Desenhando uma curva Dragão ou o Fractal Jurassic Park
Publicado por Rafael 12/11/2008
[ Hits: 9.046 ]
Homepage: nenhum
A curva dragão Heighway ou dragão Jurassic Park foi investigada primeiramente pelos físicos da NASA John Heighway, Bruce Banks, e William Harter.
Já foi descrita por Martin Gardner em sua coluna na Scientific American de Jogos Matemáticos em 1967. Teve várias de suas propriedades publicadas primeiro por Chandler Davis e Donald Knuth. O fractal da curva dragão também tem uma aparição famosa no livro Jurassic Park de Michael Crichton.
Nesta implementação, uso uma abordagem diferente da tradicional.
/* * Copyright (C) 2008, 2008 Rafael Siqueira Telles Vieira * * This program is free software; you can redistribute it and/or modify * it under the terms of the GNU General Public License as published by * the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or * (at your option) any later version. * * This program is distributed in the hope that it will be useful, * but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of * MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. * See the GNU General Public License for more details. * * License: http://www.lia.ufc.br/~rafaelstv/licenca_GPL_pt.txt * * You should have received a copy of the GNU General Public License * along with this program; if not, write to the Free Software Foundation, * Inc., 51 Franklin Street, Fifth Floor, Boston, MA 02110-1301, USA * */ #include <stdio.h> #include <math.h> #include <GL/glut.h> #define NIVEL 25 float pmax[2]; float pmin[2]; float ponto_inicial[2], ponto_final[2]; float tamanho(float A[2],float B[2]) { float vetor[2]; vetor[0] = A[0] - B[0]; vetor[1] = A[1] - B[1]; return sqrt(vetor[0]*vetor[0] + vetor[1]*vetor[1]); } void normaliza(float vetor[2]) { float d = sqrt(vetor[0]*vetor[0] + vetor[1]*vetor[1]); vetor[0] /= d; vetor[1] /= d; } void ajustaTamanho() { glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); glOrtho(pmin[0]-0.1f, pmax[0]+0.1f, pmin[1]-0.1f, pmax[1]+0.1f, 1.0f, -1.0f); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); } // desenha o dragao void geraDragao(float pi[2],float pf[2], int nivel) { float pc[2]; pc[0] = (pi[0] + pf[0])/ 2; pc[1] = (pi[1] + pf[1])/ 2; float vetor[2]; vetor[0] = pf[0] - pi[0]; vetor[1] = pf[1] - pi[1]; float normal[2]; normal[0] = vetor[1]; normal[1] = -vetor[0]; normaliza(normal); float pm[2],d; d = tamanho(pi,pf); d /= 2.0f; pm[0] = pc[0] + normal[0]*d; pm[1] = pc[1] + normal[1]*d; if (nivel > 0) { if (nivel == NIVEL) { glColor3f(0.0f,1.0f,0.0f); geraDragao(pi, pm, nivel-1); glColor3f(1.0f,0.0f,0.0f); geraDragao(pf, pm, nivel-1); } else { geraDragao(pi, pm, nivel-1); geraDragao(pf, pm, nivel-1); } } else { glBegin(GL_LINES); glVertex2f(pi[0],pi[1]); glVertex2f(pm[0],pm[1]); glEnd(); glBegin(GL_LINES); glVertex2f(pm[0],pm[1]); glVertex2f(pf[0],pf[1]); glEnd(); } } // gera o dragao para descobrir o pmax e pmin da tela void geraLimites(float pi[2],float pf[2], int nivel) { float pc[2]; pc[0] = (pi[0] + pf[0])/ 2; pc[1] = (pi[1] + pf[1])/ 2; float vetor[2]; vetor[0] = pf[0] - pi[0]; vetor[1] = pf[1] - pi[1]; float normal[2]; normal[0] = vetor[1]; normal[1] = -vetor[0]; normaliza(normal); float pm[2],d; d = tamanho(pi,pf); d /= 2.0f; pm[0] = pc[0] + normal[0]*d; pm[1] = pc[1] + normal[1]*d; if (pi[0] > pmax[0]) pmax[0] = pi[0]; if (pi[1] > pmax[1]) pmax[1] = pi[1]; if (pf[0] > pmax[0]) pmax[0] = pf[0]; if (pf[1] > pmax[1]) pmax[1] = pf[1]; if (pm[0] > pmax[0]) pmax[0] = pm[0]; if (pm[1] > pmax[1]) pmax[1] = pm[1]; if (pf[0] < pmin[0]) pmin[0] = pf[0]; if (pf[1] < pmin[1]) pmin[1] = pf[1]; if (pi[0] < pmin[0]) pmin[0] = pi[0]; if (pi[1] < pmin[1]) pmin[1] = pi[1]; if (pm[0] < pmin[0]) pmin[0] = pm[0]; if (pm[1] < pmin[1]) pmin[1] = pm[1]; if (nivel > 0) { geraLimites(pi, pm, nivel-1); geraLimites(pf, pm, nivel-1); } } void inicio() { pmax[0] = 0.0f; pmax[1] = 0.0f; pmin[0] = 0.0f; pmin[1] = 0.0f; ponto_inicial[0] = -0.9f; ponto_inicial[1] = -0.9f; ponto_final[0] = 0.9f; ponto_final[1] = 0.9f; geraLimites(ponto_inicial, ponto_final, NIVEL); ajustaTamanho(); } void exibe(void) { glClearColor(1.0f,1.0f,1.0f,1.0f); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); geraDragao(ponto_inicial, ponto_final, NIVEL); glFlush(); } int main(int argc, char** argv) { glutInit(&argc,argv); glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); glutInitWindowSize(400,400); glutInitWindowPosition(20,20); glutCreateWindow("Desenhando uma curva Dragao"); glutDisplayFunc(exibe); inicio(); glutMainLoop(); return 0; }
Converter Decimal para Binário em C
Desenhando Nuvens ou o Fractal de Plasma
Melhorando o tempo de boot do Fedora e outras distribuições
Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46
E a guerra contra bots continua
Tradução do artigo do filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz sobre o sistema binário
Conheça o firewall OpenGFW, uma implementação do (Great Firewall of China).
Instalando o FreeOffice no LMDE 6
Anki: Remover Tags de Estilo HTML de Todas as Cartas
Colocando uma opção de redimensionamento de imagem no menu de contexto do KDE
Terminal não funciona [RESOLVIDO] (8)
material de assembly x64 [RESOLVIDO] (4)
Problema com alias usando locate (6)
Como adicionar módulo de saúde da bateria dos notebooks Acer ao kernel... (20)
Alguém pode me ajudar porfavor como executar comandos ao iniciar no i3... (1)
[Shell Script] Script para desinstalar pacotes desnecessários no OpenSuse
[Shell Script] Script para criar certificados de forma automatizada no OpenVpn
[Shell Script] Conversor de vídeo com opção de legenda
[C/C++] BRT - Bulk Renaming Tool
[Shell Script] Criação de Usuarios , Grupo e instalação do servidor de arquivos samba