Geração automática do menu principal para gerenciadores de janelas

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 23/11/2015

[ Hits: 3.289 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Geração automática do menu principal para gerenciadores de janelas



Fãs do KDE e lesmas do GNOME, aqui começa mais uma Dica do Dino® trazendo para vocês informações dignas do museu das novidades da semana passada. No cardápio de hoje temos uma dica que virá a calhar para os usuários de gerenciadores de janelas (os *box, Window Maker, IceWM, PekWM) e para o Xfce. Criar o menu principal (o root menu), aquele através do qual você acessa os programas instalados no computador por meio de um clique com o botão direito do mouse, pode ser uma tarefa dolorosa. Um erro na sintaxe do arquivo e nada funciona, e você até terminar sem ter um menu.

Fuçando aqui e ali o Dino® descobriu uma ferramenta para auxiliar os preguiçosos de plantão. Existe um comando, o xdg_menu, que é muito simples e bonitinho e automaticamente cria o menu para você, bastando apenas você direcionar a saída dele para algum arquivo e então substituir o arquivo do menu do seu gerenciador de janelas pelo arquivo assim gerado. Confuso? OK, vamos ao comando e um exemplo. Suponha você querer gerar um menu para o Fluxbox. O comando fica:

xdg_menu --format fluxbox --fullmenu > ~/.fluxbox/menu

Com isso eu gero um menu principal completo para o Fluxbox e o direciono para o arquivo que esse gerenciador de janelas usa como menu principal. Como tudo que é gerado automaticamente, esse menu que o xdg_menu gera pode precisar de uns pequenos ajustes (no caso do Fluxbox, por exemplo, ele não gera todas as entradas de configuração do sistema), mas é melhor do que criar tudo na mão, certo?

Sobre o xdg_menu

O xdg_menu é um programa criado originalmente para o Window Maker, mas suas funcionalidades foram ampliadas para gerar menus dos outros gerenciadores de janelas. Ele lê os arquivos .desktop em /usr/share/applications e gera um menu com submenus obedecendo as categorias e subcategorias conforme especificado pelos padrões da freedesktop.org. Como toda ferramenta genérica, o xdg_menu não é a prova de erros, mas é uma mão na roda na hora de gerar menus com os aplicativos instalados quando a ferramenta padrão do gerenciador de janelas tem dificuldades para atingir esse objetivo.

O comando dá suporte a vários gerenciadores de janelas. Para saber quais, rode o comando:

xdg_menu -h

E analise a saída dele no terminal.

Conclusão

E é isso, senhores. Com essa termina mais uma rapidinha do Dino® na esperança que tenha sido bom para todos vocês. Que "Bob" Dobbs esteja com todos vocês, e o eudev nos ajude!

Complemento

O comando xdg_menu pertence ao mesmo pacote do OpenBox. Portanto, será necessário instalá-lo para poder executar o xdg_menu conforme indicado por esta Dica do Dino®.

Outras dicas deste autor

Problema com acentuação das pastas do usuário no XFCE sob Slackware e de quebra altere as pastas de usuário padrão

Criando vídeo de teste com color bar e tom de 1 kHz usando o FFMPEG

Tornando o cliente oficial do Discord multiusuário em GNU/Linux

Acessando Banco do Brasil pelo Google Chrome no Fedora 17

Lightspark, o plugin Flash livre - instalação e configuração em Debian-like

Leitura recomendada

Monitorando seu HD - Listando detalhes sobre os arquivos abertos no sistema

Todos os compactadores e descompactadores no Linux

Adicionando e listando as regras criadas na lista de exceções do slackpkg usando egrep e sed

Como ter o som de login de volta no Ubuntu

Achando o pacote de um arquivo

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts