Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

MailScanner - Permitir arquivos .exe (ou outra extensão) a partir de um email específico
Linux user
Publicado por Wanderson Berbert em 28/10/2005

Login: wberbert, 1855945 pontos
[ Hits: 8891 ]

MailScanner - Permitir arquivos .exe (ou outra extensão) a partir de um email específico

Esta dica surgiu da necessidade de permitir o recebimento de arquivos executáveis (.exe) de um email específico, uma vez que todos os .exe's eram bloqueados pelo MailScanner. Não havia maneira de recebê-los, então com um pouco de pesquisa consegui implementar uma solução que resolveu o problema.

Esta dica foi retirada do site oficial do MailScanner no link abaixo:
Esta dica leva-se em conta que o MailScanner esteja configurado e funcionando.

Para implementar esta dica, siga os procedimentos abaixo:

No arquivo MailScanner.conf existe uma linha assim:

Filename Rules = %etc-dir%/filename.rules.conf
Filetype Rules = %etc-dir%/filetype.rules.conf

A propriedade "Filename Rules" aponta para um arquivo que contém um conjunto de regras visando aceitar ou negar um nome de arquivo, por exemplo, arquivos com extensão .exe, com muitos espaços entre uma letra e outra e com extensões repetidas são fortes candidatos a serem negados.

A propriedade "Filetype Rules" é parecida com Filename, mas trata de tipos de arquivos baseados em sua extensão, .zip, .exe, .mp3.

Substitua estas linhas por:

Filename Rules = %etc-dir%/filename.rules
Filetype Rules = %etc-dir%/filetype.rules

O arquivo configurado poderá ter qualquer nome, desde que o mesmo termine com .rules. É assim que o mailscanner identifica se um arquivo é uma regra ou é um conjunto de regras.

Crie os arquivos filename.rules e filetype.rules.

É necessário criar os arquivos para que o MailScanner identifique qual arquivo de regras utilizar.

A sintaxe do arquivo é do tipo:

From ou FromOrTO: <email> <arquivo da regra a ser utilizado>

Um exemplo de arquivo filename.rules:

From: wberbert@sermap.com.br %etc-dir%/filename.allow.exe.rules.conf
FromOrTo: default %etc-dir%/filename.rules.conf

Isto significa que se o email vier de wberbert@sermap.com.br, o MailScanner utilizará o arquivo filename.allow.exe.rules.conf para validar os anexos, caso venha de outro email, utilizará filename.rules.conf.

A mesma sintaxe para filetype.rules:

From: wberbert@sermap.com.br %etc-dir%/filetype.allow.exe.rules.conf
FromOrTo: default %etc-dir%/filetype.rules.conf

Não esqueça de mudar o nome do arquivo que será apontado filename é diferente de filetype.

Copie o arquivo filetype.rules.conf para filetype.allow.exe.rules.conf e copie o arquivo filename.rules.conf para filename.allow.exe.rules.conf.

Modifique os arquivos filename.allow.exe.rules.conf e filetype.allow.exe.rules.conf para que permita o recebimento de arquivos .exe.

Onde for encontrado deny para .exe, troque por allow.

Reinicie o MailScanner:

# /etc/init.d/mailscanner restart

Verifique o syslog por erros:

# tail -f /var/log/syslog

Faça isso até que não apareça mais nenhuma mensagem de erro do MailScanner. Uma vez pronto, os emails cadastrados nestes arquivos estarão aptos a receber e dependendo da configuração do seu MailScanner a também enviar arquivos .exe.

Espero que esta dica ajude.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Proxy transparente fácil com BrazilFW
   Dica Linux recomendada Samba - Consertando bug com o Nautilus no Ubuntu 8.04
   Dica Linux recomendada D-Link 500G da BRT sem provedor
   Dica Linux recomendada Resolvedo problema do teclado ABNT2 no LTSP 4.2
   Dica Linux recomendada Acessando arquivos do Windows no Linux

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.