Caros,
Depois da série
Blender para todos!, recebi alguns pedidos sobre como recriar certos objetos e cenários com o
Blender. E hoje, vamos começar pelos planetas de forma simples e ilustrativa.
Criar um planeta em 3D é uma tarefa simples, mas que encanta os olhos de todos que não sabem o quanto isto está ao alcance das mãos!
Comecemos então concebendo mentalmente o nosso "planeta", para tanto, visite
o Oráculo em busca de uma textura adequada ao seu gosto pessoal. =]
Muito bem, hora de abrir o Blender. Desde já, vamos deletar o cubo padrão e adicionar uma esfera curva em nossa cena 3D.
Abaixo temos a interface padrão do Blender, para selecionar um objeto basta clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse. Para deletá-lo, basta pressionar a tecla "Delete" do seu teclado e confirmar!
Feito isso, vamos adicionar o objeto "esfera" à nossa cena 3D!
Opte pelo objeto
Nurbs Sphere, uma vez que o mesmo é mais simples e não requer intervenções significativas da nossa parte.
Agora que adicionamos a nossa esfera, vamos ampliar o seu raio utilizando a tecla de atalho:
S
Feito isso, vamos adicionar um novo material ao nosso objeto. Materiais são o acabamento do objeto, dando a ele a sensação de realismo.
Agora vamos adicionar um pouquinho de reflexividade ao mesmo:
Chegou a hora de adicionarmos a textura ao nosso objeto! O procedimento é muito simples, naveguemos até a aba responsável pela aplicação de texturas e solicitamos a criação de uma nova ao Blender.
Feito isso, selecione a opção
Image or Movie para adicionar uma imagem como textura ao nosso objeto:
Agora vamos deixar a textura aplicada de maneira uniforme, para tal, na opção denominada
Mapping, selecione a opção
Cube.
Vamos renderizar uma pequena prévia apertando a tecla F12.
Reparem como nosso planeta está completo, mas ainda precisamos ajustar o nosso plano de fundo!
Na aba
World, você pode trocar a cor do plano de fundo através da opção
Horizon Color, deixando-o do seu jeito. Feito isso, selecione novamente a esfera e volte para a aba de texturas e lá, navegue até o menu
FLuence - isso por que vamos ajustar a cor do objeto frente à textura, de modo que ambas se mesclem com perfeição. =]
Feito isso, aperte novamente a tecla F12 para renderizarmos uma pequena prévia, note que estamos quase lá! Falta apenas adicionarmos estrelas!
Para tal, basta ativar a opção
Stars, presente na aba
mundo (world):
Feito isto, basta renderizar novamente e curtir o resultado!