Oque é engine? Como é aplicada em cada tipo de jogo? [RESOLVIDO]

1. Oque é engine? Como é aplicada em cada tipo de jogo? [RESOLVIDO]

Lucas Alves Santos
Lwkas

(usa XUbuntu)

Enviado em 04/08/2015 - 09:28h

Bom pessoal estou com essa dúvida. Não entendi ao certo oque é engine e nem como são aplicadas aos jogos. Tipo, porque a engine é importante para um jogo de simulação? E porque ela não é tão importante para um jogo rpg?




  


2. MELHOR RESPOSTA

Thiago Henrique Hüpner
Thihup

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 04/08/2015 - 10:52h

Lwkas escreveu:

Bom pessoal estou com essa dúvida. Não entendi ao certo oque é engine e nem como são aplicadas aos jogos. Tipo, porque a engine é importante para um jogo de simulação? E porque ela não é tão importante para um jogo rpg?



Bom, primeiramente, engine seria um equivalente ao kernel de um SO. Ele gerencia memória e tudo. Com um motor gráfico (game engine), é feito tudo isso sem o programador precisar se importar em fazer tudo do zero.

A engine é feita para poupar tempo, mas para escrever uma engine (3D, por exemplo) dá muito trabalho, agora, se você usar uma pronta,fica bem mais fácil. Ela faz o gerencia a memória, a(s) placa(s) de video, carregamento de cenário, carregamento de sons, suporte a multiplayer, Inteligencia artificial (no caso, o programador "programaria" isso, mas a engine faria todo o processo de criar novas thread ou coisas do gênero), etc.

Pq é usado em jogos de simulação?

Pois, vamos supor que seja um jogo de luta. A engine tem dentro dela o sistema de colisão pronto. Assim só precisa indicar onde é para colidir e colidir com o que, e não precisar escrever um código enorme para colisão (Em Jogos 3D isso é essencial, já em 2D, nem tanto). A física é bem utilizado nesses jogos, e isto já está pronto dentro da engine.

Não me lembro de ter jogado algum jogo RPG, mas acredito que também é usado. Mas talvez não seja usado todo o potencial da engine por o jogo não necessitar.

Não me apronfundei em engines prontas, ainda foi só na "raça" mesmo. Mas estava pensando em desenvolver um game em 3d usando alguma engine pronta (Cry engine, Unreal engine, etc), mas o problema fica na parte de possuir alguem que saiba fazer a modelagem 3d do jogo.

Espero ter ajudado

[]'s

T+

--

body@human: $ sudo su
brain@human: # apt-get purge -y windows* && echo "Windows removed successfully"



3. Re: Oque é engine? Como é aplicada em cada tipo de jogo?

Wellington
wellington_r

(usa Debian)

Enviado em 04/08/2015 - 10:04h

Eu nunca li fundo a respeito, nem sou desenvolvedor de jogo, mas pelo que pude constar, a engine é como se fosse uma biblioteca de terminadas funcionalidades básicas para o jogo, tais como gráficos, inteligência artificial, física, som, movimentação do personagem, posicionamento de câmeras, etc.
Ao invés de toda vez que você for fazer um jogo, todos os programadores terem que fazer o código do ZERO, você já usa uma base pronta. Dessa forma o código fica mais simples e padronizado.

Por exemplo, Skyrim é feito na mesma engine que Fallout 3/New Vegas. Isso é bem óbvio se você colocá-los lado a lado, mesmo para um leigo em desenvolvimento de jogos.


4. Re: Oque é engine? Como é aplicada em cada tipo de jogo? [RESOLVIDO]

Lucas Alves Santos
Lwkas

(usa XUbuntu)

Enviado em 04/08/2015 - 19:09h

Thihup escreveu:

Lwkas escreveu:

Bom pessoal estou com essa dúvida. Não entendi ao certo oque é engine e nem como são aplicadas aos jogos. Tipo, porque a engine é importante para um jogo de simulação? E porque ela não é tão importante para um jogo rpg?



Bom, primeiramente, engine seria um equivalente ao kernel de um SO. Ele gerencia memória e tudo. Com um motor gráfico (game engine), é feito tudo isso sem o programador precisar se importar em fazer tudo do zero.

A engine é feita para poupar tempo, mas para escrever uma engine (3D, por exemplo) dá muito trabalho, agora, se você usar uma pronta,fica bem mais fácil. Ela faz o gerencia a memória, a(s) placa(s) de video, carregamento de cenário, carregamento de sons, suporte a multiplayer, Inteligencia artificial (no caso, o programador "programaria" isso, mas a engine faria todo o processo de criar novas thread ou coisas do gênero), etc.

Pq é usado em jogos de simulação?

Pois, vamos supor que seja um jogo de luta. A engine tem dentro dela o sistema de colisão pronto. Assim só precisa indicar onde é para colidir e colidir com o que, e não precisar escrever um código enorme para colisão (Em Jogos 3D isso é essencial, já em 2D, nem tanto). A física é bem utilizado nesses jogos, e isto já está pronto dentro da engine.

Não me lembro de ter jogado algum jogo RPG, mas acredito que também é usado. Mas talvez não seja usado todo o potencial da engine por o jogo não necessitar.

Não me apronfundei em engines prontas, ainda foi só na "raça" mesmo. Mas estava pensando em desenvolver um game em 3d usando alguma engine pronta (Cry engine, Unreal engine, etc), mas o problema fica na parte de possuir alguem que saiba fazer a modelagem 3d do jogo.

Espero ter ajudado

[]'s

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brain@human: # apt-get purge -y windows* && echo "Windows removed successfully"




Muito obrigado. Foi bem útil!



5. Re: Oque é engine? Como é aplicada em cada tipo de jogo? [RESOLVIDO]

Thiago Henrique Hüpner
Thihup

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 04/08/2015 - 19:12h

Marque o tópico como resolvido e clique em melhor resposta!

Espero ter ajudado

[]'s

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