Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Livro de linguagem Pascal de graça
Linux user
Publicado por Celso Goya em 12/06/2003

Login: Oki, 1466640 pontos
[ Hits: 20745 ]

Livro de linguagem Pascal de graça

Se você não entendeu muito bem os artigos que eu (Oki) e o Dr. cabelo escrevemos sobre Pascal, mas está interessado em aprender um pouco mais sobre esta linguagem, aí vai uma boa dica.

Essential Pascal
By Marco Cantù's
http://www.marcocantu.com/epascal/EssentialPascal.pdf

obs: parte deste livro é orientada ao Delphi, porém todas as estruturas e variáveis são compatíveis com o FPC (Free Pascal Compiler)

Caso você queira material em Português a dica é:
http://www.portaldaprogramacao.com/index_linguagem.asp?c=19

Este site possui uma extensa diversidade de conteúdo sobre a linguagem Pascal com destaque para o tutorial "Introdução ao Pascal", produzido pela Unicamp que ensina os comandos e estruturas mais comuns da linguagem.
http://www.fec.unicamp.br/reenge/aulas/pascal/

Eu sou suspeito para falar sobre Pascal, pois eu acho que é a linguagem mais bem estruturada na qual já tive oportunidade de trabalhar, porém àqueles que estiverem começando também é uma excelente maneira para aprender uma linguagem um pouco mais de "baixo nível", pois o Pascal, diferentemente do VB ou de linguagens para web, nos permite utilizar ponteiros de memória, mapear (DS[Data Segment], CS[Code Segment], SS[Stack Segment]) entre outros pequenos detalhes que muitas vezes fazem a diferença.

Como se não bastasse o Pascal oferece também o comando mágico ASM, que permite manipular diretamente registradores, executar instruções de BIOS e OS ou até mesmo portas seriais e paralelas com o comando OUT.

Vale a pena experimentar. :-)

Celso Goya
moinho.net


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Minimizando aplicativos tela cheia no Gnome com Compiz
   Dica Linux recomendada Instalando Beryl no Ubuntu 7.04
   Dica Linux recomendada Boot de uma imagem ISO no HD
   Dica Linux recomendada Localizar arquivo contendo texto especificado no Linux
   Dica Linux recomendada Links gerais de algumas distribuições Linux

Comentários
[1] Comentário enviado por Caiapó em 28/08/2004 - 03:50h:

Nesse da unicamp, mais fácil é dar um wget -r http://www.fec.unicamp.br/reenge/aulas/pascal e pescar o conteúdo pra ler of-line. Em 30 segundos todas as aulas estão dentro do pc.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.