. E o APP do Netflix funciona muito bem. Por isso estou satisfeito.

[2] Comentário enviado por removido em 19/09/2014 - 14:31h

Amigo pode me dizer se o adaptador de energia é bivolt?


Sabem quanto custa nos USA? 35 DÓLARES.

No mercado livre tem gente vendendo a 240,00 reais + frete....

Brasil, um país de trouxas....

[3] Comentário enviado por wind0wsm4n em 20/09/2014 - 20:33h

Eu paguei 160 reais numa lojinha tipo 25 de março.

Mas soube que o preço "oficial" é de 190 reais.

[4] Comentário enviado por fabio em 21/09/2014 - 02:28h

Legal! Embora não precise, já tenho assunto pra próxima mesa de bar com os amigos kkk

[5] Comentário enviado por bilufe em 22/09/2014 - 07:21h

O Chromecast infelizmente é muito limitado. Um dongle chinês é muito melhor.

Um dongle chinês que tem várias funcionalidades do Chromecast e que utilizo é o MK 809 III

Com o dongle posso:
- Navegar na internet sem precisar de um dispositivo intermediário;
- Armazenar arquivos no próprio dongle;
- Vídeos, música, fotos, jogos e tudo o que Android for capaz de fazer sem a necessidade de um dispositivo intermediário;
- Com um smartphone posso usar o aplicativo Flipps ou o LocalCast para reproduzir conteúdo diretamente no dongle, assim como ocorre no Chromecast.

E o melhor: custa só 100 reais!

[6] Comentário enviado por wind0wsm4n em 22/09/2014 - 11:34h

@ bilufe

Onde vc conseguiu um desses "mini pc" android por 100 reais?

No mercado livre eles custam cerca de 300, sem o teclado ou mouse/apontador.

Se for comprando direto da China, diz de onde (site), pois tenho medo de ficar sem dinheiro e sem o produto.

[7] Comentário enviado por bilufe em 24/09/2014 - 14:05h

@ pinduvoz

Eu tenho dois... um Mk802 II que comprei do Dx.com
Este tem 1 GB de RAM e permite ser controlado por um smartphone na mesma rede. Claro que também aceita o uso de mouse/teclado tradicionais e os controles sem fio. Porém não tem funcionalidades de cast.

O outro é um Mk809 III que comprei no Aliexpress
Este tem 2 GB de RAM, é bem melhor para jogos (desde que compatíveis com controle/teclado), não vem com aplicativo para controlar por smartphone (mas você pode instalar o Tablet remote e ter esta funcionalidade), sendo necessário usar algum dispositivo para controlar (mouse/teclado/airmouse/etc). Ele faz cast, esta é uma grande vantagem com relação ao modelo que comprei anteriormente.

Cada um demorou cerca de 90 dias para chegar. Ambos custam em torno de R$100,00.

Também tenho um mini-mouse-teclado sem fio que utilizo, comprei no mercado nacional por R$ 50,00

[8] Comentário enviado por LonelyEagle em 30/09/2014 - 10:33h

Muito bom o artigo, mas você esqueceu de apps essenciais como o Plex e BubbleUPnP, que transmitem conteúdo do pc para a tela direto do celular.

[9] Comentário enviado por Mussoluiz em 02/08/2019 - 15:09h

Melhor com Android !

Linux - Debian


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts