Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Livros para os exames LPI (Linux Professional Institute) 101, 102, 201 e 202
Linux user
Publicado por Joao Paulo Guandalini Marinho em 03/12/2008

Login: linux.joao, 50179 pontos
[ Hits: 6707 ]

Livros para os exames LPI (Linux Professional Institute) 101, 102, 201 e 202

Espero que com essa dica possa ajudar muitas pessoas que ainda não encontraram um livro bom e com uma didática gostosa de se ler, para tirar as provas de certificação 101, 102, 201 e 202.

Quando comecei a estudar Linux o maior problema que eu encontrava era encontrar um livro que fosse fácil e claro nas suas explicações, bem como exemplos e exercícios de cada tema abordado.

Com certeza esse é um dos maiores problemas encontrados por muitos no mundo livre, o que faz também com que muitos desistam.

Nossos problemas terminaram quando STEVEN PRITCHARD escreveu os dois livros: Certificação Linux LPI - Nível 1 Exames 101 e 102 e Certificação Linux LPI - Nível 2 Exames 201 e 202. Ambos pela editora O'Reilly.

Conheci esse livro através de um grande amigo que trabalha na mesma empresa que eu, que também é apaixonado por Linux e mais precisamente pelo Debian, distro que eu também não troco por outra.

Nesses livros podemos encontrar uma didática que atende desde iniciantes até mesmo usuários avançados, abordando todos os temas da prova.

Linux: Livros para os Exames LPI 101, 102, 201 e 202 Lembrando que no livro não é abordada uma distro em específica, mas sim o foco padrão do que é pedido em cada assunto no exame LPI.

Importante ressaltar que nesses livros temos os exercícios tanto práticos como teóricos de cada assunto estudado, firmando com isso nosso aprendizado e entendimento de cada tópico.

Afinal se não for através desses estudos e dessas simulações de situações, seria muito difícil para iniciantes como nós entendermos o funcionamento de tudo no Linux.

Mesmo com esses livros não teremos como saber de tudo, afinal por aí se vão anos de estudos, dedicação e vivência com o Linux, mas com certeza irá abrir o horizonte de muitas pessoas. Porém existem outros títulos que serão de extrema utilidade no decorrer de nossa carreira com o Linux, mas que serão temas de uma outra dica.

Alguns assuntos importantes abordados no livro são: Gerenciamento de pacotes, Gerenciamento de arquivos, uso de comandos e expressões regulares, Administração de contas de usuários, Segurança e Serviços de rede.

Esses são alguns dos temas abordados no livro Certificação Linux LPI - Nível 1 Exames 101 e 102.

Já o 201 e 202 vão ser dicas abordadas no futuro, assim que eu começar a estudá-lo, pois ainda estou na batalha para tirar as provas 101 e 102.

Abraços.
Até a próxima.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Estado dos processos
   Dica Linux recomendada Instalação de proxy autenticado com Squid
   Dica Linux recomendada Internet Velox ou Bridge no SuSE
   Dica Linux recomendada Edubuntu: Informática para crianças
   Dica Linux recomendada Como instalar temas plasma do KDE

Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 03/12/2008 - 15:18h:

Livros da editora O'reilly dispensam indicação, todos são de muita qualidade! :)

[2] Comentário enviado por Douglas_Martins em 26/12/2008 - 10:12h:

Eu tenho esse livro da 101 e 102 e é muito bom mesmo. Recomento sem dúvidas.

[3] Comentário enviado por Milton Quirino em 21/01/2009 - 18:08h:

O'Reilly tem otimos livros, eu mesmo tenho o Linux o guia essencial, e é muito bom!

[4] Comentário enviado por agnaldo15 em 21/08/2009 - 17:32h:

Há diversas formas de se preparar. Você pode realizar um curso em alguma escola, fazer simulados disponíveis na internet, consultar livros ou pesquisar e aprender por meio de how-to. O LPI não exige nenhum tipo específico de preparação, o candidato é livre para escolher aquela de sua preferência.

Veja neste blog os matérias disponível hoje no mercado.

http://certificacaolinuxlpi.blogspot.com/2009/08/guia-material-para-estudo.html


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.