Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Ubuntu + beryl
Por meiokilo
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Restringindo acesso ao servidor de FTP
Linux user
Publicado por Fábio Berbert de Paula em 12/10/2003

Login: fabio, 6483158 pontos | Blog: https://twitter.com/fabiodovol
[ Hits: 6716 ]

Restringindo acesso ao servidor de FTP

Muito se fala sobre configuração de servidores FTP, seja o ftpd, pure-ftp, proftpd, wuftpd entre outros, mas uma coisa que até então nunca tinha lido é sobre o arquivo /etc/ftpusers.

O arquivo /etc/ftpusers é praticamente onipresente, trabalha em conjunto com qualquer dos servidores de FTP mencionados e se não me engano é um arquivo padrão entre os sistemas operacionais *NIX*.

Neste arquivo estão listados os usuários que NÃO possuem acesso via FTP ao servidor. Por exemplo, contas padrões do sistema (que não são as de usuários comuns) podem ter seu acesso restrito ao FTP e essa é uma bela medida de segurança. Eis um exemplo de ftpusers:

# /etc/ftpusers: list of users disallowed FTP access. See ftpusers(5).

root
daemon
bin
sys
sync
games
man
lp
mail
news
uucp
nobody

Para maiores informações, digite:

$ man ftpusers


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Instalando e usando o lftp
   Dica Linux recomendada Acessando SFTP em modo gráfico com o Nautilus
   Dica Linux recomendada Proftpd em modo passivo com no-ip
   Dica Linux recomendada ProFTPd: Login lento + prendendo usuário no home
   Dica Linux recomendada md5sum - facilitando sua vida

Comentários
[1] Comentário enviado por punkfx em 02/11/2004 - 00:16h:

Muito bom! Nunca c sabe oq pode acontecer certo?!
Com certeza uma otima medida de segurança... Muitos ate sabem da existencia deste arquivo, mas será que sabem pra que serve?! Bom, c sabe, pode ter esquecido dele! hahahahahahahahaha
Eu por exemplo! Sabia que existia, sei pra que serve, mas nem lembrava dele!
Parabens para o autor da dica, pois naum é a primeira vez que vejo dando boas ideias e soluções! Continue assim!

[2] Comentário enviado por demattos em 04/01/2008 - 10:44h:

muito boa dica, estava pesquisando para que servia este arquivo, e foi bem explicado....


Valeu pela ajuda


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.