Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Comunidades

Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

[13] Enviado em 24/04/2012 - 14:11h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


Teixeira escreveu:

Se o som tem a forma de um "apito" pode tratar-se de realimentação negativa, ou seja, o que se costuma chamar por aí indevidamente de "microfonia" (o termo "microfonia" significa exatamente o contrário, isto é, "som baixo", mas é geralmente associado ao "barulho que um microfone faz quando apita")...
Esse apito seria uma harmônica alta derivada dos 60 Hertz da própria rede elétrica, transmitida e captada simultaneamente por ambos os aparelhos (computador e receptor de radio).

Outros elementos que podem causar interferências são o teclado e até mesmo o mouse (que dizem cumprir com a parte 15 das normas do FCC), e em casos muito mais raros a placa de som e o modem (precisam estar "podres" para poder dar uma interferência dessas)...
Eu mesmo não acredito muito nesse "cumprimento" porque todos os meus teclados são sensíveis a sinais de celular (eles captam um sinal sonoro característico, imediatamente antes de receber uma ligação ou SMS)

Outra coisa que pode causar esse mesmo tipo de interferência são aqueles aparelhos para monitorar bebês (babá eletrônica) ou aquelas campainhas sem fio.

Acredito portanto que seja a própria fiação elétrica que esteja transmitindo ou ajudando a transmitir esse sinal. Você pode fazer testes carregando todo esse equipamento para outro local (outra casa, por exemplo).

A fonte em si, por pior que seja, já é suficientemente blindada e as frestas de ventilação não deixariam escapar sinal algum que possa interferir externamente (esse tipo de blindagem se comporta mais ou menos como uma Gaiola de Faraday). Porém resta verificar se ela, a placa-mãe e o gabinete estão com um bom aterramento. Já vi placas mal aterradas por falta de um simples parafuso metálico no lugar certo.

Aqui em casa tinha uns conduítes metálicos e uma instalação de péssima qualidade e que provocava esse fenômeno, e mais ainda, esquentava terrivelmente a parede em um lugar onde a tomada e a fiação haviam sido suprimidas (???). O próprio conduíte, mesmo dentro da parede, estava servindo de antena. Foi muito dificil resolver esse "mistério" de parede esquentando. Estava produzindo ROE (ondas estacionárias) dentro da parede, e aquecendo em um ponto a cerca de um metro de distância do local em curto.
Depois de descoberto o fenômeno, fiquei matutando como seria possível isso. Então em conversa com um radioamador aqui do bairro ele me assegurou que isso é possível ocorrer dentro dos tijolos secos e que se medisse com exatidão o ponto de aquecimento, poderia até determinar a frequência em que essa "antena" estava operando.


Caro Teixeira,

Agradeço sua colaboração com toda essa parte técnica sobre eletricidade.. mas eu me encontro completamente leiga em saber de alguns indícios por isso.. eu não sou mãe de filhos, por isso nao tenho maquininha de monitoramente de bebês,aqui em casa tbmnão tem campainha...
Eu acredito q seja alguma coisa do meu hardware mesmo... Esse computador ja foi pra assistência umas 4 vezes por causa de fonte q queimou, na epoca nao tinha atteramento aqui...
E ja aconteceu tbm de nossos fios de energia terem , sei lá, derretido algo assim... o tal eletricista era mto bom sabe?? mto bom em gambiarras....¬¬'
Talvez tudo isso tbm esteja influenciando nao é? :/

 

[14] Enviado em 24/04/2012 - 14:17h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


ThePinkShark escreveu:

Eu estava com saudades de ler algum post recente do Sr. Se o que lí noutro tópico é verdade (relativos a sua integridade física) desejo-lhe melhoras.

Sr. Teixeira o Sr. deve considerar uma outra coisa em fontes de PC; a estapa de filtragem de transientes que na maioria das fontes mais baratas simplesmente não existe. Essa etapa é responsável por eliminar o ruido da rede e o ruido PARA a rede. As poucas fontes baratas que possuem esse sistema normalmente faltam em filtros LC. China é uma joça!

Evelim mais uma coisa, seu gabiente tem alguma firulinha como aquelas lampadas de neon (não vá confundir com LED)? Aquilo é um fatídico gerador de ruido na faixa de AM.


rsrsr
firulinha?! oq seria isso?
Rapazes, eu estou mais boiando do q gato em água...dentro do meu gabinete, qndo eu ligo, aparece sim uma luzinha azul.. hahaha, é isso? :P :P

 

[15] Enviado em 24/04/2012 - 14:39h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


Teixeira escreveu:

Meu prezado The Pink Shark ("D. Pinque Charque", segundo Joel Santana):
Realmente estou convalescendo de uma angioplastia coronariana e ainda estarei "de molho" oficialmente até meados do mês de maio (MMM). rsrs
Obrigado por suas palavras.

Back to the cold cow (de volta à vaca fria):

A nossa querida (e lindinha) Eveliim abriu outros posts a respeito de interferências, e em um deles ela diz que é um "chiado" e não um "apito".
Aí se encaixa melhor essa história de transientes, centelhamento e outros bichos, inclusive isso do neon.
Acho que você acertou na mosca.
Talvez você tenha descoberto enfim "o que é que a baiana tem" (a Eveliim é da Bahia).

@Eveliim
Já que "essa cambada de mal-educados" não lhe deu as boas-vindas, SEJA BENVINDA AO VOL.
O seu computador sempre foi assim ou foi "mostrando as unhas" recentemente (com voz de monstro, poltergeist e tudo o mais)?



HAHAHAAHAH! Me acabei de rir com o inglês do Joel. - sou uma amante da língua inglesa ;) - entao qualqur coisa referente a inglês, ainda mais 'o bem falado por brasileiros tipo Joel', me faz rir demais! :P - nao q eu seja uma fluente, mas, pelo menos tem q tentar por um charminho.
ôw seu Teixeira, eu não faço ideia de sua 'disease',mas espero que fique bem logo!!! Brand new again ;)
haha, thanks for the compliment :]
voltando ao assunto do tópico. Acontece dois processos:
1- No radio q nao é ligado a extensão nem na energia, as vezes ocorre de ter o barulho agudo ao fundo juntamente com a programação, mas, ai nao tem problema, pois o importante é meu pai nao querer eu deslifgar o meu pc por causa de interferencia no radio dele
2- No radio dele ( microsuystem) ligado a energia q é em outra tomada q é q ocorre todo esse barulho insuportável agudo e contínuo, q só é cessado após o desligamento do pc.
UAUSHUAHSUIHAIUHSU, então qr dizer q eu q to dando interferencia? rsrs.. não não, baianas não são feitas por ondas eletromagnéticas... elas só são arretadas e rodam a baiana qndo pisam no calo delas... mas, não é o vosso caso, meus caros, então... sosseguem... as baianas também possuem um bom humor, então, you're safe,guyz 8)

haha, obrigada epla recepção calorosa!! :)
Mas, houve pessoas q me recepcionaram bem aqui.. todos tem muita boa vontade e são gentis em ajudar, fico muito grata! :)

P.s: EU nao lembro de alguns meses atrás ele ter apresentado isso, mas, tbm eu nem lembro se meu pai sintonizava nessas faixas.. ai nao sei dizer com certeza :/

Bem rapazes, sairei agora, e voltarei depois pra ver o desenrolar desse tópico :)
Mas, já fico grata pela intenção de vocês :)

 

[16] Enviado em 24/04/2012 - 14:41h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


AprendiNoLinux escreveu:

Teixeira escreveu:

@Eveliim
Já que "essa cambada de mal-educados" não lhe deu as boas-vindas, SEJA BENVINDA AO VOL.
O seu computador sempre foi assim ou foi "mostrando as unhas" recentemente (com voz de monstro, poltergeist e tudo o mais)?



Psiu tiooooo eu dei as boas-vindas kkkk.





Sim, sim, eu lembro!
Ele de fato deu boas vindas pra mim :)

Agradeço Ubuntu-user :)

 

[17] Enviado em 24/04/2012 - 15:55h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)


Evelin, bem então agora as possibilidades diminuiram bastante, o seu quadro patológico é o seguinte: Seu micro está jogando ruidos na rede de energia elétrica e a Srta. precisa fazer algo a respeito. Provavelmente seu "filtro de linha" é somente uma régua de tomadas com alguns varistores (que so servem para proteger de sobretenção) o que não remove ruido algum que o seu computador venha a gerar. Sua única saida é arrumar um estabilizador ou filtro de linha que realmente FILTRE os transientes (ruidos gerados por chaveamento) que estão saindo do seu micro correndo pela sua rede elétrica e chegando ao AM do rabujento.

Bem quanto ao neon, bem existem gabinetes que são personalizador e tem várias coisas desnecessessárias incluidas (firulinhas...) que nada mais são do que um show luminoso que não serve nem como indicador de nada. Normalmente eles usam uma lampada de NEON (um tubo normalmente azulado e cumprido que fica dentro do gabinete do computador preso no "chão" do gabiente) que é uma ótima estação de criação e aperfeiçoamento de ruido e interferência.Não confunda essas lampadas com os LEDs (que são uns bixinhos miudinhos que acendem normalmente nos eu painel forntal), LEDs não geram ruido.


O neon: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228760787-iluminaria-cod-cathode-azul-akasa-com-inversor-qualidade-_JM

LED: http://www.arlty.com/wp-content/uploads/led-5-mm-3.jpg

Eu até daria as boas vindas a Srta. mas... tenho certeza que a Srta. vai colocar a mão na consciencia e largar essa modinha de Linux. Até então seja bem vinda ao VOL(W).

 

[18] Enviado em 24/04/2012 - 20:06h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


Entendi aqgora PinkShark...

Poxa... é, eu vou tentar ver oq pode ser feito... seria mais fácil comprar mesmo um estabilizador...mas, tenho viagem marcada e todos os meus recursos econômicos ( leia-se recursos econômicos advindos dos meu pais) estão sendo investido nela, então, acho que eu vou ter q ficar, literalmente sob vontade de meu pai, quando ele dar na telha de nao qrer usar o som,e ai eu puder acessar o pc.. :/
mas, eu já agradeço muitissímo a colaboração e ajuda de vocês! :)

Qualquer outra dúvida, to batendo aqui na porta de novo :)

 

[19] Enviado em 24/04/2012 - 20:07h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


ThePinkShark escreveu:

Evelin, bem então agora as possibilidades diminuiram bastante, o seu quadro patológico é o seguinte: Seu micro está jogando ruidos na rede de energia elétrica e a Srta. precisa fazer algo a respeito. Provavelmente seu "filtro de linha" é somente uma régua de tomadas com alguns varistores (que so servem para proteger de sobretenção) o que não remove ruido algum que o seu computador venha a gerar. Sua única saida é arrumar um estabilizador ou filtro de linha que realmente FILTRE os transientes (ruidos gerados por chaveamento) que estão saindo do seu micro correndo pela sua rede elétrica e chegando ao AM do rabujento.

Bem quanto ao neon, bem existem gabinetes que são personalizador e tem várias coisas desnecessessárias incluidas (firulinhas...) que nada mais são do que um show luminoso que não serve nem como indicador de nada. Normalmente eles usam uma lampada de NEON (um tubo normalmente azulado e cumprido que fica dentro do gabinete do computador preso no "chão" do gabiente) que é uma ótima estação de criação e aperfeiçoamento de ruido e interferência.Não confunda essas lampadas com os LEDs (que são uns bixinhos miudinhos que acendem normalmente nos eu painel forntal), LEDs não geram ruido.


O neon: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228760787-iluminaria-cod-cathode-azul-akasa-com-inversor-qualidade-_JM

LED: http://www.arlty.com/wp-content/uploads/led-5-mm-3.jpg

Eu até daria as boas vindas a Srta. mas... tenho certeza que a Srta. vai colocar a mão na consciencia e largar essa modinha de Linux. Até então seja bem vinda ao VOL(W).


P.s: Eu gosto demais do linux, já havia conhecido ele um tempo atrás, mas, tinha deixado, e agora to de volta...e pretendo nao largar, só por motivos maiores.
O interessante me atrai :)

Grata rapazes :)

 

[20] Enviado em 24/04/2012 - 20:36h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Geraldo Albuquerque
AprendiNoLinux

(usa Ubuntu)


eveliim escreveu:

P.s: Eu gosto demais do linux, já havia conhecido ele um tempo atrás, mas, tinha deixado, e agora to de volta...e pretendo nao largar, só por motivos maiores.
O interessante me atrai :)

Grata rapazes :)


100% OFF - O cavalo de Troia e a dona "BELA"

Estou tentando convencer a minha bela e futura senhora adotar o linux mas tá difícil rsrs.

Ela já andou lendo alguns tópicos meus aqui. Ainda bem que ela não é "ciumenta" ahuahuahua






 

[21] Enviado em 24/04/2012 - 21:53h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)


Faça o teste antes de comprar, pegue um estabilizador emprestado de alguém ou um filtro de linha decente. Pois ainda existe a possibilidade de sua fonte estar cansada e a Srta. ter que troca-la para resolver isso. Podem haver outras possibilidades. Ruidos não são coisas fáceis de lidar.

 

[22] Enviado em 24/04/2012 - 21:57h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


AprendiNoLinux escreveu:

eveliim escreveu:

P.s: Eu gosto demais do linux, já havia conhecido ele um tempo atrás, mas, tinha deixado, e agora to de volta...e pretendo nao largar, só por motivos maiores.
O interessante me atrai :)

Grata rapazes :)


100% OFF - O cavalo de Troia e a dona "BELA"

Estou tentando convencer a minha bela e futura senhora adotar o linux mas tá difícil rsrs.

Ela já andou lendo alguns tópicos meus aqui. Ainda bem que ela não é "ciumenta" ahuahuahua






rsrsrs, pelo visto não é só sua senhora que não olha com bons olhos o linux, com o meu senhor também é o mesmo processo, depois q webcam dele ficou de ponta cabeça, foi o suficiente para deixar o linux de lado.. rsrs
sorte sua q ela não é ciumenta... o meu sempre larga um "HUM" qndo comento com ele q busquei ajuda com pessoas do sexo masculino para me ajudar a ajeitar o meu UBuntu rsrsrs :P

Referente ao video, nao pude escutá-lo. Meu som de monstro tinha consertado até minutos atrás, agora o audio está realrtivamente muito baixo, e tá ruim pra mim :/

mas, já vale a intenção :)

 

[23] Enviado em 24/04/2012 - 22:00h Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]
Linux user: Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)


ThePinkShark escreveu:

Faça o teste antes de comprar, pegue um estabilizador emprestado de alguém ou um filtro de linha decente. Pois ainda existe a possibilidade de sua fonte estar cansada e a Srta. ter que troca-la para resolver isso. Podem haver outras possibilidades. Ruidos não são coisas fáceis de lidar.



Gostei de sua dica PInkShark, vou pedir do meu tio emprestada depois e vejo... e meu hardware, se eu for procurar a fundo... coitada de mim, eu terei que trocá-lo todo! :P
Ele ta com problema de junta... juntar tudo e picar fora! ¬¬ :P

mas, fico agradecida pela sua contribuição :)

 

  
<< Primeira | Anterior Próxima | Última >>
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.