Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Emulator Android G1
Por removido
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Shutdown liberado para usuários comuns (Slackware)
Linux user
Publicado por Wainer Chiari em 31/08/2004

Login: pop_lamen, 552831 pontos
[ Hits: 5875 ]

Shutdown liberado para usuários comuns (Slackware)

Se você utiliza o Slackware como usuário comum, dever estar cansado de ter que ficar digitando "su" toda vez que vai desligar o computador. Aqui vai uma dica para liberá-lo para todos os usuários!

O segredo está na permissão do programa (script) que desliga o sistema, o shutdown, para liberá-lo para todos usuários vamos mudá-las (como root):

# chmod 4755 /sbin/shutdown

Aqui setamos permissão para todos os usuários (o ideal seria criar um grupo e dar permissão para o grupo, mas aí já é assunto para artigo e não para uma dica ;P), o segredo está no 4, no começo, que seta o "Set user ID" para o script.

Agora vamos criar um link na pasta /bin para que todos usuários possam executa-lo:

# ln -s /sbin/shutdown /bin/

Prontinho...


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Combinando find com a variável PATH
   Dica Linux recomendada Aptitude: Synaptic em modo texto
   Dica Linux recomendada O comando slocate
   Dica Linux recomendada Convert[endo] fotos
   Dica Linux recomendada Adicione comandos na inicialização do seu Linux

Comentários
[1] Comentário enviado por vodooo em 01/09/2004 - 00:13h:

Pode até ser ignorância minha, mas não entendo como o Slack não vem com isso por padrão!!!

Abraços

[2] Comentário enviado por pop_lamen em 02/09/2004 - 19:49h:

A reposta é simples:
pq slack é feito para ser (também) um sistema multi-usuários, e nem sempre locais ou seja, usuários remotos, e vários...
Assim como várias outras permissoes, imagine se um desses usuários simplesmente desligasse o computador....

[3] Comentário enviado por jllucca em 02/09/2004 - 22:20h:

Como o pop_lamen tentou explicar, o slackware é uma distribuição voltada para servidores. E como em servidores não podemos ter usuarios desligando a maquina... Sim, não podemos por motivos obvios!

O Slackware nunca foi(até onde sei) uma distro para desktops, nós que utilizamos que fazemos dela o que queremos. Já que ela é uma das unicas que funciona direito! hehehe

[4] Comentário enviado por pop_lamen em 04/09/2004 - 16:45h:

;-)

[5] Comentário enviado por shimu em 05/10/2005 - 13:34h:

Bela dica, quebrou um galhão!

[6] Comentário enviado por demoncyber em 06/08/2006 - 08:23h:

Curto simples e ótimo 10 =]


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.