Acessando cotações da Bovespa no Calc do LibreOffice

Que tal se a sua planilha do Calc buscasse as cotações da Bovespa de forma que você pudesse usar os dados para fazer cálculos ou controlar sua carteira de ações? Pesquisei muito na internet, mas não achei informações sobre como fazer isso, nem mesmo na ajuda online do LibreOffice.

[ Hits: 31.841 ]

Por: Rodrigo Tavares em 14/09/2011


Tutorial



Obs.: Este procedimento foi testado no BrOffice 3.3.2 rodando no Ubuntu 11.04 e no OpenOffice 3.2.0 em inglês rodando no Ubuntu 10.04.

Que tal se a sua planilha do Calc buscasse as cotações da Bovespa de forma que você pudesse usar os dados para fazer cálculos ou controlar sua carteira de ações? Pesquisei muito na internet, mas não achei informações sobre como fazer isso, nem mesmo na ajuda online do LibreOffice.

Para obter as cotações online vamos usar o serviço do Yahoo! Finanças. Para isso acesse:
e no campo ao lado do botão BUSCAR COTAÇÕES comece a digitar o nome da empresa. A medida que for digitando aparecem sugestões dos códigos de ações (ex. PETR4.SA, VALE5.SA). Clique no código desejado para abrir a página da sua ação.

Digamos que você abriu a página da Vale, agora clique na barra de endereços do navegador para selecionar todo o endereço da página e tecle CTRL C (ou botão direito do mouse e copiar).
Abra o programa Calc do LibreOffice e clique na célula que deseja vincular aos dados. Agora clique no menu Inserir e então na opção Vincular a dados externos...
Vai abrir uma caixa de diálogos onde no campo URL da fonte de dados externa você vai colar o endereço do site que copiou antes. Para isso clique no campo com o botão direito do mouse e em colar. O botão OK não vai ser habilitado, então apenas clique pausadamente duas vezes no triângulo à direita do campo. Aguarde até aparecer uma caixa de Opções de importação. Clique no botão OK dela. Vão aparecer várias tabelas disponíveis, mas clique na HTML__table1, que é a tabela que mostra o preço.
Aproveite e tique a opção Atualizar a cada e preencha com os segundos desejados. Lembre-se de que estas cotações tem atraso de 15 minutos (se achar uma fonte em tempo real me avise, por favor). Clique no botão OK. Aguarde alguns segundos até os dados aparecerem. Você pode repetir isso para cada ação desejada, basta visitar a página da ação e copiar o endereço do navegador. Se você quiser outros dados da ação clique na opção HTML_tables.
Uma vez que aparecem na planilha os dados desejados você pode referenciar estas células para fazer os cálculos que desejar.

Uma dica é usar a Planilha2 para vincular os dados de todas ações desejadas e a Planilha1 para exibir as informações de forma amigável para o usuário. Sua imaginação é o limite. Lembre-se de que cada vez que abrir o arquivo aparece um diálogo perguntando se deseja atualizar os vínculos. Clique em Sim.

Uma outra solução é usar uma extensão para o OpenOffice chamada GetQuote. Mas eu queria uma solução que não precisasse instalar nada no computador e por isso rodasse direto em outras máquinas. Também esta extensão trouxe resultados errados em alguns testes, então não achei muito confiável. Ralei muito para descobrir isso.

Espero ter ajudado.

   

Páginas do artigo
   1. Tutorial
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Entenda o XML - Parte 1

Entenda o XML - Parte 2

Proteja seu website ou página html com encriptaçâo

CSS - Manual de Estilo (parte 3)

Entenda o Bootstrap

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pherde em 14/09/2011 - 13:19h

Genial...!!!

[2] Comentário enviado por rainingblood em 14/09/2011 - 14:00h

Caramba! muito bom!
vou usar hoje!

[3] Comentário enviado por JohnRobson em 14/09/2011 - 16:57h

Funciona muito bem... Obrigado.

[4] Comentário enviado por asdf2 em 14/09/2011 - 18:39h

dica perfeita... valeu

foi pro favoritos.

[5] Comentário enviado por thiagoparreira em 15/09/2011 - 13:57h

Cara... Muito jóia...
Agora posso conferir as bolsas sem ter que entrar nos sites...

[6] Comentário enviado por removido em 19/12/2011 - 17:26h

Cara muito bom seu Tutorial, vou ter que concordar que é melhor que o meu. link: http://www.alexsandertalles.com.br/v1/index.php/dicas/59 .
Mas vamos ver uma coisa, se fosse montar uma planilha grande usando a fomula =getQuote, que uso no meu, vc tem alguma dica de como atualizar o Calc automatico. Parabens... vou compartilhar no meu site esse tuto seu.

[7] Comentário enviado por gabrui em 11/05/2019 - 21:21h

Eu estou utilizando um outro comando:
- Para baixar os dados eu faço na planilha chamada buffer

=SERVIÇOWEB(CONCAT("http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=";$Carteira.A51))

- Depois eu pego a cotação com esse outro comando na planilha chamada carteira, onde a coluna A é o código do ativo (BBAS3 por exemplo):

=VALOR(EXT.TEXTO(EXT.TEXTO($buffer.A51;PESQUISAR("[0-9]+,[0-9]+"; $buffer.A51);8); 1; PROCURAR("<"; EXT.TEXTO($buffer.A51;PESQUISAR("[0-9]+,[0-9]+"; $buffer.A51);8))-1))

O primeiro baixa uma página na web completa (com cerca de 20kb) e o segundo pega o primeiro número que ele encontra na página que, no caso, é a cotação.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts