Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Recebendo e enviando emails pelo GMail usando o Thunderbird
Linux user
Publicado por Renan Cassa Louzada em 22/03/2006

Login: Renan_, 127479 pontos | Blog: http://www.facebook.com/renanlouzada
[ Hits: 6479 ]

Recebendo e enviando emails pelo GMail usando o Thunderbird

Inicialmente, devemos ter o Thunderbird instalado na máquina. Para quem não tem, faça o download no link abaixo:
Após instalado, execute-o. Logo na "Pasta Local", terá a opção para adicionar uma conta. Adicione sua conta de e-mail normalmente.

Na primeira opção; selecione "Conta de e-mail".

As próximas opções são fáceis. Basta ler a breve explicação que cada uma trás.

PS.: servidor POP/SMTP: pop.gmail.com/smtp.gmail.com

Depois de adicionar, entre no painel de configuração de contas (Editar / Configurar contas).

. Verifique as opções marcadas. Uma destas deve ser marcada para que funcione o recebimento de e-mails. As outras, ficam por sua conta.

[x] Usar conexão segura (SSL)

Ao marcá-la, a porta de entrada será alterada. Verifique se foi alterada para a 995. Se não for, insira o número da porta.

Pronto, já pode receber seus e-mails de sua conta GMail. A parte em que muitos têm dúvidas é esta de agora: configurar para enviar os e-mails.

Vá direto à aba enviar. Não há muito o que fazer.

  • Certifique-se se o endereço SMTP é smtp.gmail.com;
  • Marque a opção "Meu servidor requer autenticação";
  • No usuário, ponha sua conta: login@gmail.com;
  • Marque a opção "Usar conexão Segura - SSL".

Após esses procedimentos, verifique a porta. Se for 465, já está ok. Se não for, apenas mude para esta.

Pronto! Agora você já recebe e envia emails pelo Thunderbird, usando a sua conta GMail.

Obrigado a todos, espero que este artigo seja útil.

Abraços,

Renan Louzada.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada As 10 distribuições mais populares
   Dica Linux recomendada Epsxe de forma simples
   Dica Linux recomendada Oracle PL/Web em versão Open Source com PHP e PostgreSQL
   Dica Linux recomendada Traduzindo o Drupal para o português
   Dica Linux recomendada Instalando o Mantis - uma poderosa ferramenta administrativa de conteúdo de funções de funcionários

Comentários
[1] Comentário enviado por Caiapó em 22/03/2006 - 18:40h:

Uma boa opção pra não ter que entrar sempre na página do Gmail e muito bem lembrada a questão da porta '995' que é diferente do padrão usual.

Mas sou contra receber e-mails dessa forma.

O motivo é que vc pode perder muito tempo baixando para o seu pc arquivos anexos gigantes, que podem não lhe interessar em absoluto. E quem tem conexão discada sabe como é isso. Mas claro, isso também pode ser evitado configurando corretamente conta, marcando a caixa em "Preferências/Receber/Receber apenas os cabeçalhos".

Concordo, porém, que a facilidade de ENVIAR através do Thunderbird é uma mão na roda e vale à pena ser implementada.

Abraço,

Wesley


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.