Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Blackbox, gkrellm,etc
Por slackrlz
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Trabalhando com módulos compactados
Linux user
Publicado por Andre Luiz da Silva em 14/05/2004

Login: andrack, 104297 pontos
[ Hits: 2966 ]

Trabalhando com módulos compactados

Essa dica é extremamente simples, mas que às vezes passa despercebida quando estamos compilando os módulos do kernel. Essa "falta" de atenção pode lhe render alguns KBytes a menos no seu HD, e já que todos que trabalham com informática sabem que espaço é uma coisa preciosa (principalmente quando temos um HD de pouca capacidade) não podemos desperdiçar.

Bom, como já temos o a série 2.6 do kernel disponível, estarei falando apenas do suporte a biblioteca zlib no pacote module-init-tools, que para quem não conhece, é o novo pacote de softwares para a manipulação de módulos do kernel.

Depois que você já têm o seu kernel modularizado de acordo com as suas necessidades e instalados no devido diretório, ou seja /lib/modules/`uname -a`/, chegou a hora de compactá-los, faça:

# gzip -9 -r /lib/modules/`uname -a`/

Beleza! Já temos nossos módulos compactados, agora precisamos compilar o pacote module-init-tools com suporte a biblioteca zlib:

1) Descompactando:

# tar zxvf module-init-tools-3.0-pre9.tar.gz -C /usr/src/

2) Configurando com suporte a zlib:

# ./configure --enable-zlib

3) Compilando e instalando:

# make && make install

Depois de seguir esses passos você precisará rodar o comando "depmod -a" para calcular a dependência de todos os módulos.

Então é isso, espero ter ajudado o pessoal que está querendo economizar um espacinho para mais alguns Kbytes para os seus "ogg's". 8^)

Valeu!


Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Wireless com broadcom 4318 no Slackware com notebook Gateway 7510GX
   Dica Linux recomendada Problemas com o make menuconfig e xconfig no kernel 2.6.X ou 2.4.X
   Dica Linux recomendada Compilar kernel no Debian? Mamão com açúcar!
   Dica Linux recomendada Kernel 2.4 em placas-mãe ASUS com suporte a discos SATA
   Dica Linux recomendada Desafio Linux (teste de segurança)

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.