[1] Comentário enviado por
jragomes em 08/05/2007 - 00:34h:
Gostei da sua abordagem. Inclusão Digital é muito mais do que dar acesso à internet para as pessoas.
Podemos notar que as pessoas estão comprando computador, mas continuam analfabetas (tecnologicamente e pedagogicamente falando). Podemos observar, aqui no VOL, o grande número de pessoas que escrevem "mecher", "estalar", "fasso", "faser"... ou seja, as pessoas têm computador, tem Internet, mas não tem alfabetização.
Eu acho que antes de dar computador, deveria-se dar educação. E engana-se o pai que acha que a aula de Informática que o filho tem na escola vai fazê-lo um cidadão digital.
[2] Comentário enviado por
kueca grunge em 08/05/2007 - 09:06h:
Acredito que é importante qualquer tipo de inclusão social, e que caridade não resolve, mas sim projetos sociais ......
Por isso estou fazendo minha Monografia sobre Inclusão digital(social) via Linux.
Então pesso caso tenham algum artigo,site ou opinião sobre o assunto, entrem em contato por:
msn : kueca_grunge@hotmail.com
ou
e-mail : anderson.roman@bol.com.br
Obrigado Andi
[3] Comentário enviado por
tenchi em 08/05/2007 - 10:36h:
Gostei muito da dica. Mas você poderia ter expandido mais o assunto, o que daria um ótimo artigo.
Acho que o conceito de inclusão digital é muito relativo, assim como o próprio conceito de alfabetização. Por exemplo: No Brasil, para ser considerado alfabetizado, é necessário saber escrever o próprio nome. Já em países mais desenvolvidos (se não me engano, França) é necessário saber escrever uma redação sobre o seu país. O Brasil já é atrasado nisso, como se pode ver. Um sistema de educação público ineficiente, que faz de tudo para se livrar do aluno (isso mesmo, passando ele de ano), sem menor critério de avaliação. Digo isso por experiência própria. Estudei minha vida toda em escola pública. Já vi gente na oitava série do ensino fundamental que não sabia ler direito. Não acho que o problema esteja com estes alunos. Também há aqueles que não se empenham em aprender mesmo. Aí não dá pra fazer nada.
Infelizmente o problema é bem mais complexo que isso. Por isso o que eu disser não vai adiantar muito.
Pois bem. Hoje estudo numa universidade pública (não sei como consegui passar sem cursinho.. rsrs). Mas vejo que as universidades públicas são dominadas por alunos que estudaram a vida toda na rede particular. E as faculdades pagas são freqüentadas quase que somente pelos alunos da rede pública. Mundo estranho este. Acho que o problema da inclusão digital é também parte de um problema como este.
kueka grunge, depois que vc apresentar sua monografia, escreva um artigo aqui no VOL sobre o assunto. Acredito que vai ser muito bom para a comunidade ;-)
Renato Russo, num show da Legião Urbana, no início da década de 90 (ou no final da de 80, não sei ;-)):
"85% dos jovens brasileiros entre 15 e 19 anos não estão indo pra escola. Eu acho isso uma tristeza. Porque eles acabam indo parar: nas forças armadas. Quem foi pra escola sabe que os anos 90 ainda não começaram. Vai começar ano que vem, gente."
jragomes, acho que essa troca de letras e palavras erradas é um típico caso de semântica X sintaxe. ;-)
A dica já foi para favoritos. Está de parabéns. Ah. se vc quiser que a dica seja mais discutida, envie ela para o site br-linux. É lá que as discussões realmente acontecem. O VOL é um site para adquirir conhecimento. No br-linux a gente põe em prática o que aprendeu.. rsrs
[4] Comentário enviado por
fsemradar em 09/05/2007 - 00:01h:
Parabéns pela dica, também concordo que esse assunto deva ser expandido.
Falo por experiência própria, sou monitor estagiário de meio período num excelente projeto de inclusão digital na região da baixada fluminense no Rio de Janeiro. São vários pólos (CID's) em diferentes bairros da região. Cada um equipado com 10 máquinas, 9 clientes e 1 servidor.
Temos serviço de acesso à internet de alta velocidade gratuitamente, onde cada cidadão faz seu cadastro e têm direito a acessar.
Além disso os monitores e atendentes (são 5 e 1 supervisor) são treinados para oferecer total suporte à população que conta com serviços como:
INSS
Consulta processual
Trabalhos escolares
Curso básico
e etc
É um excelente projeto. Um exemplo que pode dar certo em todo Brasil, vejam o link:
http://www.institutodecide.org.br/
Infelizmente os problemas enfrentados aqui são grandes, dá até pra dar curso, ensinar a usar a máquina, disponibilizar o acesso e etc. Mas a população ainda encontra diversas dificuldades, a maioria não passa do ensino fundamental, alguns analfabetos...
Também concordo: o que adianta tecnologia sem educação???
[5] Comentário enviado por
gibass em 06/08/2007 - 11:17h:
dar um computador realmente não é uma forma de inclusão perfeita.... Seria inclusão mesmo ou exclusão??? Se a pessoa não sabe mecher, ela não se sentiria ofendida ao receber uma máquina q considera um bicho de 7 cabeças. Primeiro educação e ensino teórico. Depois prática.
=)
[6] Comentário enviado por
jota pereira em 07/01/2008 - 15:37h:
Concordo plenamente..Na sua grande maioria só há pessoas q usam msn e orkut, deixando de lado todo beneficio intelectual q a web pode trazer.
[7] Comentário enviado por
Teixeira em 10/05/2008 - 17:35h:
Infelizmente a maioria das pessoas aprende apenas a ligar e desligar o computador, abrir e fechar pastas, "catar milho" no Word e - quando muito - abrir e fechar planilhas no Excel.
" Saum uzuarius do Yorgut e S2 o MSN. rsrsrs "
Mas desconhecem como redigir, como montar planilhas, como fazer uma simples pesquisa.
Ocupam horas a fio na lan house ou até mesmo possuem um PC em casa, todavia não se pode dizer que possam ser contados entre os verdadeiramente "incluídos".
[8] Comentário enviado por
kalib em 11/05/2008 - 08:50h:
De fato Teixeira...
Praticularmente, só considero incluso aquele que possue os conhecimentos básicos sobre aquela tecnologia bem como saber usar isto a seu favor...nao me refiro aqui a aprender a usar o orkut e perder horas ali sem produzir nada efetivamente falando....mas sim se aproveitar da tecnologia como uma forma de se desenvolver ainda mais, seja socialmente ou mesmo profissionalmente.
;]
[9] Comentário enviado por
fernandgoncalves em 04/04/2009 - 23:25h:
Olá!
Assunto cada vez mais atual diante da 'superficialidade' de programas públicos de inclusão cuja oferta maior é 'permitir o uso
de computadorecomunicantes'.
Penso que a ação de incluir o morador do lugar na Sociedade do Conhecimento passa pelo acesso fácil as informações que
possibiitam a ele se situar na Sociedade (municipal) em que vive. Isto é ter acesso ao valor e sinal de grandezas sociais
variáveis (oportunidades, potencialidades e necessidades) que lhe possibilitam usufruir do estado democrático de direito
(república brasileira).
Para tanto frequentadores de telecentros precisam estar expostos a 'algo mais' que a liberdade de navegar na internet, aos
aplicativos desktop.
Eles precisam verdadeiramente ser apresentados às linguagens de programação, aos diferentes sistemas operacionais,
as inumeráveis Instituições acessíveis pela WEB.
Muito necessário é fazer o educando vivenciar a Filosofia da Liberdade como propalada pela Comunidade GNU/Linux.
Imprescindível motivá-lo a 'exercer o poder cidadão' através do ativismo na Internet cobrando da Administração da
Sociedade (municipal) visibilidade dos negócios sociais na internet.
Inclusão Social a partir dos 'computadores comunicantes' vai muito além da explicação do funcionamento dessas máquinas,
ensino de linguagens de programação. A alfãbetizaçãodigital bem orientada conduz ao exercício do poder cidadão, à Liberdade.