Arch Linux: Uma distribuição otimizada para i686

O Arch foi criado em 2001 por Judd Vinet e desde então vem crescendo bastante. É uma distribuição rápida, leve, elegante e bastante flexível. Este artigo foi criado para apresentar aos usuários as principais características desta ótima distribuição.

[ Hits: 23.984 ]

Por: Hugo Doria em 31/03/2008 | Blog: http://hugodoria.org


Introdução



Já sou usuário fiel do Arch Linux a cerca de um ano e estou bastante satisfeito. Já traduzi e escrevi diversas documentações, mas nunca uma falando sobre a distribuição em si. Por isso resolvi criar esse bê-a-bá do Arch, mostrando como ele surgiu, características e outras coisas mais. Vamos lá. :-)

O Arch foi criado em 2001 por Judd Vinet e desde então vem crescendo bastante. É uma distribuição rápida, leve, elegante e bastante flexível. No Brasil ainda é uma distro pouco conhecida e usada.

Seus pacotes são otimizados para i686, o que significa que o Arch só roda em processadores mais atuais que o Pentium II. Graças a essa otimização o desempenho do Arch é superior ao da maioria das distribuições (que usam pacotes para i386).

Esses pacotes são, geralmente, as versão mais atuais dos softwares. Uma atualização destes não demora muito para entrar nos repositórios oficiais. Demora muito menos que a maioria das distribuições, para falar a verdade.

Características e ferramentas

O gerenciamento de pacotes é feito pelo pacman, que é capaz de resolver dependências e trabalha com um formato binário de pacotes. Além disso, o pacman permite que os pacotes sejam facilmente customizados pelos usuários.

O Arch conta também com o AUR, um repositório de pacotes alimentado pelos próprios usuários da distribuição. Se um usuário deseja um pacote que ainda não existe nos repositórios oficiais ele pode simplesmente criar um e colocá-lo no AUR.

Um pacote que se encontra no AUR pode ser usado por todos os usuários. Estes podem votar a favor ou contra um pacote, dependendo da qualidade do mesmo. Quando um pacote recebe muitos votos um desenvolvedor do Arch pode adotar esse pacote e colocá-lo nos repositórios oficiais. Isso é ótimo, pois permite que qualquer usuário possa ajudar o desenvolvimento do Arch.

Outra coisa que também é muito legal no Arch é o ABS. Ele é um sistema muito parecido com o ports do BSD e permite que os fontes de um pacote sejam baixados, descompactados, compilados e instalados sistema. Tudo isso automaticamente e de uma forma bastante simples. Ele permite, também, que todo o sistema seja reconstruído utilizando flags específicas para o seu processador.

Oficialmente não existem interfaces gráficas para as ferramentas e a maioria das configurações devem ser feitas na linha de comando, por isso o Arch não é muito recomendado para usuários iniciantes. Hoje já existem algumas interfaces criadas pelos próprios usuários, mas nenhuma foi adotada oficialmente.

O Arch não fornece nenhum suporte oficial, mas existe muita coisa documentada e é possível encontrar ajuda rapidamente em lista de discussão, fórum e no IRC. O problema é que tudo isto se encontra principalmente em inglês e se você não tem afinidade com este idioma isso pode ser um problema. O Arch Linux Brasil foi criado para tentar melhorar isso, mas a situação ainda não é muito boa.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Prós e contras
   3. Onde encontrar informações e ajuda
Outros artigos deste autor

Procurando rootkits no seu sistema

Personalizando o Blackbox

Colocando ícones no menu do Fluxbox

Como criar pacotes para o Arch Linux (parte 2) - pacotes svn e cvs

Pós-instalação do Arch Linux em um Dell Vostro 1400

Leitura recomendada

GoboLinux? Que distribuição é essa? (Parte 1- Primeiros contatos)

Virtualização dos sistemas operacionais: CentOS, Debian, Slackware e Ubuntu

Trabalhando com datas no Linux

Instalação dual boot com 2 HDs com Windows XP e Ubuntu Linux

Instalando Debian 5.0 e deixando com todos os programas que você gosta

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tiagoalam em 31/03/2008 - 16:13h

Também tenho o Archlinux como minha distro preferida, em casa uso ela e somente ela. Acredito muito no futuro do archlinux , pois tenho certeza que com o apoio da comunidade ela virá a ser a distribuição perfeita para todos, que para mim ja é.
Quanto ao artigo está de parabens o n0z3y pela atitude de divulgar o Arch para todos aqui do VOL, também ja fiz minha parte com o artigo "Conhecendo e usando o gerenciador de pacotes pacman" , que foi o primeiro material sobre archlinux da comunidade, embora nao seja especificamente sobre a distro. Ja tinha lido boa parte do conteúdo desse artigo no archlinux-br.org, mas mesmo assim parabens pelo artigo :)

[2] Comentário enviado por removido em 31/03/2008 - 18:51h

o Arch é maravilhoso !!!!!!!!!!!
vlw,
Hugo vc é o verdadeiro guru do Arch linux !!!!!!!!

[3] Comentário enviado por oliviofarias em 31/03/2008 - 21:01h

É Arch é bonito, organizado...
Porem não gostei dessa história de pacman....
Sua instalação é boa, porém para leigos complicada...
Não recomendo nunca para iniciantes.
É unica distro que não consigo me adaptar.
O resto tudo eu testo aqui e somente essa não gostei.
Fazer o que né!? :c/

[4] Comentário enviado por removido em 01/04/2008 - 00:16h

Quem usou slackware e configurou tudo na mão tira qualquer distro de letra!!!...

[5] Comentário enviado por GuilhermeAugusto em 01/04/2008 - 20:05h

Arch é uma distro genial, que, desde que comecei a usar, há alguns poucos meses (vindo do Slackware), não troco por nenhuma outra. Nunca, em nenhuma outra distribuição, havia tido tamanho controle sobre todo o sistema.
Arch Linux leva a sério as filosofias "because it works" e "keep it simple, stupid". Já converti uma meia dúzia de slackers pro Arch, e todos eles sentiram a mesma coisa em relação à distro. Por isso a comunidade Arch é tão unida: tem-se verdadeiro entusiasmo em trabalhar.
Parabéns pela iniciativa do artigo, n0z3y, há tempos estou para escrever um artigo do tipo, mas acabo me distraindo com o wiki. ;)
Abraços.

[6] Comentário enviado por skate_forever em 02/04/2008 - 21:13h

Essa é mais uma colaboração da comunidade Arch Linux Brasil.

Pelo menos esse artigo não foi copiado como muitos outros falando do Arch que foram postados aqui.

[7] Comentário enviado por removido em 09/04/2008 - 11:14h

Sou um usuário linux desde 2001 e até então não conhecia o Arch Linux. Engraçado que não sou de ficar instalando distro e nem fico a procura disso, mas resolvi instalar ele há 2 dias atrás em um notebook acer e por enquanto estou gostando muito.

Abraços.


[8] Comentário enviado por silasvivaolinux em 04/06/2008 - 19:48h

Parabéns por este artigo.
Sou Debian de coração, ja tentei slack mas não gostei muito por não haver nele um gerenciador de pacotes.
Tudo o que li ate agora sobre arch linux me agradou muito. Vou me aventurar neste novo universo ..rsrs

Abraços

[9] Comentário enviado por removido em 06/07/2009 - 13:35h

muito bom mesmo....tirou minhas duvidas(mesmo o topico sendo antigo)
ja baixei e vou testar no meu pc

[10] Comentário enviado por landex em 09/06/2010 - 17:17h

Bem legal, ja tentei instalar uma vez mas o viedo nao subiu, mas vou tentar de novo e em breve...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts