Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Instalando JDK 1.5 no Ubuntu
Por clbj
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Triplo boot: GNU/Linux, Mac OS X e Windows
Linux user
Publicado por José Machado em 04/08/2012

Login: j023, 22221 pontos
[ Hits: 2586 ]

Triplo boot: GNU/Linux, Mac OS X e Windows

Olá a todos.

Veja como configurar o GNU/Linux, o MacOSX e o Windows, em um único PC em triplo boot.

Um colega de trabalho veio me questionar sobre o triplo boot. Ele tem um MacBook Pro e tem um disco original do Windows Vista com uma licença.

Como ele está começando no GNU/Linux agora, quis saber uma forma de usar os 3 O.S. em arranque por escolha em triplo boot.

Expliquei a ele que poderia usar em máquina virtual, como o VirtualBox, mas ele preferiu ter o triplo boot na máquina.

Então, descobri que mais gente tinha esta curiosidade, então montei este passo a passo mostrando como, de maneira simples, instalar um triplo boot entre GNU/Linux, Mac OS X e Windows.

Não considero algo necessário, pois um GNU/Linux já é tudo. Mas, se todos os passos forem percorridos da maneira certa, no final teremos o triplo boot.

Então, Vamos lá.

Procedimentos

1. Instale o O.S. Mac OS X.

Com o utilitário de disco do Mac, crie três partições e instale o Mac na primeira, na segunda formate como uma NTFS, e a terceira, deixe em branco.

Instale o Chameleon como bootloader.

É importante saber que, um HD pode ter até 4 partições primárias, então, um dos O.S. poderá ser em módulo estendido. O Windows, geralmente, não "aceita" ser instalado neste tipo de partição, por isso, opte pelo Mac ou GNU/Linux, mas se for possível, tente com partições primárias.

2. Instale o Windows de sua escolha. Testei o Vista e funcionou muito bem. Selecione a segunda partição, formate para NTFS e instale o Windows.

3. Instale o GNU/Linux.

O GNU/Linux é extremamente versátil, então com o utilitário de disco do GNU/Linux, pode-se criar uma partição estendida e dentro dela, criar uma ext3 ou ext4, e uma SWAP.

* Mas não esqueça que, é melhor que todas as partições sejam primárias.

Em seguida, instalar a distribuição de sua escolha. Utilizei o Debian, e precisei baixar via Synaptic o: "gptsync_0.14-2_i386.deb". Que é a nossa ferramenta de configuração do triploboot.

Instale o carregador de boot na partição do seu GNU/Linux. NÃO instale na raiz do HD.

Bom, agora é hora de começar a configurar tudo. Você deve usar o GPT Sync, que pode ser acessada no GNU/Linux com o seguinte comando, como root:

# gptsync /dev/sda

Agora, se for no Mac, o comando é:

# gptsync /dev/disk0

Se fizer isso pelo Mac, coloque a partição como Ativa. Isto pode ser feito pelo painel de preferências do Chameleon.

Então, reinicie o PC.

Pronto. Teremos o triplo boot.

Se algo der errado, será algum detalhe deixado de lado.

Observem que, para fazer isso, deve-se ter, pelo menos, conhecimento intermediário em formatação e instalação de O.S.

Se o HD não tiver backup, correrá risco de perda de dados, então, tomem cuidado.

Experimentem isso em um HD limpo, ou depois de fazer um Backup dos dados existentes.

Lembrem-se que pirataria é CRIME, então, só utilizem softwares proprietários que tenha sido adquiridos de forma legal.

E, tanto o MacOS X, quanto o Windows, são softwares proprietários.

Espero que todos usufruam dessa experiência.

Abraço a todos.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Um pouco sobre a distribuição Linux Metasys
   Dica Linux recomendada VM900M da gigabite X SuSE
   Dica Linux recomendada Blog dedicado aos estudos LPI nível 1
   Dica Linux recomendada Java no Fedora 16
   Dica Linux recomendada Solução para alteração de senha pelo próprio usuário no Samba

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.