A alguns meses conheci um programinha legal que auxilia bastante o descanso da visão para quem passa muitas horas em frente ao PC. Ele vai adaptando o brilho da tela de acordo com a hora do dia ou noite, e para isso ele utiliza as coordenadas geográficas do local.
Redshift, instale-o através da Central de Programas do Ubuntu.
Procure por "gtk-redshift" e mande instalar.
Após instalado é necessário adicioná-lo na inicialização automática do Ubuntu com alguns parâmetros necessários para o funcionamento correto.
Vá em Sistema > Preferências > Aplicativos de Sessão. Clique em adicionar e na próxima tela, em "nome" coloque: gtk-redshift, e em "comando" coloque:
gtk-redshift -l 6:38 -m vidmode
Essa numeração do comando deve ser trocada para o início das coordenadas geográficas do seu local.
Então é isso, já ouvi relatos de pessoas que viviam com a visão cansada e depois de começar a usá-lo estão muito bem... E eu particularmente adoro esse programa, pois quando tenho que olhar algum problema de madrugada no notebook não fico ofuscado com o brilho.
[1] Comentário enviado por
aurion em 18/11/2010 - 20:38h:
gtk-redshift -l 6:38 -m vidmode
O que colocar no lugar desse "6:38"?
[2] Comentário enviado por
cainhorasec em 18/11/2010 - 21:48h:
Olá, isso é referente aos graus das coordenadas geográficas de sua localização...
Você pode obtê-las por exemplo através do Google Earth.
[3] Comentário enviado por
BrunoMorais em 20/12/2010 - 13:53h:
Para instalar na 10.04 basta executar os comandos no terminal.
$ sudo add-apt-repository ppa:jonls/redshift-ppa
$ sudo apt-get update && sudo apt-get install redshift
Contribuição de Carlos Gomes. Vlw