Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Borg Cube vs Federation
Por isaac
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

KeyTouch - Configurando teclados multimídia sem driver específico
Linux user
Publicado por Alberto Federman Neto. em 04/08/2008

Login: albfneto, 1940252 pontos | Blog: http://va.mu/AP1
[ Hits: 10418 ]

KeyTouch - Configurando teclados multimídia sem driver específico

Nos últimos anos teclados multimídia tem sido muito utilizados. Em algumas distros certas marcas e modelos de teclados multimídia tem drivers para o Linux. Por exemplo, o layout do "Super Power Multimidia Keyboard" pode ser configurado no Centro de Controle do KDE.

Para muitas das outras marcas e modelos multimídia, infelizmente drivers para Linux não são encontrados com facilidade.

Para configurar um teclado multimídia genérico, pode-se recorrer ao pacote KeyTouch.

Para utilizá-lo:

1) Configure o layout de seu teclado multimídia como teclado comum ABNT2, locale Brasil, considerando-o como Internacional 102 ou 104 teclas, ou ainda como Internacional Genérico de 105 teclas.

2) Isto pode ser feito no Centro de Controle do KDE ou GNOME, ou via comandos.

3) A seguir, instale o pacote KeyTouch. Por exemplo no Gentoo ou no Sabayon:

$ su
# emerge -va keytouch keytouch-editor


Em outros Linux utilize o método de instalação da sua distro (apt-get, urpmi etc).

4) Se preferir, baixe os fontes do keytouch e do keytouch-editor e compile, ou baixe os binários "deb", "rpm", "tgz" - entre outros - adequados (existem para Mandriva, Fedora, Debian etc).

5) Instalado o programa, digite no terminal:

$ su
# keytouch


6) O programa vai abrir. Clique em "keyboard" > "change" e procure pela marca, tipo ou modelo de seu teclado. Se não encontrar, feche o programa. Digite no terminal:

# keytouch-editor

7) Aberto o editor, selecione o tipo genérico de teclado pelo evento básico correspondente, geralmente é "AT Translated Set 2 Keyboard", e clique em "OK", e uma janela "Press one of the extra keys" aparece.

8) Clique numa das teclas multimídia, por exemplo Home, e se a janela fechar sozinha é o tipo genérico correto de teclado.

9) Feito isso clique em "OK" e associe cada tecla multimídia a um evento ou programa (ex.: "Home" pode ser associado a Firefox ou a Swiftweasel, Opera, Epiphany, em resumo, seu navegador padrão; associe e-mail a Thunderbird etc). Faça isso com todas as teclas adicionais multimídia. Geralmente pode-se associar, por exemplo, "Mute" ao evento do mixer de áudio em modo mudo etc.

10) Salve o arquivo em um diretório e feche o editor.

11) Abra novamente o programa KeyTouch, clique na aba "keyboard" > "change". Uma janela abrirá ("change keyboard"); escolha "import" e abra o arquivo onde salvou o perfil de seu teclado.

12) Coloque o nome, marca, modelo etc e clique em OK.

13) Ao abrir o KeyTouch, seu teclado estará no programa.

Agora é só configurar ou checar as opções de associação de cada tecla aos programas adequados, ou seja, se "Home" vai abrir o Firefox na home-page padrão.

A figura abaixo ilustra as janelas de configuração do KeyTouch-Editor e do pacote KeyTouch.
Configurando Teclados Multimidia sem Driver Específico - KeyTouch.
A dica foi testada com teclado multimídia "Satellite International -Int", modelo AK-805-P, em Sabayon Linux 3.4F e em Gentoo 2008.0.

Segundo os desenvolvedores do pacote, deve rodar em qualquer distro e necessita apenas de XWindow. Portanto roda em GNOME, KDE, XFCE ou qualquer outro ambiente gráfico.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Instalando o adaptador DWA-110 no Ubuntu
   Dica Linux recomendada Modem SpeedStream 5200 pode ser um roteador
   Dica Linux recomendada Configurando sua webcam Creative Live
   Dica Linux recomendada Instalando a placa Realtek RTL8191SEvB no Slackware 13.37
   Dica Linux recomendada Aviso de inserção / remoção de dispositivo USB

Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 04/08/2008 - 23:15h:

Muito bom...estou com um note HP Pavilion dv6645br e encaro esse problema com meu Slackware!

[2] Comentário enviado por erix+ em 10/08/2008 - 18:04h:

Grande dica! foi para os favoritos

[3] Comentário enviado por albfneto em 11/09/2009 - 09:59h:

1) COMPATIBILIDADE DO TECLADO SATTELITE INTERNATIONAL AK-805-P. COM O LINUX.

È muito curto para uma Dica, porisso resolvi postar como um comentário aqui.

a marca e modelo do teclado Satellite International AK-805-P Multimidia, não tem driver próprio em Linux.
Usa-se então as configurações genéricas "Teclado Internacional 104 ou 105 teclas".

Porém, descobri que essa marca e modelo são razoávelmente compatíveis com o:

A4Tech - modelo KB-21.

Portanto podem usar essa marca e modelo, se não funcionar com os teclados gerais.

2) ARQUIVO DE KEYTOUCH, PRONTO.

Para os que tiverem teclado Satellite-AK-805-P, igual ao meu,e não quiserem editar o arquivo manualmente. podem baixa-lo de:

http://www.adrive.com/public/dad8993dc58f897b995a629f68a986a595420ca3edc5cd0cce3ed45c5ac45455.html




Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.