Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Tutoriais sobre Virtualização de Servidores
Linux user
Publicado por Ribamar FS em 26/07/2011

Login: ribafs, 199179 pontos | Blog: http://ribafs.net
[ Hits: 3845 ]

Tutoriais sobre Virtualização de Servidores

Tutoriais sobre Virtualização de Servidores

A falta de alguém para ocupar a vaga de administrador da rede onde trabalho, me levou a mudar de programador web para administrador de redes, ou melhor, acumular esta função. Para melhor aproveitar os recursos do nosso bom hardware e também para agilizar o meu trabalho no novo setor, comecei a aprender sobre virtualização de servidores e sobre alta disponibilidade.

Embora sendo a atividade mais complicada que já executei, a motivação foi grande devido ao que eu conseguiria fazer no setor e também o que eu poderia ajudar os colegas que trabalham com isso e especialmente os iniciantes.

Durante o meu aprendizado inicial eu encontrei muita dificuldade, principalmente a falta de uma documentação abrandente, com exemplos e tudo num só lugar. Está ainda muito dispersa, talvez por conta de que a virtualização seja a mais jovem área da administração de redes. Sempre que começo a aprender algo já vou fazendo meu roteiro de como fiz, meu tutorial para pensando em futuramente divulgar e compartilhar. Agora não foi diferente e sempre que eu conseguia configurar uma solução e fazia funcionar corretamente eu anovava tudo, em especial do tipo passo-a-passo.

Este novo site, usando o excelente CMS Joomla, em sua versão 1.6, inteiramente dedicado à virtualização de servidores, eu mostro roteiros de instalação e configuração de:
  • Ganeti
  • Proxmox
  • XenServer
  • VMware
  • Xen
  • KVM
  • OpenVZ, entre outras
O meu preferido entre os que testei foi o Ganeti, pois foi o que me ofereceu maior produtividade e recursos, inclusive traz algo de alta disponibilidade (DRBD e LVM). Mas para quem já tem uma boa experiência em alguma solução é importante ponderar antes de mudar, pois a experiência conta muito (não era o meu caso).

O site também conta com uma lista de discussão, livro de visitas e uma seção para colaboradores, visite e sinta-se à vontade para sugerir, criticar e também para colaborar e será bem vindo(a).

Virtualização - ribafs.org

Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada sources.list para o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
   Dica Linux recomendada Resolvendo bug do dbus-launch no Pidgin
   Dica Linux recomendada Problemas pós-instalação no Beryl
   Dica Linux recomendada Encaminhando autenticação RRAs para Windows (funcionando) - OpenSuSE
   Dica Linux recomendada Delegação de DNS RFC-2317

Comentários
[1] Comentário enviado por fabiocs em 26/07/2011 - 13:54h:

Parabéns pela iniciativa...
Vou ler todos os tutos.. tenho muito interesse em aprender mais sobre o assunto.
Obrigado.

[2] Comentário enviado por Thalysson S em 26/07/2011 - 14:53h:

Boa Ribamar !

[3] Comentário enviado por brunotec em 26/07/2011 - 16:57h:

Boa iniciativa!

Os tutos são excelêntes!

[4] Comentário enviado por thiagopelizoni em 26/07/2011 - 21:53h:

Muito legal seu blog, já havia descoberto ele quando estava pesquisando mais sobre virtualização, continue com esse trabalho pois, material de qualidade sobre este assunto é escasso em português.

[5] Comentário enviado por ribafs em 26/07/2011 - 22:21h:

Agradeço sinceramente a força dos colegas.
Valeu!

[6] Comentário enviado por ismael_farias em 25/02/2012 - 13:39h:

@ribafs, parabéns pela grande iniciativa, será de grande ajuda ao aprendizado!

[7] Comentário enviado por ribafs em 25/02/2012 - 14:03h:

Grato Ismael.
Esta é a intenção. Espero que ajude.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.