Letras repetidas no editor de propriedades [RESOLVIDO]

1. Letras repetidas no editor de propriedades [RESOLVIDO]

Roberto Felix Correia
felixcorreia

(usa Debian)

Enviado em 27/11/2014 - 16:37h

Pessoal:

Instalei o Lazarus 1.2.4 no Ubuntu 14.10.
Tentei na interface nativa dele, no Gnome e até no KDE novo, sempre com o mesmo resultado:

Quando crio um formulário e coloco alguns componentes nele, seleciono, por exemplo um Dbedit e vou na caixa do editor de propriedades para mudar o nome dele de "Dbedit1" para "NmEndereco".
Então o que eu obtenho é "NNmmEEnnddeerreeccoo", ou seja: Para cada letra que eu digito, aparecem duas. Se dou backspace para apagar uma delas, as duas são apagadas. Enfim, duas letras iguais se comportam como uma.
Não estou com nenhuma tecla presa. O problema só ocorre no editor de propriedades, pois no editor de códigos consigo digitar corretamente e nenhum outro programa instalado no Ubuntu age desta forma, em minha máquina.
Já vasculhei o Google e não encontrei nada parecido.
Alguém tem uma idéia do que possa ser???


  


2. E aí?

Roberto Felix Correia
felixcorreia

(usa Debian)

Enviado em 28/11/2014 - 22:15h

Nenhuma idéia, gente???
Bom, eu descobri num faq no Lazarus em inglês uma dica que não vou reproduzir aqui porque não funcionou, mas dizia basicamente que o problema (que por acaso também ocorreu num Ubuntu), se devia aos arquivos de linguagem do sistema não estarem completos.
Realmente, eu fui buscar em configurações do sistema->Regiões e linguagem e tinha a informação que os arquivos para o português estavam incompletos.

* Reinstalei os arquivos de linguagem e daí testei o Lazarus: Nada, o mesmo problema.
* Reiniciei o computador e testei o Lazarus: Mesmo problema.

Daí tendo em vista que durante a minha busca para a solução encontrei muitas reclamações sobre o Ubuntu na versão mais nova - 14.10 ter muitos bugs (eu, pessoalmente, consegui ter por várias vezes travadas inexplicáveis que só podiam ser solucionadas com a reinicialização da máquina), e outras informações de que o Debian, apesar de mais "limpo" que o Ubuntu ser mais estável e mais rápido, resolvi radicalizar e partir para formatação do meu / e instalar o Debian.
Apesar de ter que instalar no muque o driver wireless e apanhar um pouco pra desenferrujar na linha de comando (o fato de deu programar em Clipper e Basic na época do DOS ajudou bastante) estou me adaptando bem ao Debian. Não é um sistema "extraterrestre" e devo dizer que é mais estável mesmo que o Ubuntu e bem mais rápido, pelo que notei até agora. Lógico que eu não instalei muita coisa, mas me sinto tão à vontade nele quanto no Ubuntu, e o principal:
Instalei o Lazarus e ele não apresenta aquele bendito erro que estava acontecendo.
Desta forma, deixo a única solução que encontrei para quem tiver o meu problema: Instale o Debian e seja feliz!!!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts